Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Autor dos livros de The Witcher exige mais 14 milhões de euros à CD Projekt RED

Defende que o contrato original é injusto.

O autor dos populares livros The Witcher decidiu exigir um pagamento adicional à CD Projekt RED pela cedência dos direitos do uso do seu trabalho nos diversos jogos da companhia.

A CD Projekt RED comunicou que recebeu um pedido de pagamento adicional por parte dos representantes de Andrzej Sapkowski, onde defendem que o contrato inicial não representou todo o potencial da propriedade.

Segundo partilhado pela CD Projekt RED, via ResetEra, os representantes do autor dos livros que deram origem aos jogos efectuaram a 1 de Outubro de 2018 o pedido de cerca de 14 milhões de euros em direitos autorais.

O acordo original, assinado por Andrzej Sapkowski, foi pago na sua totalidade no momento pois o autor Polaco apenas estava interessado no dinheiro de imediato e não quis receber através de direitos autorais.

Agora, os seus representantes afirmam que o contracto original dizia respeito apenas ao primeiro jogo na agora aclamada série da CD Projekt RED e que o valor geral da propriedade The Witcher é muito superior ao que lhe foi pago.

Desta forma, Andrzej Sapkowski exige um pagamento adicional de 14 milhões de euros.

A CD Projekt RED declara que as suas exigências "não têm fundamento em relação ao seu mérito e também em relação à quantia estipulada."

"A companhia adquiriu legalmente e legitimamente os direitos para o trabalho do senhor Andrzej Sapkowski e aplicações intelectuais tal como é exigido para o seu uso em videojogos desenvolvidos pela companhia."

A companhia tentará resolver a situação de forma amigável pois deseja manter uma boa relação com os autores com os quais colabora, mas relembra que os acordos legais anteriores devem ser respeitados.

Read this next