Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Microsoft anuncia Project xCloud, um serviço de streaming de jogos

Halo e Gears of War em smartphones e tablets.

A Microsoft também está a investir no streaming de videojogos, tendo anunciado hoje o Project xCloud, um serviço que visa oferecer jogos com qualidade de consola em todo o tipo de dispositivos, inclusive smartphones e tablets.

No vídeo de apresentação do Project xCloud, Phil Spencer, o chefe da divisão Xbox, juntamente com outros executivos, colocam a questão: e se toda a gente no mundo pudesse jogar Halo?

A ideia por detrás da pergunta é que neste momento os jogadores de todo o mundo, um número estimado pela Microsoft em 2 mil milhões, estão separados por plataformas. Com um serviço destes, que funciona praticamente em todos os dispositivos, toda a gente teria acesso aos jogos da Microsoft.

O maior obstáculo num serviço destes é evidentemente a latência inerente à transmissão pela Internet de um jogo, mas a Microsoft acredita que a sua tecnologia cloud Azure é capaz de solucionar o problema.

A Microsoft já realizou testes privados do Project xCloud em redes 4G e 5G, recorrendo a tablets e smartphones ligados a um comando da Xbox por bluetooth. Os testes públicos estão previstos para 2019.

No mesmo vídeo a Microsoft sublinha que as consolas ainda não vão acabar, descrevendo o Project xCloud como uma forma alternativa de aceder aos videojogos para aqueles que não têm consolas.

De acordo com um rumor de Julho, o plano da Microsoft é iniciar a próxima geração com dois modelos de consola: um tradicional e outro que apenas será capaz de correr os jogos via streaming. Este anúncio sugere que pode haver alguma verdade nesse rumor.

Cover image for YouTube videoProject xCloud: Gaming with you at the center

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários