Esta semana a Huawei revelou o seu novo smartphone topo de gama, o Huawei Mate 20 X. É um dispositivo impressionante que junta do melhor que a tecnologia tem para oferecer neste momento, com três câmeras traseiras, uma bateria de 5000 mAh, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno e o novo processador Kirin octo-core. Além disto, têm um ecrã massivo de 7.2 polegadas, tornando o Huawei Mate 20 X num smartphone atraente para entretenimento, sobretudo para assistir a vídeos e jogar videojogos.

Deve ser por causa disso que a Huawei sentiu que deveria fazer uma comparação com a Nintendo Switch. E assim o fez. A dado momento na apresentação, a Huawei mostrou lado-a-lado o seu novo smartphone com a Nintendo Switch, afirmando que o Mate 20 X é a melhor máquina de videojogos portátil. Será que existe alguma verdade nesta afirmação? Sabemos de antemão que é uma comparação injusta por várias razões, mas decidimos morder o isca da Huawei e fazer uma comparação da Nintendo Switch com smartphones, tendo por base o Huawei Mate 20 X.

Preço - 899 euros vs 329 euros

Nesta questão é como diz o Justin Bieber (na música do DJ Khaled), "it's a no-brainer, it ain't that hard to choose". O Huawei Mate 20 X tem melhores especificações do que a Nintendo Switch, mas é muito mais caro. É quase três vezes mais caro do que a Nintendo Switch na Europa, portanto, mau era se não tivesse características superiores. Não há como negar que o ecrã do Huawei Mate 20 X é melhor... a bateria também tem mais capacidade, há mais memória RAM e em teoria o processador Kiri até pode ser superior ao Tegra X1 da Nintendo Switch, mas por 329 euros, a consola da Nintendo não se desembaraça nada mal. Isto leva-nos até ao próximo tópico...

Jogos

O volume de jogos disponíveis actualmente para qualquer smartphone é assustador, mas são poucos aqueles que realmente interessam. Tanto a App Store como a Google Play estão imersas em jogos de qualidade extremamente baixa. Embora o volume de jogos na eShop da Nintendo Switch tenha aumentado bastante nos últimos meses e, por consequência, a qualidade tenha também baixado, a consola da Nintendo continua a ter uma oferta largamente superior, já para não falar da questão dos exclusivos.

A Nintendo Switch tem jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Super Mario Odyssey, Splatoon 2, Xenoblade Chronicles 2, entre outros, que foram desenvolvidos de raiz para a consola e que não estão disponíveis em mais nenhuma plataforma. A qualidade dos jogos para smartphone tem aumentado ultimamente, mas a realidade é que ainda não estão ao mesmo nível dos jogos desenvolvidos exclusivamente para consolas. Portanto, nesta questão, embora possas jogar no smartphone jogos como PUBG, Fortnite e Arena of Valor, o catálogo da Nintendo Switch é superior.

Zelda_breath_of_the_wild
Ainda não existem jogos assim para smartphones

Controlos

Os controlos tácteis até funcionam bem alguns jogos, mas no geral, os botões físicos são muito melhores para jogar. A Huawei parece saber disso e criou um acessório oficial para o Huawei Mate 20 X. Apesar disto, o acessório só oferece um analógico e d-pad. A Nintendo Switch tem todos os botões de um comando tradicional. Tem ainda a vantagem de os joy-con terem sido desenhados como parte integral do conceito da consola e vários jogos até permitem jogues com um joy-con apenas, sendo extremamente fácil o convívio com um segundo jogador. Os Joy-Con também têm controlos por movimento e HD Rumble, coisas que oa acessório da Huawei não tem.

Huawei_mate_20_X_vs_Nintendo_Switch
O Huawei Mate 20 X requer um acessório comprado à parte para ter controlos físicos.

Desempenho

Fazer comparações directas é complicado porque a maioria dos jogos da Nintendo Switch não estão disponíveis para outros dispositivos, mas podemos pegar em Fortnite Battle Royale, um dos jogos mais populares e mais exigentes para mobile. Fortnite também está disponível para a Nintendo Switch e há uns tempos o Digital Foundry fez uma comparação entre três versões: iOS, Android e Nintendo Switch. Embora a Nintendo Switch perca em coisas como resolução e distância de visão, todas as versões mobile procuram atingir os 30 fotogramas por segundo.

Portanto, as versões de smartphone de Fortnite conseguem ser visualmente superiores à Nintendo Switch, mas não conseguimos deixar de referir que estamos a falar de equipamentos que custam entre 800 e 900 euros, enquanto o preço da Nintendo Switch é inferior. Os smartphones são capazes de executar tarefas que a Nintendo Switch não faz, mas a consola da Nintendo tem a vantagem de ser uma plataforma exclusivamente para jogos, o que permite uma optimização e aproveitamento muito melhor do hardware.

Infelizmente, não podemos comparar como seria o desempenho de jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, DOOM e The Elder Scrolls V Skyrim visto que estes jogos não estão disponíveis para smartphone (e nem sequer há jogos que sejam parecidos).

Fortnite_switch_vs_android_ios
No caso de Fortnite, as versões para smartphone são visualmente superiores.

Bateria

Finalmente, um ponto a favor do Huawei Mate 20 X! De acordo com a comparação da Huawei, o seu smartphone tem bateria com capacidade para jogar Arena of Valor durante mais de 6 horas, enquanto o mesmo jogo na Switch esgota a bateria em pouco mais de 3 horas. O que é curioso é que a bateria do Mate 20 X não tem uma capacidade muito maior do que a bateria da Switch. O smartphone da Huawei tem uma bateria de 5000 mAh, enquanto a Switch tem uma bateria de 4310 mAh. Se calhar a Nintendo Switch precisa de uma optimização nesta questão, visto que a Huawei consegue extrair mais do que 3 horas com uma bateria que é apenas ligeiramente maior.

Outras coisas a considerar

Como máquina de jogos, não restam dúvida que a Nintendo Switch é superior a qualquer smartphone neste momento, contrariamente às afirmações da Huawei. Mas temos que sublinhar que os smartphones têm, no dia-a-dia, mais utilidades do que a Nintendo Switch. Podemos usar os smartphones como máquinas fotográficas, para trabalhar, realizar chamadas, navegar nas redes sociais, assistir a vídeos no Youtube e Netflix e muitas outras coisas que não são possíveis na Nintendo Switch.

Como dissemos logo de início, não é uma comparação justa para qualquer uma das partes. Um smartphone é um dispositivo concebido para multitarefas, a Nintendo Switch é uma máquina de jogos dedicada. Ainda assim, a Nintendo podia já ter incluído mais funcionalidades, como uma aplicação para Youtube e Netflix. Os smartphones têm outra vantagem para jogos online, que é os dados de Internet. A Nintendo Switch só tem WiFi, o que significa que não podes jogar no meio da rua a não ser que tenhas uma ligação à Internet.

Huawei_Mate_20
Um smartphone tem mais utilidades do que a Nintendo Switch.

Para um jogo como Arena of Valor, que está dependente de ligação à Internet, diria que um smartphone é melhor apenas pela questão dos dados de Internet e pela portabilidade. O Huawei Mate 20 X tem um ecrã enorme, mas continua a ser mais portátil do que uma Nintendo Switch, que aumenta as suas proporções devido aos enormes bezels e joy-con. Todavia, o Arena of Valor é uma excepção. É um jogo que foi desenvolvido de propósito para smartphones e cujos controlos tácteis funcionam extremamente bem, mas noutro tipo de jogos, a Nintendo Switch vence o braço de ferro.

Qual é o dispositivo que preferes como uma máquina de jogos: a Nintendo Switch ou um smartphone topo de gama?

Publicidade

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.