Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Razer Seiren Elite - Análise - Um microfone para iniciantes

Mas o preço é difícil de engolir.

Os microfones são uma aposta relativamente recente da Razer. A marca é conhecida sobretudo por acessórios como teclados, ratos e headphones desenhados a pensar nos videojogos, mas em 2015 lançou o seu primeiro microfone de gravação profissional. O Razer Seiren Elite, o microfone que temos hoje em mãos, é uma evolução da linha iniciada por esse primeiro microfone e que é apresentado pela marca como a solução ideal para quem quer gravar vídeos e realizar transmissões em directo. Será que o Razer Seiren Elite faz justiça a estas afirmações? É isso o que vamos descobrir.

A primeira impressão do Razer Seiren Elite é o quão compacto consegue ser. É muito mais pequeno e fácil de transportar do que o Razer Seiren original, mas oferece uma qualidade de gravação impressionante para as suas dimensões. Posso até dizer que a minha voz nunca suou tão bem num microfone. Mas porque razão é que isto acontece? A resposta está na sigla DSP, uma abreviatura de Digital Signal Processor. A Razer não é a pioneira desta tecnologia e também está longe de ser a primeira companhia a aplicá-la a um microfone, mas o equilíbrio processamento é o que torna os resultados do Razer Seiren Elite tão positivos. A tua voz ficará melhor ao gravares neste microfone, mas ainda vai parecer natural.

A existência de DSP no Razer Seiren Elite torna-o numa má opção para puristas. Não é o microfone ideal para aqueles que procuram obter uma versão completamente inalterada da sua voz. Para os restantes? Não vai fazer realmente diferença. O Razer Seiren Elite não foi desenhado para ser um microfone de estúdio. É um microfone desenhado para ser usado sobretudo por iniciantes que não têm um espaço devidamente preparado para gravações. É neste segmento que o Razer Seiren Elite sobressai, apresentando bons resultados mesmo em ambientes que não são ideais para gravação.

"É um microfone desenhado para ser usado sobretudo por iniciantes que não têm um espaço devidamente preparado para gravações"

Nesse sentido, a Razer inclui também de origem um filtro high-pass (que pode ser desactivado através de um botão físico na parte inferior) que elimina as vibrações de baixa frequência indesejadas. Estas vibrações são pequenos ruídos que podem acontecer durante a gravação, desde passos de outras pessoas, o barulho de uma ventoinha ou ar condicionado, ou os murmúrios de pessoas a falarem baixo. Na nossa experiência, o Razer Seiren Elite é extremamente eficaz. Mesmo com uma ventoinha ligada e com carros a passar regularmente perto da janela do nosso escritório, o microfone conseguiu filtrar os ruídos indesejados e captar apenas a voz.

O Razer Seiren Elite tem uma qualidade de construção sólida e resistente.

Assegurando que tens resultados ainda melhores, o Razer Seiren Elite tem outro truque escondido no microfone cilíndrico. Há um limitador digital / analógico para prevenir que a tua voz fique distorcida caso aumentes rapidamente o tom e o volume. Em gravações de vídeos de voz-off, esta funcionalidade não é realmente necessária, mas em transmissões em directo, se estiveres a jogar algo emocionante, o limitador impede que o som gravado chegue a uma altura indesejada. Se és uma pessoa controlada, não precisarás disto. Se fores como eu, que quando fico emocionado a minha voz começa a ficar demasiado aguda, dá mesmo jeito.

A parte mais atraente do Razer Seiren Elite é que é facílimo de usar. Contrariamente a outros microfones profissionais, não precisas de amplificadores nem de acessórios adicionais. Tudo o que precisas de fazer é ligar o cabo MicroUSB para USB (que é enorme, tem 3 metros de comprimento) ao computador, esperar que a instalação automática fique concluída e voilá, estás preparado para usar o microfone. No pacote também está incluída uma esponja que ajuda mais ainda mais a prevenir ruídos indesejados, sejam eles provenientes de fontes externas ou da tua dicção. São pouquíssimos os microfones que incluem uma esponja de base e, além disso, o Razer Seiren Elite já vem preparado para ser colocado num braço (só precisas de desenroscar o microfone da base).

Apesar de ser classificado pela Razer como um microfone profissional, o Razer Seiren Elite não tem várias funcionalidades avançadas. Não existe ligação XLR e há apenas o padrão de gravação Cardioid, ou seja, o microfone capta sobretudo o som que vem de frente. O Razer Seiren originalmente oferecia quatro padrões de gravação e até a possibilidade de gravar com uma profundidade de 24-Bit, portanto, em algumas coisas o Razer Seiren Elite oferece menos do que a versão original de 2015. No entanto, ao cortar nalgumas das opções avançadas, a Razer tornou este microfone mais directo e com um propósito melhor definido. Para quem quer um produto que funcione bem imediatamente após o retirar da caixa, esta é a melhor escolha.

A desmontagem é rápida e simples. O design permite de origem que seja colocado num braço.

O Seiren Elite é tão simples quanto a sua interface. Há um botão giratório para controlar o ganhou e outro para controlar o volume, caso queiras ligar uns headphones à porta de 3.5 mm para escutares o que estás a gravar com zero latência. Depois, existe apenas um botão que assume duas cores: verde significa que está pronto para gravar; vermelho significa que está mudo. Mais simples do que isto era impossível. Os materiais de construção e toda a robustez do microfone também surpreendem. Toda a estrutura do microfone é feita em metal escuro, incluindo o suporte ajustável para a mesa. A única excepção são os botões, que são feitos em plástico.

"O Seiren Elite é tão simples quanto a sua interface"

O único e grande problema do Razer Seiren Elite está no preço. Está à venda na Razer Store Europeia por €219.99. É um preço elevado, até para os padrões da Razer. Por este valor consegues comprar microfones de estúdio de marcas como a Audio-Technica e ainda te sobram alguns trocos. Tirando isto, o Razer Seiren Elite é perfeito para aquilo que se propõe a fazer: é um microfone acessível e que te deixa atingir bons resultados de gravação com esforço mínimo graças a uma série de funcionalidades incluídas. Se não fosse o preço, seria um microfone altamente recomendado para aqueles que querem começar a gravar vídeos e a realizar transmissões em directo para plataformas com o Twitch e Youtube.

Para concluir, o Razer Seiren Elite faz justiça às suas promessas, mas há um preço a pagar.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
PC
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários