FIFA Chemistry em FIFA 19 Ultimate Team é algo importante. Muito importante.

De facto, parece que encontrar a combinação perfeita de Individual Chemistry, Team Chemistry e Chemistry Styles - três factores que explicaremos abaixo - pode colocar-te no caminho de um estonteante aumento de 90 pontos nos atributos de cada jogador, com uma média de 10 pontos de aumento em cada habilidade afectada pelo modificador de Chemistry Style. Isto é, basicamente, o equivalente em tornar uma Silver card em Gold ou uma carta Gold padrão em algo ainda mais raro.

Ao mesmo tempo, uma classificação de Chemistry baixa pode mesmo diminuir em grande os atributos dos teus jogadores - fazendo com que um jogador Gold desça para Silver.

Os custos e benefícios que dizem respeito a um bom ou mau manuseio de Chemistry são gigantescos. Mas como funciona exactamente Chemistry, o que afecta e como podes combinar Individual Chemistry, Team Chemistry e Chemistry Styles de modo a obteres jogadores FUT com aumentos consideráveis?

Depois de muitas questões por parte da comunidade relacionadas com as estatísticas e atributos, a EA decidiu finalmente revelar alguns números - vamos explicar como tudo isto funciona neste guia sobre como aumentar Chemistry em FIFA 19 Ultimate Team.

1

Outras páginas de FIFA 19:

FIFA 19 - Quais os jogadores mais rápidos?

FIFA 19 Chemistry Styles - atributos afectados e quais os melhores Chemistry Styles para cada posição

FIFA 19 Chemistry - como aumentar Team Chemistry, Individual Chemistry e maximizar Chemistry em Ultimate Team

FIFA 19 - Quais as melhores promessas e estrelas escondidas?

FIFA 19 - Lista dos Melhores Jogadores

FIFA 19 - Melhores defesas do jogo

FIFA 19 - cartas OTW - Lista de jogadores Ones to Watch e cartas OTW explicadas

FIFA 19 - Truques e dicas para o FUT

FIFA 19 - jogadores cinco estrelas, todos os movimentos cinco estrelas e como os executar

FIFA 19 - Quais os jogadores lendários presentes no jogo?

FIFA 19 - Quais os melhores atacantes, avançados e alas?

FIFA 19 - Quais os melhores guarda-redes?

FIFA 19 Chemistry - Team Chemistry, Individual Chemistry e como funciona FUT Chemistry

Perceber Chemistry em FUT pode ser um pouco difícil para iniciantes - especialmente quando começas a procurar pelas equações que se encontram por trás. Por isso, vamos começar bem no início, explicando-te o que é Chemistry e o básico do seu funcionamento.

Existem dois tipos de Chemistry em FIFA Ultimate Team, que estão por trás de uma classificação geral de Chemistry, e ainda modificadores de Chemistry Style que afectam o seu funcionamento. Seguem-se os termos chave:

  • Individual Player Chemistry - Uma classificação até 10 para cada jogador.
  • Team Chemistry - Uma classificação até 100 para cada equipa.
  • Overall Chemistry - Este é um número escondido que provém da combinação de Individual Player Chemistry e Team Chemistry. Um valor alto de Overall Chemistry irá aumentar os atributos dos jogadores; um valor baixo irá causar o oposto.
  • Chemistry Styles - Modificadores que afectam as estatísticas aumentadas e o valor por quanto são aumentadas, quando tens uma boa classificação de Overall Chemistry.

Simplificando, a razão pela qual queres um jogador com valores altos de Player e Team Chemistry prende-se com o facto dos seus atributos poderem subir ou descer quando entram em campo - um aumento que pode ser potencialmente alto.

No entanto, Player Chemistry e Team Chemistry não afectam o aumento do atributo de forma igual. De facto, de acordo com um post onde a EA Sports revelou finalmente os números por trás de Chemistry em 2016, Player Chemistry diz respeito a 75% do aumento dos atributos de um jogador, sendo que 25% fazem parte da Team Chemistry. Por outras palavras, é mais importante que a tua carta de Aubameyang possua o valor máximo de 10 em Player Chemistry do que o facto da tua Team Chemistry possuir um total de 100 - se bem que, obviamente, isso ajuda.

2

Como funciona FIFA Chemistry e como afecta as estatísticas dos jogadores?

Com o básico fora do caminho, podemos agora prosseguir para os detalhes.

O facto dos atributos de um jogador mudarem ou não são determinados pelo valor escondido de Overall Chemistry que, como Team Chemistry, pode ir até 100. Se o valor de Overall Chemistry for maior que 50, os atributos de um jogador irão subir. Se for mais baixo, os seus atributos irão diminuir e caso sejam 50 certos, permanecerá igual. O seu aumento ou diminuição irá depender da distância a que o rating de Overall Chemistry do jogador se encontra do número 50.

Finalmente, quase à porta do lançamento de FIFA 19, a EA Sports revelou os valores exactos para que possamos averiguar qual será o aumento dos atributos de um jogador caso a sua Overall Chemistry esteja abaixo de perfeita. Portanto, se a tua carta de Ronaldo possui um Chemistry Style que aumenta os seus Finishing por 15 com 100 de Overall Chemistry, mas ele apenas possui 90 Overall Chemistry de 100 nos teus XI iniciais, então ficamos a saber que o seu Finishing será aumentado em 12. Mais informações sobre isto a seguir!

Geralmente, quanto maior for a Overall Chemistry, maior será o aumento, sendo que 100 irá garantir o aumento máximo (que te garante 90 pontos de atributos que serão espalhados de acordo com os Chemistry Styles); por sua vez, quanto mais baixo a Overall Chemistry estiver face ao número 50, maior será a diminuição.

dybala_chemistry
Confere Paulo Dybala a obter o aumento máximo nos seus atributos, graças aos valores de 100 em 100 de Team Chemistry e 10 em 10 de Individual Chemistry. Os atributos que serão modificados e o valor da modificação irão depender dos Chemistry Styles.

Por isso, para saberes quais são os Atributos individuais de um jogador a qualquer momento, precisas de saber primeiro qual é a sua Overall Chemistry; depois, precisas de saber quais os Atributos que são afectados pelo Chemistry Style que escolheste e, finalmente, precisas de saber que a Overall Chemistry tem impacto nos Atributos desse Chemistry Style. Simples! Mais ou menos. Vamos então começar com a Overall Chemistry.

Como descobrir a Overall Chemistry de um jogador:

  • Multiplica o valor de Individual Player Chemistry por 10, e depois por 0.75
  • Multiplica o valor de Team Chemistry por 0.25
  • Soma os dois valores

Portanto, se eu possuir um Cristiano Ronaldo com 9 de Player Chemistry e a sua Team Chemistry é de 90, então isso iria dar 67.5 + 22.5, resultando numa Overall Chemistry de 90 em 100. Esse valor está acima de 50, o que significa que os atributos de Ronaldo irão aumentar; para além disso, como o valor está bem acima de 50, o aumento será também bem grande - de facto, quase o valor máximo.

Os atributos que aumentam, e o valor do seu aumento, é determinado pelos Chemistry Styles, que explicamos - juntamente com as posições que a que melhor se aplicam - no nosso guia de FIFA 19 Chemistry Styles.

Vale a pena ter em mente também que as classificações de Chemistry são calculadas no início das partidas e, por isso, não são afectadas por substituições, formações ou outro tipo de gestão da tua equipa depois do jogo começar.

Qual é o aumento e diminuição dos atributos dos jogadores causados pelo Chemistry?

Os números exactos já foram revelados, cuja fórmula podes ver a seguir:

  • Overall Chemistry - 50 = X
  • X dividido por 50 = Y
  • Y multiplicado pelo "Maximum Boost Value" (o máximo que um atributo pode ser melhorado por um Chemistry Style) = a alteração do atributo

Vamos usar um exemplo para experimentarmos a fórmula, usando Ronaldo e os seus 90 pontos de Overall Rating outra vez, juntamente com uma Sniper Chemistry Style - queremos descobrir o impacto que poderá ter no seu atributo Finishing. Como podes ver na nossa longa lista que criamos no nosso guia de Chemistry Styles, o "Maximum Boost Value" para o atributo Finishing usando o Sniper Chemistry Style é de 15. Por outras palavras, com Chemistry máxima, uma carta de Ronaldo com o Sniper Chem Style iria garantir um aumento de +15 ao atributo Finishing.

  • 90 - 50 = 40
  • 40 / 50 = 0.8
  • 0.8 x 15 = 12
  • Assim sendo, uma carta de Ronaldo com 90 de Overall Chemistry e o Sniper Chemistry Style iria conferir +12 pontos adicionais ao seu atributo Finishing.

Seguem-se outras informações que deves assimilar:

  • O aumento máximo, caso um jogador possua 100 de Team Chemistry e 10 de Individual Chemistry, é um total de 90 pontos para os atributos, espalhados de acordo com o Chemistry Style do jogador (mesmo que tenham apenas a Básica, continua a ser espalhado de acordo com atributos específicos).
  • O decréscimo máximo, caso um jogador possua 0 de Team Chemistry e 0 de Individual Chemistry, é uma diminuição de 25 pontos para cada atributo.
3

Como aumentar Chemistry em FIFA Ultimate Team

Individual Player Chemistry e Team Chemistry podem ser aumentadas de forma semelhantes, com uma série de factores que afectam a subida ou descida das suas classificações. Para resultados máximos, terás de obter 10 e 100 respectivamente, mas vale a pena enfatizar que a Invididual Chemistry é mais importante que a Team Chesmitry no que diz respeito ao cálculo de Overall.

Como aumentar Chemistry em FIFA 19:

  • Posição do Jogador - A posição de um jogador, que podes ver por baixa da sua carta, irá aparecer com as cores vermelha, laranja ou verde. Vermelho significa que o jogador está fora de posição na totalidade, reduzindo tanto a Player como a Team Chemistry. Laranja significa que estão parcialmente fora de posição, diminuindo Player e Team Chemistry. Verde significam que estão em boas posições, aumentando Team e Player Chemistry.
  • Ligações dos Jogadores - Indicadas pelas linhas coloridas entre os jogadores, estas aparecerão novamente com as cores vermelha, laranja ou verde. Estas linhas ditam aquilo que dois jogadores possuem em comum (clube, liga, perosnalidade), algo que influenciará a cor das mesmas. Vermelho significa que não possuem nada em comum, diminuindo Player e Team Chemistry. Laranja significa uma coisa em comum, aumentando Player e Team Chemistry. Verde significa duas ou mais qualidades em comum, com aumentos superiores de Team e Player Chemistry face à linha laranja. O resultado final, no entanto, é determinado por todas as ligações de um jogador: para te ajudar a compreender, pensa em vermelho como -1, laranja como +1 e verde como +2. Somando todas as ligações, deverás ter um resultado positivo caso pretendas um aumento de Chemistry por parte desse jogador.
  • Manager - De forma semelhante às ligações dos jogadores, a nacionalidade e liga do manager possui um impacto tanto na Team como na Player Chemistry. Cada jogador que partilhe a liga ou nacionalidade com o manager irá receber um aumento de Chemistry, que podes ver no pequeno ícone verde da Gravata na tua carta.
  • Lealdade - Jogadores que tenham jogado 10 ou mais partidas pelo teu Clube irão receber um bónus de lealdade, aumentando por um a sua Player Chemistry. Podes verificar isto através do ícone do escudo no seu cartão.
4

Vale a pena notar que, apesar destes factores influenciarem a Team e Player Chemistry, ainda é possível obter um valor alto de Team Chemistry e um valor baixo de Player Chemistry para determinado jogador.

Isto deve-se ao facto do total de Team Chemistry que podes gerar a partir dos factores acima ficar bem acima dos 100, o valor necessário para maximizares - é só preciso um conjunto completo de ligações laranjas entre jogadores, por exemplo, para atingires 100 de Team Chemistry - isto significa que, juntando alguns links verdes, podes colocar um guarda-redes na dianteira e ainda assim chegar aos 100 com bastante facilidade.

De igual forma, podes também ter algumas ligações vermelhas na tua equipa, desde que possuas ligações verdes e laranjas suficientes para compensar. De facto, jogadores da comunidade criaram o seu próprio desafio em tentar obter equipas NLW, ou 'Nenhuma Ligação Desperdiçada',onde cada jogador possui exactamente 9 de Player Chemistry - nem mais, nem menos - que passa para 10 assim que recebas um bónus do manager ou lealdade.

dybala_chemistry_2
Vê Paulo Dybala a receber uma série de subtracções nos seus Atributos, resultado de uma Overall Chemistry baixa causada por valores fracos de Individual Chemistry (2 em 10).

Finalmente, uma palavra sobre substitutos em FIFA Ultimate Team. No post prévio do seu fórum, a EA Sports clarificou que os substitutos não são, de facto, afectados pelos factores normais de Individual Player Chemistry citados acima. Em vez disso, todos os substitutos entram em jogo com uma classificação padrão de 5 em 10 de Individual Chemistry. Isto significa que, quando usas a fórmula acima, a sua Overall Chemistry escondida irá chegar a um máximo de 62,5 em 100. Claro está, um valor de Team Chemistry inferior a 100 irá fazer com que diminua ainda mais.

Por isso, substitutos podem ser colocados em qualquer posição sem que isso afecte a sua classificação de Chemistry. Em vez disso, a sua performance é apenas afectada pela Team Chemistry que, como mencionamos acima, é calculada antes do começo de uma partida e não é afectada por substituições, formações e outro tipo de gestão da equipa.

Isto também significa que existe um limite para o aumento dos seus Atributos por parte dos Chemistry Styles. Se colocares aqueles 62.5 de Overall Chemistry na fórmula acima, verás que o Atributo Finishing de Ronaldo irá aumentar apenas 4 pontos (arredondado de 3.75), de um máximo de 15.

Publicidade

Sobre o Autor

Chris Tapsell

Chris Tapsell

Guides Writer

Chris Tapsell is Eurogamer's Guides Writer, its newest Chris, and a keen explorer of the dark arts of gaming, from League of Legends to the murky world of competitive Pokémon.

Mais artigos pelo Chris Tapsell

Comentários (0)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

FIFA 18 Switch - Análise

O futebol regressa à consola da Nintendo.

Dead or Alive 6 apresenta Kokoro, Lisa e NiCO

Raidou também estará presente.

Rapper 2 Milly vai processar a Epic pelo uso da sua dança em Fortnite

Epic já removeu Swipe It das lojas, mas ainda o podes usar.

Dragon: Marked for Death adiado para Janeiro

Será vendido em dois Packs diferentes.

Dead or Alive Xtreme 3 anunciado para a Switch e PS4

Nova versão Scarlet incluirá Misaki.

Últimas

Dead or Alive 6 apresenta Kokoro, Lisa e NiCO

Raidou também estará presente.

Rapper 2 Milly vai processar a Epic pelo uso da sua dança em Fortnite

Epic já removeu Swipe It das lojas, mas ainda o podes usar.

Dragon: Marked for Death adiado para Janeiro

Será vendido em dois Packs diferentes.

Dead or Alive Xtreme 3 anunciado para a Switch e PS4

Nova versão Scarlet incluirá Misaki.

Dragon Ball FighterZ receberá o modo Tenkaichi Budokai

Japão receberá nova Deluxe Edition.

Publicidade