Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Fortnite - Como melhorar a performance no PC, Xbox One e PS4

As definições que deves escolher para melhorar o desempenho do jogo.

As definições de Fortnite permitem-te ajustar os visuais do jogo de maneira a dares prioridade aos gráficos ou a uma performance mais suave, dependendo nas tuas preferências.

Para um jogo multiplayer competitivo como Fortnite, performance é chave. Apesar do jogo estar bem optimizado, existem algumas definições que recomendamos vivamente que desligues de maneira a obteres benefícios na tua performance.

Existem ainda outras definições - como a sensibilidade do comando, por exemplo - sobre as quais não nos iremos debruçar neste artigo. São subjectivas para cada jogador e vale a pena perderes o teu tempo para as ajustares até chegares a uma configuração com a qual te sintas confortável. Em vez disso, iremos apenas focarmo-nos em ganhos na performance.

Se estás a iniciar-te neste tão badalado jogo, o nosso guia com truques e dicas para Fortnite Battle Royale poderá ser bem útil.

Como mudar definições em Fortnite

Selecciona a roda dentada para abrires as Definições.

Chegar à página das definições em Fortnite, quer seja no PC ou nas consolas, é bastante simples.

No PC, vai para o lobby - o ecrã onde podes escolher que tipo de partida queres jogar, saltar para Desafios e por aí fora - e de seguida clica no ícone da sanduíche no canto superior direito para abrires definições extra.

Na PS4 ou Xbox One, o processo é semelhante. Tens de premir o botão Options/Menu (o que se encontra mais à direita dos botões do meio) enquanto estás no lobby para abrires uma variedade de definições.

A partir daqui, selecciona o botão da Roda Dentada, que podes ver destacado em amarelo, para saltares para a página das Definições.

Definições recomendadas para a versão PC de Fortnite de maneira a obteres melhor performance.

Optimizar Fortnite de maneira a melhorar a sua performance não é uma ciência exacta já que a configuração de cada jogador é diferente - Texturas e Efeitos, por exemplo, podem ser aumentados se possuis um computador mais poderoso mas aconselhamos-te a desactivar as Sombras e Motion Blur independentemente da tua máquina.

Se não tens certezas, recomendámos-te que coloques todos os parâmetros no máximo ou mínimo e ajustar os valores individuais dependendo do teu estilo pessoal - tal como a qualidade das texturas - para obteres o maior equilíbrio possível entre visuais e performance. A opção Mostrar FPS pode também dar-te uma ideia geral dos visuais pelos quais deves optar.

Estas são as definições de Fortnite que recomendamos para o PC:

OpçãoDefinição Recomendada
Window ModeWindowedFullScreen
Resolução do ecrã1080p
Limite do Frame-Rate60 FPS
View DistanceEpic
SombrasOff
Anti-AliasingOff
TexturasLow / Medium
EfeirosLow / Medium
Post ProcessingLow
VsyncOff
Motion BlurOff
Mostrar FPSOff / On

O que significa cada uma destas opções, em maior detalhe:

Window Mode: Esta opção permite-te interagir com outras janelas de forma mais fácil, permitindo-te minimizar o jogo e verificares outra coisa. Pode não ser tão útil como um set-up dual; a explicação do jogo revela que "em full screen podemos poupar memória e renderizar de forma ligeiramente mais rápida".

Resolução do Ecrã: Geralmente, quanto mais baixa for a resolução, melhor será a performance. Se tens um dispositivo que suporta esta resolução, recomendamos um mínimo de 1080p.

Limite do Frame Rate: Esta opção limita o frame rate do jogo a um certo valor, como 60 FPS ou 120 FPS. Se for um valor entre estes, então a performance variável pode ser desmotivadora para alguns jogadores, o que leva muitos a preferirem manter a jogabilidade a 60 FPS.

Qualidade: Esta é uma forma rápida de definir todos os parâmetros abaixo de uma só vez. Recomendamos que ignores esta opção e que ajustes os gráficos de forma individual.

View Distance: Quanto mais alta for esta opção, mais objectos poderás ver. Ao desactivares esta opção, poderás ter uma vantagem na performance, mas apenas em dispositivos mais lentos e, tendo em conta que, neste jogo, quanto mais conseguires ver melhor será para ti, recomendámos que coloques este parâmetro o mais elevado que conseguires.

Sombras: É um benefício apenas visual que permite "melhor percepção da profundidade", de acordo com o jogo. A não ser que possuas uma placa gráfica rápida, remover esta opção é altamente recomendável devido aos benefícios de performance que poderás obter.

Anti-Aliasing: Quanto mais alto for, mais suaves serão os visuais, com bordas bem mais definidas. Poderás perder suavidade na performance com esta opção, pelo que terás uma experiência melhor se a desligares.

Texturas: Esta opção dá uma "aparência mais detalhada a objectos aborrecidos", de acordo com o jogo. Quanto mais alta for, melhor será a aparência dos objectos mas, para tal, precisarás de uma placa gráfica poderosa. Dependendo da tua configuração, poderás ter esta opção em médio ou alto sem um impacto significativo na performace.

Efeitos: Estes dão maior detalhe a cenários supérfluos, tal como água. São ainda mais pesados que as texturas, pelo que recomendamos que reduzas esta opção ao máximo a não ser que tenhas uma placa gráfica poderosa.

Ver no Youtube

Post Processing: Com esta opção ligada, os visuais são processados depois da cena estar renderizada, melhorando a qualidade e tornando a experiência mais suave para os olhos. Esta galeria no imgur mostra algumas imagens com o antes e depois, sendo que post processing torna os ambientes mais definidos. De uma forma geral, esta é uma definição opcional bastante pesada para o teu computador, pelo que recomendamos que a reduzas o máximo possível.

Vsync: Ao ligares esta opção, terás a garantia que um frame completo é renderizado no ecrã, não criando screen tearing. Contudo, tal irá constringir a performance da tua máquina pois irás obrigá-la a trabalhar mais de maneira a que uma imagem completa esteja sempre no ecrã - recomendamos, por isso, que a desligues o que irá dar-te, em retorno, melhores taxas de fotogramas e respostas de input.

Motion blur: Ao ligares esta opção, terás um efeito de desfoque quando te moveres. É uma melhoria visual que muitos jogadores apreciam mas, para um jogo competitivo, torna mais difícil ver certas coisas que se estejam a mover a grandes velocidades. Desligá-la é recomendado.

Mostrar FPS: Esta opção é útil caso queiras saber se qualquer uma das especificações listadas acima afecta a performance do jogo. Queres saber se colocar Texturas em médio altera a taxa de fotogramas? Activa esta opção e verifica se desce do teu alvo - 60 FPS, por exemplo. Se sim, muda novamente os diferentes parâmetros.


Precisas de ajuda? O nosso guia sobre truques e dicas de Fornite pode ser extremamente útil sobre como melhorares o teu jogo. Temos também a lista actual do Battle Pass da Temporada, bem como o método para completar Desafios, tais como os da Semana 7, Localizações dos Gnomos Escondidos e Localização do mapa do tesouro de Retail Row. Podes também visitar esta página para saberes como podes jogar a versão mobile de Fortnite, quais as melhores configurações para Fortnite, e descobrir as Máquinas de venda espalhadas pelo mapa. Precisas de ajuda com desafios anteriores? Podes então visitar as nossas páginas sobre a Localização dos Picos das montanhas, a resolução do enigma entre uma Torre do Veículo, Escultura Rochosa e Círculo de Sebe, a localização das carrinhas de gelado, tudo sobre Bullseye e o Mapa do Tesouro de Dusty Depot. Em alternativa, podes também ver os nossos guias sobre as pistas de dança, o mapa do tesouro de Snobby Shores, a resolução do enigma entre uma Ponte de Metal, Três Cartazes e um Autocarro Partido, a Localização do mapa de tesouro de Anarchy Acres e, por fim, tudo sobre as visitas ao Lama, Raposa e Caranguejo. A semana 9 já está também disponível: desta feita, és incumbido de encontrar baús de tesouro em Haunted Hills. Para a semana 10, no entanto, para além de teres que Procurar entre um Círculo de Pedra, Ponte de Madeira e Roulotte Vermelha, terás também de Fazer para-quedismo através de Anéis Flutuantes.


Definições recomendadas para Xbox e PS4

Nas consolas, as definições são, felizmente, muito simples. A opção principal que estás à procura encontra-se por baixo da opção sobre a sensibilidade do comando e que diz "60 FPS".

Quando ligada, "jogabilidade suave em detrimento de qualidade visual" é priorizada. Isto significa que o jogo irá correr de forma mais rápida e mais próximo do alvo de 60 fotogramas por segundo - o padrão de ouro para jogos multiplayer - em vez de produzir uma melhor performance.

Existe uma variedade de outras definições que não estão relacionadas com a performance e que também podes considerar, como o modo Streamer, que desactiva certos elementos que poderão revelar a tua posição a outros jogadores que poderão estar a vigiar-te.

Requisitos de Fortnite para o PC

Apesar de Fortnite estar bem optimizado - de tal modo que pode também correr em dispositivos móveis - existem certos requisitos de sistema que deves considerar para PCs de gama baixa:

Requisitos de Sistema RecomendadosRequisitos de Sistema Mínimos
Nvidia GTX 660 ou AMD Radeon HD 7870 equivalente DX11 GPU; 2 GB VRAMIntel HD 4000
Core i5 2.8 GhzCore i3 2.4 Ghz
8 GB RAM4 GB RAM
Windows 7/8/10 64-bitWindows 7/8/10 64-bit

Como mencionámos anteriormente, em suma, a alteração das definições não são uma ciência exacta já que todos os PCs são diferentes. Apesar de certas opções deverem ser ligadas/desligadas dependendo da tua máquina, vale a pena experimentar com todas elas para criares o melhor equilíbrio possível entre performance e qualidade visual.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Fortnite

Android, iOS, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Mac, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.
Comentários