Zelda: Breath of the Wild walkthrough - Guia e dicas para completares a história principal

O nosso walkthrough completo para a aventura massiva da Switch e Wii U.

Zelda: Breath of the Wild é, simultaneamente, o último jogo para a Wii U e o jogo principal para o lançamento da Nintendo Switch, o que faz dele uma das obras mais importantes da Nintendo dos últimos anos. É também um jogo particularmente diferente, com uma estrutura mais aberta, menos linear, dando ao jogador apenas a informação necessária, mas ainda assim com imensas actividades secundárias e objectos escondidos para encontrar.

O nosso walkthrough de Zelda: Breath of the Wild irá providenciar-te com informações passo-a-passo de forma a conseguires completar a campanha e todas as outras missões que podes fazer à parte.

Este guia de Zelda: Breath of the Wild irá providenciar-te com uma série de truques e dicas para sobreviveres a este gigantesco mundo aberto, desde a mecânica de cozinhar, passando pelo combate e ainda como melhorar o arsenal e as habilidades do Link.

Walkthrough de Zelda: Breath of the Wild

A estrutura de Zelda: Breath of the Wild é um pouco diferente dos jogos anteriores. Não existe o longo tutorial no início o que significa que, no espaço de minutos, estarás pronto a explorar o mundo em teu redor, assaltar acampamentos inimigos ou procurar por ingredientes como bem entenderes.

Existe uma área de começo - o Great Plateau - e a partir daí, estarás livre para explorares o vasto mundo e completares os diferentes objectivos do jogo como melhor preferires - ou ignorá-los inteiramente.

Não esperes pelas dungeons tradicionais com chave, portas fechadas ou até mesmo Heart Containers; em vez disso, irás completar os Shrines espalhados por todo o mundo - obtens um gostinho deles na parte inicial do jogo - e com eles receber uma Spirit Orb que podes posteriormente trocar por upgrades permanentes ou outras habilidades.

Great Plateau

Dueling Peaks e Hateno

Devine Beast da Água Vah Ruta e Zora's Domain

Devine Beast do Fogo Vah Rudiana e Death Mountain

Devine Beast Voadora Vah Medoh e Rito Village

Devine Beast do Deserto Vah Naboris e Gerudo Town

Últimas preparações:

main

Precisas de ajuda com Breath of the Wild? Podes sempre dar uma vista de olhos aos nossos outros guias: Dicas, Truques e tudo o que precisas de saber, o local da lendária arma e como completar The Hero's Sword, como ganhar a melhor armadura, onde encontrar todas as Memórias Perdidas, Localização do Travel Medallion e a EX Teleportation Rumors quest e como ganhar dinheiro facilmente e Rupee farming spots. Não te esqueças também de visitar as nossas página sobre como cozinhar em Breath of the Wild, aprenderes a dominar e registares cavalos e a melhor forma de derrotares os temíveis Guardians. Não é o suficiente? Podes também dar uma vista de olhos a toda a informação que compilámos sobre The Champion's Ballad, localizações do Merchant Hood, Garb Of The Winds, Usurper King, Dark Armor, como obter a Ancient Bridle e Ancient Saddle e ainda onde encontrar o Uniforme da Guarda Real, Botas da Guarda Real e Boné da Guarda Real.

Zelda: Breath of the Wild - dicas para te aventurares no mundo aberto de Hyrule

Aprende as diferentes facetas do combate e exploração

Breath of the Wild inspira-se bastante em outros jogos de mundo aberto - quer seja Skyrim, Witcher 3, Far Cry ou Monster Huntertakes - especialmente quando comparado com os jogos anteriores e, deste modo, existe bastantes mecânicas que terás de dominar.

Combat tips:

  • Sempre que possível, usa stealth em combate para que possas atacar antes que os teus inimigos te detectem. Se te agachares será mais difícil que te vejam e se usares a erva alta como cobertura terás uma ajuda extra. Para inimigos de nível baixo, podes fazer um "sneak strike" que resultará numa morte instantânea, caso consigas posicionar-te atrás deles de forma sorrateira.
  • Aponta para a cabeça (ou pontos fracos coloridos) para infligires dano duplo num ataque apenas. Usar o arco de longe enquanto não és detectado irá tornar este processo imensamente mais fácil.
  • Saltar e aterrar irá dar-te uma vantagem em combate; premir o botão de ataque ao mesmo tempo que aterras de um salto fará com que Link arremesse a sua arma contra o chão, enquanto que se usares o teu arco a meio de um salto, irás abrandar o tempo o que te dará uma janela para que possas fazer uma mira mais precisa.
  • As armas irão degradar-se à medida que as suas e partem-se regularmente; portanto, apanha o máximo de tacos, arcos ou membros de monstros (!) para que tenhas sempre algo com que lutar. O último ataque antes que uma arma se parta irá também causar dano duplo.
  • Apesar de poderes lutar qualquer inimigo a qualquer altura, escolhe bem quais deves confrontar. Se sentes que a tua armadura e arsenal não são suficiente bons, retira-te e tenta novamente mais tarde. Ou, em alternativa, usa os cozinhados para aumentares as tuas estatísticas temporariamente.
  • Limpares campos de Bokoblins irá dar-te recompensas, que podem ser itens consumíveis, armas e Rupees, mas se matares todos os inimigos que se encontrem por perto, irás desbloquear um baú que contém um item bem mais valioso. Um item bem útil que se encontra na área inicial do Great Plateau são as Fire Arrows, no campo logo a Este do Temple of Time (aquele com a caveira gigante).
  • Inimigos irão "subir de nível" após matares um determinado número deles, algo que podes prevenir se te manteres afastado por completo do combate. Contudo, algumas áreas terão sempre inimigos mais fortes ou fracos e, se não subires de nível, irás perder a oportunidade de deitar as tuas mãos a algum loot bem poderosos que deixam cair.
  • Podes consumir alimentos para restaurar a tua saúde e trocar de arma a qualquer momento em batalha pois, ao acederes ao menu, pausas o jogo; isto significa que não tens de sair de uma situação mais delicada e podes continuar a luta.
8e
Assim que tenhas o Paraglider, podes assaltar campos por via aérea.

Dicas para exploração:

  • Gestão do inventário é importante e, com isso em mente, não te esqueças de o ir actualizando e removendo aqueles itens que não te interessam ou que não podes vender. Caso não consigas coleccionar algum equipamento - quer seja do chão ou de um baú - ele permanecerá no local até que saias da área.
  • Podes passar o tempo para a manhã, tarde ou noite seguintes se te sentares em frente a fogueiras. Certos inimigos, plantas e actividades só acontecem a determinadas alturas do dia, pelo que deves usar esta mecânica para a tua vantagem.
  • Esmaga caixotes com armas melee mais fortes para obteres outras armas e itens. Evita as bombas, pois farás com que o seu conteúdo voe para longe.
  • Existe uma barra de stamina para quando saltas, corres e nadas e, quando fica completamente vazia, podes contar que o Link fique com falta de ar, que se afogue ou que caia, quase literalmente, em desgraça. Se a barra fica vermelha enquanto estás a trepar, saltar dar-te-á a possibilidade de dares um puxão final, que podes usar para chegares ao local que precisas mesmo a tempo.
  • Podes trepar praticamente qualquer coisa - quer seja árvores para maçãs, edifícios para pontos vantajosos ou falésias para novas vistas; não penses que, só porque uma superfície é muito inclinada, não podes ultrapassá-la.
  • Tendo em conta que Zelda: Breath of the Wild é um mundo aberto, subir torres é a forma que o jogo oferece de ires desbloqueando porções do mapa assim que visitas novas áreas. Conseguirás vê-las a partir de uma distância considerável, mas estas podem ainda assim estar escondidas por montanhas em determinados ângulos; por isso, adiciona um marcador com a localização delas e tenta activá-las sempre que possível.

Dá uso ao teu chapéu de chefe

Cozinhar é uma das habilidades que terás de aprender em Zelda: Breath of the Wild. Encontrarás todo o tipo de ingredientes à medida que exploras e, apesar de os poderes consumir imediatamente para recuperares alguns corações, é ao cozinhá-los que trarás ao de cima o seu verdadeiro potencial.

Para começares a cozinhar, terás de encontrar uma panela, colocar comida nela e acendê-la usando uma tocha ou outro objecto inflamável. Depois, cabe-te experimentares. Algumas regras gerais que o jogo te ensina são:

  • Atira alguma coisa comestível e irás criar algo que o Link pode comer
  • Quanto mais ingredientes, mais saúde poderás recuperar
  • Misturar determinados ingredientes como peixe e carne com grãos e vegetais é uma óptima ideia
  • Ervas e especiarias ajudam, enquanto que certos ingredientes produzem determinados efeitos como saúde, um aumento na stamina ou resistência ao frio.
  • Insectos e lagartos podem fazer elixir ou outros itens menos normais, mas não são propriamente bons para serem comidos
7a

É uma técnica útil que estende a força dos teus ingredientes e, em alguns casos - tal como na fase inicial do jogo em que precisas de obter Resistência ao frio - pode ser essencial. Colecciona tudo aquilo que encontres e vai experimentando com aquilo que tens.

Usa os teus amiibos Zelda para desbloqueares certos itens ou mecânicas bónus

Se, nos últimos anos, tens vindo a coleccionar amiibos Legend of Zelda - sejam eles aqueles lançados com o Super Smash Bros, Twilight Princess HD, os do vigésimo aniversário da saga ou mesmo os de Breath of the Wild - então terás acesso a bastantes itens e mecânicas bónus.

Os amiibo Zelda mais antigos farão com que certos itens caiam do céu, incluindo barris, peixe ou ingredientes enquanto que os amiibo de Breath of the Wild irão oferecer acesso a itens bem poderosos do jogo.

Finalmente, o Link de Smash Bros dar-te-á Epona e, ao usares o Wolf Link, irás ter o lobo como companheiro para as tuas aventuras de Breath of the Wild, sendo que podes observar ambos no vídeo acima.

Conteúdos relacionados

Housemarque promete novidades para Returnal

Estará uma expansão a caminho do exclusivo PlayStation 5?

Lançamento de Uncharted: Legacy of Thieves Collection para breve

Já foi classificado pela Entertainment Software Rating Board.

Eis os jogos Xbox Live Gold para dezembro

Atualizado: confirmado oficialmente.

Também no site...

Comentários (0)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários