Cinema e videojogos são dois meios artísticos em constante simbiose, alimentando-se um no outro e inspirando-se mutuamente. Cada vez mais, estúdios tentam captar audiências maiores e mais variadas adaptando videojogos em películas cinematográficas o que, até agora, tem resultado em experiências não muito bem recebidas pelo público ou pela crítica.

Claro está, estamos a falar de dois meios muito diferentes e a transição de um meio para outro nem sempre é fácil: Resident Evil, Silent Hill, Assassin's Creed, Prince of Persia, Hitman, entre muitos outros, foram tentativas não muito bem conseguidas que ficaram em banho-maria na bilheiteira mundial.

Existem todavia, dois factos que pretendo salientar: em primeiro lugar, esta situação não parece ter parado as produtoras cinematográficas já que muitas adaptações de videojogos encontram-se, neste momento, em produção; um filme de grande calibre, Tomb Raider, está mesmo a dias de ser lançado, para curiosidade de muitos fãs de todo o mundo; em segundo lugar, certos mundos criados nos videojogos são de tal maneira ricos e vivos que é notável a razão pela qual muitos consumidores pretendem ver a sua adaptação em filme (ou série, não esqueçamos).

Por isso mesmo, decidimos criar um top 10 dos jogos que merecem adaptação cinematográfica. Para efeitos de listagem tivemos vários pontos em consideração: jogos cujas adaptações estejam já a ser discutidas (Uncharted, The Witcher, Call of Duty, entre outros) foram descartados, algo difícil de fazer devido à quantidade de rumores e notícias falsas espalhadas pela Internet. O potencial do jogo, a narrativa, beleza dos mundos e personagens do mesmo foram também equacionados, tendo sempre o cuidado de variar em géneros e estilos.

Uma última nota: tendo em conta a quantidade de jogos merecedores, não foi nada fácil cingirmo-nos a 10. Por isso mesmo, caso não concordes e penses que algum jogo importante tenha sido omitido, usa a caixa de comentários!

10. Shadow of the Colossus

Começamos a lista com um dos maiores clássicos da história dos videojogos, um exclusivo Playstation que remonta à PS2 mas que, devido ao seu sucesso, foi remasterizado tanto para a PS3 como para a PS4. Por que razão considero que seria uma óptima escolha para o grande ecrã? Penso ser bastante óbvio.

shadow

Os mundos possuem uma beleza indescritível, com incríveis detalhes capazes de deixar qualquer queixo caído; a história é poderosa, com uma reviravolta final que apanha qualquer jogador desprevenido; e, sejamos sinceros, uma luta contra um Colossus gigante em IMAX, com toda a glória que merece, seria um verdadeiro regalo e receita para o sucesso. Claro está, devido à falta de personagens e ao mundo relativamente vazio, alguns ajustes teriam de ser feitos para manter um espectador focado durante 90 minutos numa sala de cinema; ainda assim, um filme situado neste mundo seria, no mínimo, arrebatador.

Publicidade

Sobre o Autor

Jorge Salgado

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Mais artigos pelo Jorge Salgado

Comentários (73)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

Publicidade