Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Fortnite prejudica receitas de outros jogos, mas beneficia Sony e Microsoft

É o "Fortnite Effect".

A indústria dos videojogos está a passar pelo "Fortnite Effect".

O "Fortnite Effect" é um efeito causado pela onda de popularidade em torno do battle royale da Epic Games, que tem vindo a registar um crescimento de grande escala desde que foi lançado em Setembro de 2017.

Acontece que Fortnite tornou-se tão popular entre os jogadores que estão a dar menos atenção aos outros jogos. Isto resulta num aumento de receitas geradas por Fortnite, graças à compra de skins e outros itens cosméticos, e a um decrescimento noutros jogos. É isto o que nos diz o mais recente relatório da SuperData.

"As editoras que contam com compras de conteúdos adicionais passaram por declínio ou soluços em receitas recorrentes. Os nossos analistas acreditam que uma porção da base de jogadores de cada grande editora tiveram a sua atenção (e carteira) divergida de títulos existentes para Fortnite," é dito no relatório.

Obviamente, o "Fortnite Effect" é negativo para as outras editoras, mas beneficiou tanto a Sony como a Microsoft. No caso da Microsoft, a editora registou $2.3 mil milhões de receitas no último trimestre, um aumento de 39 porcento de ano para a ano, e atribuiu o crescimento a um título third-party (a conclusão lógica é que se trata de Fortnite).

A Activision é uma das editoras mais afectadas pelo "Fortnite Effect", com uma queda de 80 porcento no último trimestre nas receitas digitais (comparativamente ao mesmo período do ano passado.

"A maior queda veio de Overwatch, em que o Fortnite Effect está provavelmente a ser sentido," acrescenta o relatório da SuperData.

Portanto, parece que neste momento a Epic Games está a dominar a indústria dos videojogos com Fortnite. Não admira que a Activision tenha apostado num modo Battle Royale para o novo Call of Duty: Black Ops 4.

Read this next