Montar monstros em Monster Hunter World é uma das manobras de combate mais avançadas oferecidas pelo jogo. Pode ser extremamente útil durante confrontos particularmente difíceis, pelo que vale bem a pena levares o teu tempo a aprendê-la.

Como montar um monstro em Monster Hunter World

Montar é, essencialmente, a arte de saltar para o dorso de um monstro e infligir dano suficiente para o deitar abaixo. Falando de uma forma geral, os ataques individuais de um caçador montado não farão muito dano - se é que faz de todo; todavia, se fores bem-sucedido a montar o monstro, terás a possibilidade de fazer um ataque carregado.

mount_gj

Não só irás infligir dano significativo à área onde te encontras montado (extremamente útil caso estejas a tentar partir uma determinada parte do corpo para coleccionares um material específico), mas irás também atordoar o monstro, dando a oportunidade aos restantes caçadores de pilharem itens extra.

Como montar um monstro

Para montares uma criatura, terás de atacá-la com uma arma enquanto estás no ar. Este processo contém duas fases: primeiro, precisarás de te posicionar fisicamente acima do monstro; segundo, terás de cronometrar o teu ataque de maneira a conectares-te com o seu corpo à medida que saltas para lá.

Para simplificar:

  • Encontra uma forma de te lançares para o ar (correndo de uma berma alta, por exemplo)
  • Ataca o corpo, cabeça ou cauda do monstro enquanto estás no ar (dependerá da arma mas Círculo/B, Triângulo/Y ou o gatilho direito)
  • Se foste bem-sucedido, irás iniciar a montada

Tem em mente que monstros distintos têm resistências diferentes a este tipo de ataques, pelos que não deves ficar desanimado se a tua primeira tentativa não correu lá muito bem - mesmo que o teu lançamento e timing tenham sido impecáveis.

mount_gj2

Vale a pena, todavia, ser persistente: existe uma barra junto ao monstro que se vai preenchendo quando o teu ataque aéreo se conecta ao monstro. Assim que esteja cheia (algo que pode levar uma ou múltiplas tentativas, dependendo do monstro - e irá demorar mais tempo se estiveres a usar a Insect Glaive), irás montar o monstro de forma bem-sucedida.

Um outro detalhe ao qual deves prestar atenção: a resistência de um monstro a este tipo de ataques vai aumentando de cada vez que fores bem-sucedido numa montada, durante uma caçada ou expedição. Por isso, repetir este ataque uma e outra vez não é uma boa táctica. Depois de duas montadas bem-sucedidas, irás descobrir que a terceira não será nada fácil.

De forma semelhante, armas como a Insect Glaive que são capazes de infligir dano a uma criatura durante uma montada, irão subsequentemente causar dano inferior.

Como encontrar terreno alto e iniciar uma montada

Para te posicionares acima de uma criatura de maneira a montá-la, tens duas opções.

A maioria dos caçadores terá de usar o ambiente para chegar a um ponto de vantagem mais alto. Contudo, algumas armas - nomeadamente Insect Glaive, Bows e Bowguns - contêm ataques que te permitem lançares-te para o ar, a partir do chão.

Enquanto estás no ar, ataca o monstro de forma habitual para iniciares a montada.

mount_high

Aqueles caçadores que pretendem usar o ambiente para se lançarem no ar podem:

  • Pendurar-se numa parede e usá-la como alavanca
  • Correr paredes acima e saltar delas para atacar
  • Usar o gancho para se erguer para locais mais vantajosos
  • Escorregar colina abaixo e usar a velocidade para saltar para o teu alvo
  • Baloiçar numa liana e lançar-se na direcção do monstro no momento certo
  • Encontrar um local mais alto - uma berma ou elevação - e correr a partir daí

Irá depender do monstro, mas não precisarás de uma altitude muita elevado para iniciares a montada.

mount_jump

Poderás ter de atrair a criatura para o teu ponto de vantagem antes de iniciares a montada. Se estiveres em equipa, será uma boa ideia dividir as responsabilidades; um jogadores deve funcionar como isco, guiando o monstro até um ponto do mapa estabelecido previamente pelo grupo, enquanto que os outros continuam a causar dano. O jogador que pretender montar o monstro deve, então, colocar-se em posição para tal.

Outros guias de Monster Hunter World

O que fazer assim que tenhas montado o mosntro

Assim que tenhas iniciado a montada, e te encontres no dorso do monstro, existem duas partes do rodeo: ataque e defesa.

Para atacares a criatura, só tens de premir Triângulo/Y como poderás ver no ecrã. Poderás mudar de posição usando o stick de movimento para te focares em ataques numa área específica do corpo do monstro - útil caso estejas a tentar partir uma parte do mesmo, como a cabeça ou a cauda, de maneira a coleccionares uma determinada recompensa e usá-la, posteriormente, no smithy.

mount_attack

Tem cuidado: em intervalos regulares, o monstro irá tentar arremessar-te. Assim que o mini-mapa ficar vermelho, isto estará prestes a acontecer.

mount_brace

Aqui, terás de manter o bumper direito premido para te agarrares e impedires que o monstro te atire. Poderás também deslocar-te para uma outra parte do corpo do monstro se ele tentar esmagar-te contra o ambiente. Assim que o contra-ataque da criatura tenha terminado, podes continuar com os ataques.

mount_grapple

Se não tiveste bom timing e foste atirado, terás uma pequena janela onde podes clicar em Triângulo / Y para disparar o teu gancho. Se fores rápido o suficiente, conseguirás içar-te novamente no seu dorso e continuar o rodeo. Se não conseguiste fazê-lo ou esgotaste a tua stamina, irás desmontar.

mount_spirit

Se tudo correr bem e infligires dano suficiente enquanto o montaste, terás a oportunidade de atacar com um último golpe carregado. Segue os comandos atentamente e farás com que a criatura colapse, dando aos teus camaradas a oportunidade de a atacarem em segurança.

Monster Hunter World - Como Forjar Novas Armaduras e Melhorar Equipamento

Toda a informação sobre as melhores peças de equipamento de Monster Hunter World.

Monster Hunter World - Como Matar um Pukei-Pukei

Toda a informação que deves saber para derrotares este monstro.

Rainbow Six Siege apresenta curta CGI

Para promover os seus personagens.

Últimas

Rainbow Six Siege apresenta curta CGI

Para promover os seus personagens.

Rumor: Kingdom Hearts 3 na Switch não é alcançável

A Square Enix e a Nintendo já investigaram a possibilidade.

Tekken 7 recebe Julia no final de Fevereiro

No mesmo dia chegará ainda Negan.