Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Epic Games anuncia loja digital para competir com o Steam

Promete dar 88% das receitas aos produtores.

Há longos anos, praticamente desde que o mercado digital de videojogos começou a dar os primeiros passos, que a Valve tem imperado com o Steam. Até hoje, a loja digital da Valve continua a ser por uma larga margem a mais popular entre os jogadores, mas em breve isso pode mudar.

A Epic Games, a companhia responsável por Fortnite e pelo motor de jogo Unreal Engine, anunciou que vai abrir uma nova loja digital de videojogos e convida todos os produtores de videojogos a juntarem-se. A promessa é uma repartição das receitas mais justa para os produtores.

Enquanto a Valve fica com uma fatia de 30 porcento das receitas em cada unidade vendida no Steam, a Epic Games pretende ficar apenas com 12 porcento. É menos de metade do que a fatia exigida pela Valve. Naturalmente, é uma proposta aliciante para qualquer estúdio de videojogos e para as editoras.

No anúncio da nova loja da Epic Games, Tom Sweeney, o CEO da Epic Games, disse que graças a Fortnite podem ter agora uma plataforma com "uma excelente economia que nos liga directamente aos jogadores", acrescentando que "estamos preparados para partilhá-la com outros produtores".

"A Epic Games pretende ficar apenas com 12 porcento. É menos de metade do que a fatia exigida pela Valve."

Uma das vantagens da Epic Games Store para os produtores que desenvolvem no Unreal Engine 4 é que não há uma taxa adicional. Há que sublinhar que o Unreal Engine 4 é um dos motores de desenvolvimento mais populares da actualidade, portanto, a oferta será ainda mais aliciante nestes casos.

Fazendo as contas, se um jogo facturar $10 milhões no Steam, a Valve fica $3 milhões dessa receita. Na loja da Epic Games, os produtores apenas teriam que abdicar de $1.2 milhões. Para qualquer estúdio, ter $1.8 milhões adicionais é bastante dinheiro.

Só o futuro dirá se a loja da Epic Games terá sucesso, mas uma coisa é certa, o Steam tem cada vez mais concorrentes. Além do GOG, já há várias editoras como a Ubisoft, Electronic Arts e Bethesda que lançaram as suas próprias lojas digitais.

Por enquanto, a Epic Games ainda não anunciou que jogos já garantiu para a sua loja digital.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PC
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários