Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Spider-Man - Hands On - Com grande poder....já sabes o resto!

O ADN da Insomniac aplicado a Spider-Man.

Com grande poder vem grande responsabilidade. Esta é a frase mais cliché que se pode usar quando se fala de Spider-Man, mas a verdade é que o ensinamento que o Tio Ben passou Peter Parker é algo que se pode aplicar à Insomniac Games e ao desafio que lhes foi lançado pela Marvel Games, numa colaboração com a Sony Interactive Entertainment. Spider-Man não é apenas um nome famoso, é uma das mais adoradas propriedades intelectuais da cultura pop.

Spider-Man está quase a chegar às lojas, mas antes disso, tivemos a oportunidade de jogar as primeiras duas horas deste exclusivo PlayStation 4. Fiquei desde logo com uma certeza - este é um jogo com o ADN da Insomniac Games. Se gostas de Ratchet and Clank, Sunset Overdrive ou de qualquer uma das outras propriedades intelectuais da Insomniac, provavelmente já sabes o que esperar.

Na sua primeira produção numa propriedade de terceiros, a Insomniac combina as suas filosofias com o incrível universo de Peter Parker. Isto já é uma perspectiva incrivelmente promissora e, como seria de esperar, o estúdio não se deixou ficar pelo meramente competente, foi mais longe. Este Spider-Man não é uma simples cópia da personagem, uma recriação fácil de um aclamado arco dos comics, é um Spider-Man totalmente original e um desafio sem igual para a equipa criativa.

A Insomniac não esconde que o saltar entre teias foi uma das mecânicas que mais importância recebeu. O melhor de tudo é que sentirás isso na fluidez dos movimentos de Spider-Man nos céus de Nova Iorque.

Num evento organizado pela PlayStation Portugal, tive a oportunidade de jogar as primeiras duas horas da jornada de Peter Parker, dentro e fora do fato que tantos momentos de sabor agridoce trouxe para a sua vida. Se és fã dos comics de Spider-Man sabes muito bem que grande parte do seu carisma está nos momentos protagonizados por Peter Parker. As duas vidas do super-herói colidem e essa gestão desajeitada do seu quotidiano é parte do charme. A Insomniac compreendeu isso e numa era em que os videojogos permitem alcançar padrões mais cinematográficos, apostou a valer no lado Peter Parker.

"Este Spider-Man não é uma simples cópia da personagem, uma recriação fácil de um aclamado arco dos comics"

Esta aposta no lado humano do super-herói que salta de teia em teia poderá ser o factor decisivo na tua apreciação deste Spider-Man - explora o quotidiano pelos olhos de Parker e isso vai-te dar uma sensação muito maior das consequências das suas decisões enquanto super-herói. Pelo outro lado, a Insomniac criou o seu próprio Spider-Man, uma personagem com 23 anos, que trabalha como cientista (poderás jogar mini-jogos e desbloquear habilidades graças a isto), e vive a pensar como seria a sua vida se o lado de super-herói não colidisse com a sua relação com Mary Jane, jornalista de investigação no Daily Bugle.

Esta é a premissa inicial e a base de Spider-Man - não te preocupes que não vou revelar spoilers. Ao longo destas duas horas de jogo, vi algumas surpresas e espero que, tal como eu, tenhas o gosto de ser surpreendido por elas. Serão muito importantes para o apelo de Spider-Man, especialmente para os fãs dos comics. Uma das provas que a Insomniac tem tanta paixão pelo personagem quanto tu está na forma como moldou diversos dos personagens num jogo de super-heróis em mundo aberto que parece investir inesperada e saudavelmente na narrativa.

É na possibilidade de jogar com Peter e na qualidade destas cenas iniciais que a Insomniac mostra uma compreensão incrível deste personagem.

Basta olhar para Wilson Fisk, um dos vilões mais importantes quando o arco se situa especialmente em Nova Iorque. Nos comics da Marvel, Fisk é o Mayor de Nova Iorque e está empenhado numa campanha para destruir o Spider-Man, tentando afastá-lo dos outros heróis - sendo bom para ele. A Insomniac optou por dar um papel diferente a Fisk e, seja nas cenas de acção ou em pequenas deixas nos diálogos, a Insomniac mostra ter capacidade para capturar a essência do Spider-Man - aquele tipo que consegue sacar uma piada no momento mais inesperado, não porque é um otário, mas porque está cheio de medo ou nervoso.

"A Insomniac mostra ter capacidade para capturar a essência do Spider-Man"

A introdução do jogo é uma boa forma para te prender a este energético jogo de acção e aventura em mundo aberto - tens algumas cenas com QTE, tens boss fights, cinemáticas espectaculares, acrobacias à Spider-Man e, mais importante, tens o humor que é tão natural a este herói. Inicialmente poderá ser surpreendente a quantidade de acções e movimentos que podes realizar, mas a prova do bom trabalho da Insomniac está na rapidez com que aprendes tudo o que é necessário para o jogar - é a tal amostra do ADN da Insomniac: gameplay acessível, humor divertido e acção acrobática de tom cinemático.

Balançar entre teias pelos céus de Nova Iorque é fluído e dinâmico. Em segundos estarás a dominar isto, algo que se sente natural e passa despercebido, mas que foi altamente trabalhado pela Insomniac para esse efeito. Quando chegas ao local da missão, da qual nada vou falar para não revelar mais do que devo, conhecerás o sistema de combate. Poderás sentir que a Insomniac tirou ideias de uma das mais respeitadas séries de super-heróis nos videojogos - Arkham de Batman, desenvolvida pela Rocksteady.

O sistema de combate precisa de demonstrar o quão rápido, forte e acrobata é Spider-Man, sem a momento algum complicar a tua vida com um sistema de controlos inapto. A Insomniac mostra bem o seu pedigree ao introduzir tudo o que desejarias - Spider-Man é altamente veloz, executa movimentos acrobáticos, desencadeia golpes com grande facilidade e até usa as teias. O uso de movimentos e inputs que se sentem tirados directamente da série Arkham imprime uma incrível fluidez aos combates, mas a acrobacia de Spider-Man, as suas teias e os seus gadgets podem fazer a diferença.

O sistema de combate relembra a série Arkham de Batman, adaptado para as acrobacias por vezes cómicas do aracnídeo.

Este sistema de combate, tão familiar para os fãs de super-heróis e videojogos, altamente aclamado, combina um estilo semi-automático para grande acessibilidade, mas o sentido aranha e diferentes estilos de inimigos exigem diferentes comportamentos. É altamente dinâmico este estilo e terás de usar os diferentes movimentos ou golpes para descartar os rufias. Confesso que, após cumprir algumas missões secundárias e principais, fiquei com a sensação que os modelos dos NPCs inimigos são muito limitados e poderás sentir que estás sempre a enfrentar o mesmo.

"Spider-Man é altamente veloz, executa movimentos acrobáticos, desencadeia golpes com grande facilidade"

Enquanto Spider-Man, terás de ser altamente acrobático e veloz para vencer perante os inimigos, até as boss fights parecem prontas para bons momentos. A Insomniac assegura que terás bosses espectaculares mais para a frente. O sistema de combate poderá sentir-se altamente familiar, mas é algo com qualidade comprovada e revela que a Insomniac está atenta ao que os fãs deste género em particular gostam.

Esse sistema de combate servirá para vestires a pele do Spider-Man de uma forma que não era possível anteriormente - num mundo aberto que desfruta do conhecimento e desejo por actividades divertidas como a Insomniac já demonstrou ter. Existem inúmeras actividades secundárias e até podes usar o sentido aranha a meio de um balanço entre teias para descobrir se existem actividades criminosas em curso. Pelo meio até podes escutar o Jonah Jameson a dizer o quão desprezível tu és. Acredita que as interacções entre esta diva da rádio e os teus fãs estão absolutamente no ponto.

Desviar dos tiros, atacar inimigos no ar, deixá-los envoltos em teia numa parede, executar um Takedown e acima de tudo, jogar um recreio virtual que te dá mesmo a sensação de ser o Spider-Man é o que o sistema de combate faz.

No laboratório onde trabalha, Peter poderá (como quem diz tu) resolver pequenos mini-jogos para obter melhorias no seu fato, mas existem Tokens que terás de ganhar nas actividades opcionais. A Insomniac criou um enorme recreio virtual e não te obriga a nada, fazes o que quiseres. Podes jogar o jogo com o teu fato normal (criado pela Insomniac para este jogo) e desfrutar dos seus perks (alguns locais controlados por rufias terão de ser libertados à porrada e se cumprires com os objectivos opcionais poderás melhorar o fato), mas também poderás investir o teu tempo em tarefas opcionais (como descobrir mochilas perdidas com recordações dos tempos de liceu de Peter) para obter mais habilidades e fatos.

Existe muito mais do qual eu gostaria de falar sobre Spider-Man, mas o que posso dizer é que se és fã do aracnídeo, a Insomniac também o é. Enquanto fãs, esta equipa de criativos teve a oportunidade de criar algo que gostariam de ver e jogar. Durante as primeiras duas horas foi isso o que sentimos, que jogámos uma celebração de tudo o que representa o Spider-Man. Já houve tentativas no passado para criar algo semelhante, mas o tom cinematográfico desta nova experiência, o foco na narrativa e no lado de Peter Parker num jogo que ao mesmo tempo é um imenso recreio em mundo aberto poderá representar um marco sem igual na trajectória de Spider-Man nos videojogos. Setembro, chega depressa.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários