Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Super Smash Bros. Ultimate - Desbloquear personagens relembra o estilo antigo e isso é fantástico

A Nintendo faz-te suar por alguns dos 69 lutadores.

Para um jogo cuja promoção pré-lançamento deu elevado destaque aos quase 70 personagens que estariam presentes, foi um choque constatar que apenas tens acesso a cerca de 6 lutadores no arranque de Super Smash Bros. Ultimate.

A Nintendo brincou de forma sublime com as expectativas dos fãs e ao contrário da grande maioria dos jogos actuais do género, faz-te lutar e suar para obter acesso a todo o elenco do jogo.

Já sabíamos que o modo World of Light começaria com Kirby, o único sobrevivente do ataque de Galeem, mas não esperávamos que o conceito de um elenco reduzido fosse aplicado a todo o jogo.

Na verdade, isto tornou-se num dos factores mais divertidos da minha experiência com Super Smash Bros. Ultimate e uma das principais razões pelas quais este exclusivo Nintendo Switch se tornou ainda mais apelativo.

Não é uma questão de saudosismo ou nostalgia, mas a noção de lutar para desbloquear extras como músicas, cenários, roupas ou até mesmo personagens (como é o caso aqui), continua a ser um incrível prazer.

Em gerações passadas, os jogos de luta obrigavam-te a jogar para obter os seus segredos, mas na actualidade oferecem-te praticamente tudo de início, não vá alguém fazer birra. Alguns podem criticar que pagas 70€ por um jogo que não te dá acesso imediato a todos os conteúdos, mas parte do apelo de World of Light e de todo Super Smash Bros. Ultimate está precisamente aí.

Ao jogar os diversos modos de jogo, em intervalos de tempo, ao voltar para o menu serás confrontado com uma mensagem que alguém te vai desafiar - se venceres esse desafio, desbloqueias esse personagem. É um conceito tão simples, mas altamente eficaz.

Aposto que perdeste alguns destes combates e ficaste irritado porque querias aquele lutador. Para alguns isso pode ser frustrante, mas acredito que para a experiência geral e para o apelo de Super Smash Bros. Ultimate, este método marca pela diferença e merece aplausos.

Ver no Youtube

"Ultimate recupera o estilo antigo, onde tinhas de desbloquear através do teu esforço mais personagens e segredos."

Especialmente porque o desafio de desbloquear mais personagens torna o World of Light muito mais interessante e transforma positivamente como te comportarás em Super Smash Bros. Ultimate.

O World of Light é uma espécie de gigante tabuleiro onde movimentas Kirby (como referido é ele quem começa a luta contra Galeem - mais tarde surge um outro inimigo), repleto de pequenas esferas que representam combates.

Ao vencer esse combate, ganhas o Spirit que ajudava esse lutador e desbloqueias buffs importantes. Em alguns locais deste tabuleiro, encontrarás uma estátua que representa uma luta contra um personagem jogável. Esta é outra das formas de desbloquear um dos 69 personagens actualmente existentes em Super Smash Bros. Ultimate.

O que isto significa é que terás de experimentar diversos personagens até descobrires um que se adequa ao teu estilo de jogo, até eventualmente encontrares o teu favorito que querias ter desde o início. A probabilidade de te surpreenderes com um outro lutador que de outra forma até nem usarias é muito grande.

Isto é uma táctica claramente propositada da Nintendo e se ficares tão rendido quanto eu ao charme do World of Light (existem imensas referências divertidas ao mundo da Nintendo e às séries aqui presentes), vais ter vontade de experimentar diferentes personagens. Passadas algumas horas, o teu leque de lutadores começará a crescer e chegarás aos 69 totais.

Pelo caminho terás experimentado diferentes lutadores conforme os desbloqueaste, avaliando as suas habilidades e técnicas, para perceber se os movimentos wrestling de Incineroar ou o Ansatsuken de Ken é tão dinâmico quanto desejas. O jogo de zonas de Link poderá ser perfeito para quem deseja minimizar o caos, Samus poderá ser mais do que um ídolo, poderá ser o par perfeito para ti e até começar com Kirby poderá torná-lo num dos teus favoritos de outra forma provavelmente nem sequer o usarias.

Este método da Nintendo merece elogios pois se a diversão imediata de Super Smash Bros. Ultimate relembra as experiências arcada de outras eras, o simples facto de te desafiar a desbloquear mais personagens através do teu esforço, dignifica um jogo pelo qual pagaste o teu valioso dinheiro.

Tudo isto para dizer que o modo World of Light em Super Smash Bros. Ultimate se tornou numa obsessão, no qual a Nintendo revela um incrível cuidado e compreensão na forma como tratou principalmente as séries convidadas. Aquelas lutas para ganhar alguns personagens foram dos melhores momentos até à data e deixaram-me muito mais agarrado ao jogo.

Read this next