Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

FIFA 19 - Truques e dicas para o FUT

Informações básicas, truques e dicas para dominares o Ultimate Team.

É quase impossível não falar de FIFA sem mencionar também o FUT, um dos aspectos mais populares presentes no jogo. Mas como funciona exactamente o Ultimate Team? De forma resumida, este modo permite que os jogadores tenham controlo sobre as suas equipas, algo que inclui as formações, treinadores, transferências, estratégias de jogo, entre outros aspectos - algo que pode ser assoberbante para quem está a começar o jogo.

Por isso mesmo, decidimos criar este guia do zero onde te explicamos funcionamento deste modo, indo desde a forma como podes obter packs até aos diferentes objectivos que podes encontrar no jogo. Pronto?


Outras páginas de FIFA 19:

FIFA 19 - Quais os jogadores mais rápidos?

FIFA 19 Chemistry Styles - atributos afectados e quais os melhores Chemistry Styles para cada posição

FIFA 19 Chemistry - como aumentar Team Chemistry, Individual Chemistry e maximizar Chemistry em Ultimate Team

FIFA 19 - Quais as melhores promessas e estrelas escondidas?

FIFA 19 - Lista dos Melhores Jogadores

FIFA 19 - Melhores defesas do jogo

FIFA 19 - cartas OTW - Lista de jogadores Ones to Watch e cartas OTW explicadas

FIFA 19 - Truques e dicas para o FUT

FIFA 19 - jogadores cinco estrelas, todos os movimentos cinco estrelas e como os executar

FIFA 19 - Quais os jogadores lendários presentes no jogo?

FIFA 19 - Quais os melhores atacantes, avançados e alas?

FIFA 19 - Quais os melhores guarda-redes?


Como funciona?

Comecemos pelo básico: tal como dissemos anteriormente, FUT é um modo personalizado que funciona à base de cartas que difere de tudo o resto presente no jogo - em vez das equipas pré-feitas pelo jogo, terás que usar cartas para construíres a tua equipa e, para isso, terás de usar dinheiro real ou o dinheiro presente no jogo.

Depois disto, à medida que fores melhorando a tua equipa, podes escolher entrar em ligas singleplayer, torneios ou Squad Battles especiais. Em alternativa, podes sempre competir online contra outros jogadores, obtendo pontos que podes posteriormente usar para melhorar a tua equipa. Quando tiveres um jogador na tua equipa que já não te interessa, podes sempre vendê-lo no Ultimate Team em troca de mais dinheiro.

A tua equipa

Claro está, a tua equipa não será inicialmente tão poderosa como aquelas pré-feitas que podes usar noutros modos, como Kick Off e Career. A maioria irá encontrar-se no escalão bronze, o que não os faz jogadores propriamente interessantes mas, se te mantiveres a par dos seus níveis de energia e fizeres boas decisões, podes conseguir ainda assim marcar golos e sair de situações bem complicadas.

Vais, por isso, precisar de bons jogadores. E é aqui que a loja entra em acção. Usando o gatilho direito no teu comando, terás de fazer scroll até à direita onde poderás comprar packs FIFA Ultimate Team - tal como dissemos anteriormente, terás de usar dinheiro do jogo ou FIFA points (que compras com dinheiro) para o fazeres.

Não te precipites e tenta guardar pontos para adquirires um pack prata - um jogador com maior potencial poderá ser decisivo nas tuas partidas, conferindo-te mais dinheiro que poderás depois usar em melhores packs (ouro ou mesmo premium, que te garante jogadores de topo e outros itens importantes) e melhorar jogadores no mercado de transferência.

Faz uma boa gestão

Ao abrires os packs, existem dois tipos de jogadores que podes receber: permanentes ou emprestados. Tal como o nome indica, os emprestados estarão disponíveis durante cerca de 7 jogos, sendo que possuem classificações ligeiramente mais altas, podendo mesmo chegar à casa dos 90 em jogadores como Cristiano Ronaldo.

Ainda assim, tenta usar estes jogadores de forma estratégica - para quê usares um jogador como Cristiano Ronaldo contra uma equipa fraca? Analisa o teu oponente e vê se um jogador de topo é necessário já que, 7 jogos depois, ele desaparecerá.

Para além disso, é importante que analises a tua equipa. Se já tens um bom jogador como Avançado, qual o propósito em adquirir outro jogador da mesma posição no mercado de transferências se podes beneficiar os teus alas ou guarda-redes? Claro que se existe um determinado jogador com um preço que simplesmente não consegues resistir, podes sempre tentar reorganizar a tua equipa para criares espaço para ele.

O story mode pode ser útil

Os fãs de FIFA adoram o modo online mas é importante não esquecer que existe um modo offline - The Journey - que é estranhamente divertido e pode mesmo beneficiar aqueles que estão a iniciar-se no Ultimate Team.

Ao concluíres cada um dos capítulos de The Journey, obterás novas cartas que podes usar no Ultimate Team - e poderá mesmo incluir estrelas do futebol que possuem papéis secundários na narrativa de The Journey. Alex Hunter, a personagem principal da história, será eventualmente desbloqueado - juntamente com os seus amigos como Danny Williams e Jim Hunter - e poderá ter uma classificação bem interessante.

Completa os objectivos

O FUT oferece-te uma série de objectivos que te permitem obter moedas extra e, ocasionalmente, algumas cartas. Podem parecer recompensas desinteressantes mas não te deixes enganar já que podem vir a revelar-se bem úteis e ajudar a manter a tua equipa depois de vários jogos.

Estes objectivos podem ser diários e semanais, sendo que alguns deles demoram apenas alguns minutos para serem completados - podes simplesmente ter que organizar certas posições da tua equipa ou juntar jogadores com bons níveis de chemistry.

Não te esqueças dos itens consumíveis

É bom relembrar-te que, ao abrires packs, poderás também receber itens consumíveis que não deves esquecer de dar aos teus jogadores - como contratos e fitness cards.

Por exemplo, depois de 25 jogos em campo, os teus jogadores permanentes ficarão indisponíveis a não ser que uses um contrato - isto irá permitir que os teus jogadores possam participar em mais jogos mas, como já deves esperar, não podem ser usados em jogadores emprestados. Por isso, usá-lo nos teus jogadores estrelas seria um desperdício.

Já os Fitness Cards, como o próprio nome indica, confere um aumento de stamina nos jogos seguintes - ao usá-lo, irás preencher o medidor de stamina do jogador, dando-lhe condições para competir em jogos vindouros. É importante, todavia, que os uses estes itens em jogadores que não substituis facilmente!

É também importante que não uses estes itens em demasia, prestando sempre atenção à quantidade do teu stock. O jogo irá recomendar o item indicado para usares mas a decisão final será sempre tua: para o fazeres, só tens de seleccionar Action num jogador da tua equipa e depois escolher Consumables.

As Squad Battles estão de volta

Existe uma outra forma de obteres moedas consoante a tua prestação nos jogos que está de regresso a FIFA 19: Squad Battles. Existem várias equipas contra as quais podes jogar mas deverás escolher aquela que se encontra algures entre as classificações de 50-70: deste modo, para além de conseguires marcar uns bons golos, poderás também avaliar a tua formação, defesa e ataque.

Claro está, de maneira a conseguires jogar contra oponentes mais fortes, terás de ir obtendo mais cartas e aumentar a classificação da tua equipa - as opções à tua disposição irão sendo alteradas o que significa que, caso não gostes do grupo que se encontra disponível, só tens de regressar no dia seguinte e poderás encontrar algo que te interesse mais.

Quais as probabilidades dos packs?

Deves estar perfeitamente ciente que as probabilidades de obter um jogador de alto calibre no FUT não estão propriamente a teu favor - no entanto, podes ainda assim conferi-las indo à tab Store no Ultimate Team e seleccionar o tipo de pack que queres comprar.

Antes de comprares, então, clica em Options ou Menu no teu comando e poderás ver as probabilidades exactas em obter jogadores particulares e, como já deves estar à espera, as mesmas vão ficando progressivamente mais pequenas à medida que o potencial do jogador vai subindo:

  • Bronze: 100% de hipóteses para jogador 45+, 87% de hipóteses para jogador 60+, 41% de hipóteses para jogador 63+.
  • Premium Bronze: 100% de hipóteses para jogador 45+, 92% de hipóteses para jogador 60+, 58 % de hipóteses para jogador 63+
  • Silver: 100% de hipóteses para jogador 65+, 62 % de hipóteses para jogador 70+, 11% de hipóteses para jogador 73+
  • Premium Silver: 100% de hipóteses para jogador 65+, 72% de hipóteses para jogador 70+, 23% de hipóteses para jogador 73+
  • Gold: 100% de hipóteses para jogador 75+, 9.1% de hipóteses para jogador 82+, 3.4% de hipóteses para jogador 83+
  • Premium Gold: 100% de hipóteses para jogador 75+, 20% de hipóteses para jogador 82+, 4.5% de hipóteses para jogador 84+.

Evita as Grandes Penalidades

Um pouco óbvio mas algo que não podemos deixar de enfatizar. Por vezes, é difícil resistir à tentação de travar o progresso do adversário causando uma falta, algo que pode resultar num cartão amarelo mas, se a malícia do acto for provada, cartão vermelho e expulsão.

Portanto, para além do cartão vermelho fazer com que o jogador seja expulso do jogo sem a possibilidade de ser substituído, o mesmo será suspenso durante alguns jogos, tornando-o indisponível. Isso significa que tens que ter um substituto à mão para tomar o seu lugar.

Por isso mesmo, tenta evitar estas situações ao máximo para manteres a tua equipa intacta e não seres obrigado a fazeres alterações bruscas aos jogadores e formação.

E este é o nosso guia sobre o FUT. Existe algo que nos esquecemos de mencionar mas que consideras importante? Já sabes, usa a caixa de comentários para dares a tua opinião!

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

FIFA 19

PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários