A PlayStation Vita chegou às lojas em Fevereiro de 2012 e apesar de não ter desfrutado de um grande apoio por parte da Sony, estes mais de 6 anos com a portátil deixaram imensas memórias aos jogadores.

É uma máquina cujo único pecado foi não se ter afirmado entre as massas, uma portátil cujos títulos que nela foram lançados lhe renderam o estatuto de paraíso dos indies e nichos, desprovida dos produtos AAA que tantos consumidores PlayStation exigiam para a sua portátil.

A PlayStation Vita veio ao mundo com promessas de poder e interfaces alternativas, mas não conseguiu transformar os seus dotes em argumentos válidos capazes de motivar os principais estúdios a desenvolver especificamente para ela.

Nos últimos meses e semanas, ficamos a saber que a Sony deixará em breve de produzir unidades físicas de jogos PS Vita e que a companhia deixará de produzir mais unidades em 2019 - terminando o seu ciclo de vida oficial ao fim de 7 anos.

Perante os resultados menos animadores da PS Vita, não é de espantar que a Sony nem sequer tem planos para uma nova portátil, mas como já o dissemos, existem memórias altamente felizes para quem comprou uma destas portáteis.

São precisamente essas memórias que queremos homenagear neste artigo, especialmente quando se fala no adeus à PS Vita.

Aqui seleccionamos dez dos jogos que mais qualidade e brio dão a esta plataforma, jogos que de alguma forma conseguem destacar-se dos demais.

Existem muito mais do que apenas dez jogos essenciais para a PS Vita, mas tentamos resumir a este número e se quiseres, deixa nos comentários a tua lista de Essenciais PS Vita.

Persona 4: Golden

  • Atlus
  • 22 Fevereiro 2013

Lançado originalmente na PlayStation 2, Persona 4 é um JRPG tão poderoso que no reino do estilo e sabedoria ditaram que teria direito a uma versão PlayStation Vita, chamada Persona 4: Golden.

Em Fevereiro de 2013 chegou finalmente à Europa e ganhamos um dos mais incríveis e deliciosos títulos que poderíamos ter. É uma versão expandida do original na qual temos mais conteúdos, gameplay refinado, novas personagens, novos links sociais e ainda novos personas. É um dos mais fascinantes JRPGs dos últimos 20 anos e acreditamos que qualquer um ficará fascinado em poder jogar Persona 4 em qualquer lado.

É altamente aconselhado para quem quer valorizar os seus € já que pode ser adquirido por um preço em conta via PSN e pode durar entre 80 a 100 horas. Mesmo assim ainda podem ficar a pensar que não fizeram tudo.

A banda sonora de Shoji Meguro é inacreditável, o enredo em torno do Midnight Channel do mais sombrio e cativante que jamais encontramos num JRPG, o sistema de combate vicia e promove o jogador a ficar melhor, a gestão da equipa e dos personas vai agarrar os jogadores e quando dermos por ela estamos a investir horas atrás de horas nas actividades sociais. Persona 4: Golden é sem dúvida um dos grandes títulos da Vita.

Claro que se não gostares de perder tanto tempo em torno do mesmo jogo, se a ideia de entrar num mundo para uma experiência com tanta atenção ao detalhe que te faz sentir quase obsessivo-compulsivo não te fascina então Persona 4: Golden não será para ti. Longas sessões de jogo na portátil podem assustar-te e a verdade é que este jogo ceifa horas como uma coisa louca por isso tens que ter em atenção. É especialmente dedicado aos adeptos dos JRPGs que se querem sentir glorificados.

Final Fantasy X|X-2 HD Remaster

  • Square Enix e Virtuos
  • 21 Março 2014

Aclamado por alguns como o melhor Final Fantasy de todos os tempos e o certo é que este décimo capítulo na saga criada por Hironobu Sakaguchi é das jornadas mais sentimentais e envolventes da sua história.

Lançado originalmente em 2001 para a PlayStation 2, foi um dos grandes impulsionadores da consola e um daqueles jogos que deixou as pessoas ansiosas por passarem para a, então, nova geração de consolas. Demonstrou um incrível salto tecnológico e foi o Final Fantasy que mais impressionou em termos de produção e gameplay, na altura.

Este remaster em HD recupera o saudoso mundo de Spira que nos deixou à beira das lágrimas e ainda inclui a sequela.

Em 2001 os valores da produção impressionaram, tanto nas FMVs, nos gráficos com personagens de aspecto real e no elenco completo com vozes. Agora em 2015 esses valores continuam a impressionar. Especialmente porque o sistema de combate e evolução são incrivelmente agradáveis.

Final Fantasy X|X-2 HD Remaster para a PlayStation Vita deve ser procurado com cuidado. Como FFX vem incluído no cartão não se precisam preocupar mas como X-2 terá que ser descarregado da loja da Sony, devem tomar atenção na compra da uma versão usada ou então na gestão do espaço da vossa portátil.

Publicidade

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.