Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nintendo Switch vs Smartphones

Qual é o melhor dispositivo para jogar?

Esta semana a Huawei revelou o seu novo smartphone topo de gama, o Huawei Mate 20 X. É um dispositivo impressionante que junta do melhor que a tecnologia tem para oferecer neste momento, com três câmeras traseiras, uma bateria de 5000 mAh, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno e o novo processador Kirin octo-core. Além disto, têm um ecrã massivo de 7.2 polegadas, tornando o Huawei Mate 20 X num smartphone atraente para entretenimento, sobretudo para assistir a vídeos e jogar videojogos.

Deve ser por causa disso que a Huawei sentiu que deveria fazer uma comparação com a Nintendo Switch. E assim o fez. A dado momento na apresentação, a Huawei mostrou lado-a-lado o seu novo smartphone com a Nintendo Switch, afirmando que o Mate 20 X é a melhor máquina de videojogos portátil. Será que existe alguma verdade nesta afirmação? Sabemos de antemão que é uma comparação injusta por várias razões, mas decidimos morder o isca da Huawei e fazer uma comparação da Nintendo Switch com smartphones, tendo por base o Huawei Mate 20 X.

Preço - 899 euros vs 329 euros

Nesta questão é como diz o Justin Bieber (na música do DJ Khaled), "it's a no-brainer, it ain't that hard to choose". O Huawei Mate 20 X tem melhores especificações do que a Nintendo Switch, mas é muito mais caro. É quase três vezes mais caro do que a Nintendo Switch na Europa, portanto, mau era se não tivesse características superiores. Não há como negar que o ecrã do Huawei Mate 20 X é melhor... a bateria também tem mais capacidade, há mais memória RAM e em teoria o processador Kiri até pode ser superior ao Tegra X1 da Nintendo Switch, mas por 329 euros, a consola da Nintendo não se desembaraça nada mal. Isto leva-nos até ao próximo tópico...

Jogos

O volume de jogos disponíveis actualmente para qualquer smartphone é assustador, mas são poucos aqueles que realmente interessam. Tanto a App Store como a Google Play estão imersas em jogos de qualidade extremamente baixa. Embora o volume de jogos na eShop da Nintendo Switch tenha aumentado bastante nos últimos meses e, por consequência, a qualidade tenha também baixado, a consola da Nintendo continua a ter uma oferta largamente superior, já para não falar da questão dos exclusivos.

A Nintendo Switch tem jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Super Mario Odyssey, Splatoon 2, Xenoblade Chronicles 2, entre outros, que foram desenvolvidos de raiz para a consola e que não estão disponíveis em mais nenhuma plataforma. A qualidade dos jogos para smartphone tem aumentado ultimamente, mas a realidade é que ainda não estão ao mesmo nível dos jogos desenvolvidos exclusivamente para consolas. Portanto, nesta questão, embora possas jogar no smartphone jogos como PUBG, Fortnite e Arena of Valor, o catálogo da Nintendo Switch é superior.

Ainda não existem jogos assim para smartphones

Controlos

Os controlos tácteis até funcionam bem alguns jogos, mas no geral, os botões físicos são muito melhores para jogar. A Huawei parece saber disso e criou um acessório oficial para o Huawei Mate 20 X. Apesar disto, o acessório só oferece um analógico e d-pad. A Nintendo Switch tem todos os botões de um comando tradicional. Tem ainda a vantagem de os joy-con terem sido desenhados como parte integral do conceito da consola e vários jogos até permitem jogues com um joy-con apenas, sendo extremamente fácil o convívio com um segundo jogador. Os Joy-Con também têm controlos por movimento e HD Rumble, coisas que oa acessório da Huawei não tem.

O Huawei Mate 20 X requer um acessório comprado à parte para ter controlos físicos.

Desempenho

Fazer comparações directas é complicado porque a maioria dos jogos da Nintendo Switch não estão disponíveis para outros dispositivos, mas podemos pegar em Fortnite Battle Royale, um dos jogos mais populares e mais exigentes para mobile. Fortnite também está disponível para a Nintendo Switch e há uns tempos o Digital Foundry fez uma comparação entre três versões: iOS, Android e Nintendo Switch. Embora a Nintendo Switch perca em coisas como resolução e distância de visão, todas as versões mobile procuram atingir os 30 fotogramas por segundo.

Portanto, as versões de smartphone de Fortnite conseguem ser visualmente superiores à Nintendo Switch, mas não conseguimos deixar de referir que estamos a falar de equipamentos que custam entre 800 e 900 euros, enquanto o preço da Nintendo Switch é inferior. Os smartphones são capazes de executar tarefas que a Nintendo Switch não faz, mas a consola da Nintendo tem a vantagem de ser uma plataforma exclusivamente para jogos, o que permite uma optimização e aproveitamento muito melhor do hardware.

Infelizmente, não podemos comparar como seria o desempenho de jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, DOOM e The Elder Scrolls V Skyrim visto que estes jogos não estão disponíveis para smartphone (e nem sequer há jogos que sejam parecidos).

No caso de Fortnite, as versões para smartphone são visualmente superiores.

Bateria

Finalmente, um ponto a favor do Huawei Mate 20 X! De acordo com a comparação da Huawei, o seu smartphone tem bateria com capacidade para jogar Arena of Valor durante mais de 6 horas, enquanto o mesmo jogo na Switch esgota a bateria em pouco mais de 3 horas. O que é curioso é que a bateria do Mate 20 X não tem uma capacidade muito maior do que a bateria da Switch. O smartphone da Huawei tem uma bateria de 5000 mAh, enquanto a Switch tem uma bateria de 4310 mAh. Se calhar a Nintendo Switch precisa de uma optimização nesta questão, visto que a Huawei consegue extrair mais do que 3 horas com uma bateria que é apenas ligeiramente maior.

Outras coisas a considerar

Como máquina de jogos, não restam dúvida que a Nintendo Switch é superior a qualquer smartphone neste momento, contrariamente às afirmações da Huawei. Mas temos que sublinhar que os smartphones têm, no dia-a-dia, mais utilidades do que a Nintendo Switch. Podemos usar os smartphones como máquinas fotográficas, para trabalhar, realizar chamadas, navegar nas redes sociais, assistir a vídeos no Youtube e Netflix e muitas outras coisas que não são possíveis na Nintendo Switch.

Como dissemos logo de início, não é uma comparação justa para qualquer uma das partes. Um smartphone é um dispositivo concebido para multitarefas, a Nintendo Switch é uma máquina de jogos dedicada. Ainda assim, a Nintendo podia já ter incluído mais funcionalidades, como uma aplicação para Youtube e Netflix. Os smartphones têm outra vantagem para jogos online, que é os dados de Internet. A Nintendo Switch só tem WiFi, o que significa que não podes jogar no meio da rua a não ser que tenhas uma ligação à Internet.

Um smartphone tem mais utilidades do que a Nintendo Switch.

Para um jogo como Arena of Valor, que está dependente de ligação à Internet, diria que um smartphone é melhor apenas pela questão dos dados de Internet e pela portabilidade. O Huawei Mate 20 X tem um ecrã enorme, mas continua a ser mais portátil do que uma Nintendo Switch, que aumenta as suas proporções devido aos enormes bezels e joy-con. Todavia, o Arena of Valor é uma excepção. É um jogo que foi desenvolvido de propósito para smartphones e cujos controlos tácteis funcionam extremamente bem, mas noutro tipo de jogos, a Nintendo Switch vence o braço de ferro.

Qual é o dispositivo que preferes como uma máquina de jogos: a Nintendo Switch ou um smartphone topo de gama?

Read this next