Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

10 Jogos Essenciais para a PlayStation Vita

Mais de 6 anos de memórias.

A PlayStation Vita chegou às lojas em Fevereiro de 2012 e apesar de não ter desfrutado de um grande apoio por parte da Sony, estes mais de 6 anos com a portátil deixaram imensas memórias aos jogadores.

É uma máquina cujo único pecado foi não se ter afirmado entre as massas, uma portátil cujos títulos que nela foram lançados lhe renderam o estatuto de paraíso dos indies e nichos, desprovida dos produtos AAA que tantos consumidores PlayStation exigiam para a sua portátil.

A PlayStation Vita veio ao mundo com promessas de poder e interfaces alternativas, mas não conseguiu transformar os seus dotes em argumentos válidos capazes de motivar os principais estúdios a desenvolver especificamente para ela.

Nos últimos meses e semanas, ficamos a saber que a Sony deixará em breve de produzir unidades físicas de jogos PS Vita e que a companhia deixará de produzir mais unidades em 2019 - terminando o seu ciclo de vida oficial ao fim de 7 anos.

Perante os resultados menos animadores da PS Vita, não é de espantar que a Sony nem sequer tem planos para uma nova portátil, mas como já o dissemos, existem memórias altamente felizes para quem comprou uma destas portáteis.

São precisamente essas memórias que queremos homenagear neste artigo, especialmente quando se fala no adeus à PS Vita.

Aqui seleccionamos dez dos jogos que mais qualidade e brio dão a esta plataforma, jogos que de alguma forma conseguem destacar-se dos demais.

Existem muito mais do que apenas dez jogos essenciais para a PS Vita, mas tentamos resumir a este número e se quiseres, deixa nos comentários a tua lista de Essenciais PS Vita.


Persona 4: Golden

  • Atlus
  • 22 Fevereiro 2013

Lançado originalmente na PlayStation 2, Persona 4 é um JRPG tão poderoso que no reino do estilo e sabedoria ditaram que teria direito a uma versão PlayStation Vita, chamada Persona 4: Golden.

Em Fevereiro de 2013 chegou finalmente à Europa e ganhamos um dos mais incríveis e deliciosos títulos que poderíamos ter. É uma versão expandida do original na qual temos mais conteúdos, gameplay refinado, novas personagens, novos links sociais e ainda novos personas. É um dos mais fascinantes JRPGs dos últimos 20 anos e acreditamos que qualquer um ficará fascinado em poder jogar Persona 4 em qualquer lado.

É altamente aconselhado para quem quer valorizar os seus € já que pode ser adquirido por um preço em conta via PSN e pode durar entre 80 a 100 horas. Mesmo assim ainda podem ficar a pensar que não fizeram tudo.

A banda sonora de Shoji Meguro é inacreditável, o enredo em torno do Midnight Channel do mais sombrio e cativante que jamais encontramos num JRPG, o sistema de combate vicia e promove o jogador a ficar melhor, a gestão da equipa e dos personas vai agarrar os jogadores e quando dermos por ela estamos a investir horas atrás de horas nas actividades sociais. Persona 4: Golden é sem dúvida um dos grandes títulos da Vita.

Claro que se não gostares de perder tanto tempo em torno do mesmo jogo, se a ideia de entrar num mundo para uma experiência com tanta atenção ao detalhe que te faz sentir quase obsessivo-compulsivo não te fascina então Persona 4: Golden não será para ti. Longas sessões de jogo na portátil podem assustar-te e a verdade é que este jogo ceifa horas como uma coisa louca por isso tens que ter em atenção. É especialmente dedicado aos adeptos dos JRPGs que se querem sentir glorificados.

Ver no Youtube

Final Fantasy X|X-2 HD Remaster

  • Square Enix e Virtuos
  • 21 Março 2014

Aclamado por alguns como o melhor Final Fantasy de todos os tempos e o certo é que este décimo capítulo na saga criada por Hironobu Sakaguchi é das jornadas mais sentimentais e envolventes da sua história.

Lançado originalmente em 2001 para a PlayStation 2, foi um dos grandes impulsionadores da consola e um daqueles jogos que deixou as pessoas ansiosas por passarem para a, então, nova geração de consolas. Demonstrou um incrível salto tecnológico e foi o Final Fantasy que mais impressionou em termos de produção e gameplay, na altura.

Este remaster em HD recupera o saudoso mundo de Spira que nos deixou à beira das lágrimas e ainda inclui a sequela.

Em 2001 os valores da produção impressionaram, tanto nas FMVs, nos gráficos com personagens de aspecto real e no elenco completo com vozes. Agora em 2015 esses valores continuam a impressionar. Especialmente porque o sistema de combate e evolução são incrivelmente agradáveis.

Final Fantasy X|X-2 HD Remaster para a PlayStation Vita deve ser procurado com cuidado. Como FFX vem incluído no cartão não se precisam preocupar mas como X-2 terá que ser descarregado da loja da Sony, devem tomar atenção na compra da uma versão usada ou então na gestão do espaço da vossa portátil.

Ver no Youtube

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários