Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Shadow of the Tomb Raider - Data de Lançamento, Trailer, Localização - Tudo o que Sabemos

Actualizado: Todos os trailers e informações da E3

Shadow of the Tomb Raider, o terceiro jogo da trilogia Tomb Raider depois do reinício de 2013, está previsto para Setembro para a PS4, Xbox One e PS4.

Temos os detalhes aqui, incluído a data de lançamento de Shadow of the Tomb Raider, trailer e mais informações pertinentes.

Shadow of the Tomb Raider na E3 2018

Shadow of the Tomb Raider teve uma presença bem vincada na E3, com trailers lançados tanto na conferência da Microsoft como da Square Enix que nos deram um vislumbre ainda melhor daquilo que poderemos encontrar no jogo e dos perigos que Lara terá de enfrentar.

Já de seguida, podes ver o trailer que foi exibido na conferência da Microsoft:

Ver no Youtube

Como não podia deixar de ser, o jogo marcou igualmente presença na conferência da Square Enix, onde foi divulgado gameplay do jogo. Nele, pudeste ver Lara em acção, usando as suas armas mas também stealth para derrotar inimigos que a tentam caçar.

Ver no Youtube

Para além disso, foi revelado que poderás escolher dificuldades diferentes para três aspectos do jogo: exploração, combate e quebra-cabeças. Portanto, se não gostas particularmente das secções de combate e preferes, por exemplo, os puzzles, o jogo oferece-te a possibilidade de definires dificuldades diferentes. Existirá rappel, Lara poderá correr nas paredes e ainda o maior hub dos jogos Tomb Raider.

Tivemos a oportunidade de jogar uma demo do jogo e assistir a uma apresentação à porta fechada: podes ler aqui de forma mais detalhada, mas seguem-se alguns detalhes importantes que mostram como este jogo se destaca dos anteriores, e como Lara paga finalmente o preço de todos os seus actos e obsessões.

Lara não é mais aquela heroína que se safa sempre. Quando chega ao centro de uma pirâmide, ela remove uma adaga e inadvertidamente despoleta o fim do mundo. Se o vilão do jogo já chegava para criar pânico, Lara é a responsável por destruir uma cidade inteira.

Já o gameplay é muito parecido com o que tens em Rise of the Tomb Raider, com um foco muito mais inclinado para abordagens furtivas.


Shadow of the Tomb Raider - Data de lançamento

A Square Enix confirmou que Shadow of the Tomb Raider está previsto para ser lançado a 14 de Setembro para a Xbox One, PS4 e PC. A revelação total de Shadow of the Tomb Raider aconteceu a 27 de Abril, sendo que as novas imagens (que podes ver a seguir) haviam já sido lançadas.

Shadow of the Tomb Raider - Trailer de Revelação

Ver no Youtube

Arte Conceptual de Shadow of the Tomb Raider

Season Pass de Shadow of the Tomb Raider

Mais do que revelar as primeiras informações sobre a jornada de Lara Croft, a Square Enix confirmou a existência de três versões diferentes, de um passe de temporada e da possibilidade de jogar 48 horas mais cedo, se pré-encomendares qualquer uma das edições existentes.

A versão Normal inclui apenas o jogo, mas garante acesso a um boost de habilidades nas pré-encomendas. Na PS4, garante ainda o acesso a um tema dinâmico, enquanto na Xbox One dá-te uma roupa para o teu avatar e no PC recebes um wallpaper.

A versão Digital Deluxe Edition contém todos os conteúdos da versão normal e pré-encomendas, a banda sonora do jogo, um uniforme e uma arma extras para Lara Croft.

Se optares pela Croft Edition, receberás todos os conteúdos da Digital Deluxe, três pacotes com conteúdos extra e o Passe de Temporada de Shadow of the Tomb Raider.

Se quiseres ir mais longe, poderás comprar a Ultimate Edition, que inclui todos os conteúdos da Croft Edition, uma lanterna e uma estátua de Lara Croft, a icónica protagonista deste Shadow of the Tomb Raider.

Sobre o Passe de Temporada, a Square Enix anunciou que incluirá o acesso a "novas aventuras todos os meses", na forma de sete missões secundárias, com narrativa, sete fatos diferentes, sete armas e sete habilidades.

Estas novas aventuras chamam-se "Paths" e cada uma inclui uma nova narrativa, novas missões, uma Challenge Tomb, uma nova arma, novo fato e nova habilidade. A primeira Challenge Tomb introduzirá ainda a funcionalidade cooperativa em Shadow of the Tomb Raider.

Apesar de Rise of the Tomb Raider ter sido lançado como um exclusivo temporário para a Xbox One (chegando eventualmente e numa data mais tardia para a PS4 e PC), não existe exclusividade para Shadow of the Tomb Raider. Os jogadores da Xbox One, PS4 e PC irão obter o jogo todos ao mesmo tempo. É esperado que, tal como Rise of the Tomb Raider, Shadow of the Tomb Raider irá fazer um uso excelente do poder 4K da PS4 Pro e Xbox One X.

Poderá Shadow of the Tomb Raider chegar à Switch?

A Square Enix só anunciou Shadow of the Tomb Raider para PC, PS4 e Xbox One, com suporte para Xbox One X e PS4 Pro. O jogo não foi anunciado para a Nintendo Switch e não parece provável que o mesmo chegue à consola híbrida/caseira da Nintendo.

Localização de Shadow of the Tomb Raider

Alguma arte de Shadow of the Tomb Raider

Com a informação que temos, olhando para as pirâmides e para uma das fotos que representa o Dia de Los Muertos, é praticamente certo que o jogo poderá ter, pelo menos parcialmente, palco no México. Tendo em conta a cultura Maia e Azteca presente neste país, não seria totalmente descabido um jogo da saga Tomb Raider baseado nestas civilizações. Podes ver um vídeo com a nossa opinião sobre o próximo jogo já a seguir.

Ver no Youtube

Recentemente, foi revelado que Shadow of the Tomb Raider seria o jogo mais difícil da saga, algo que irás notar no primeiro túmulo que encontras no jogo. Os checkpoints não estão longe do lugar onde mores, o que faz com que morrer e ver essas mortes horríveis te ajude a sentir mal com o fracasso e motivar-te a fazeres o melhor possível para te manteres vivo.

A Square Enix e a Eidos Montreal lançaram no início de Junho um novo video relacionado com Shadow of the Tomb Raider onde Martin Palko, Artista Técnico Sénior, aborda alguns aspectos do grafismo do jogo.

No vídeo, Palko fala de forma breve sobre o trabalho feito nas melhorias dos efeitos visuais do jogo, incluindo água, óleo, fogo e fumo. A parte mais interessante é que o mesmo não se limita a dizer-nos estas informações, sendo que as podemos ver em acção no motor do ambiente. A equipa tem como objectivo tornar o jogo realista e, para tal, é necessário usar fórmulas físicas do mundo real - por exemplo, a cor do fogo é determinada pela temperatura da chama. Podes ver o vídeo já a seguir:

Ver no Youtube

Rise of the Tomb Raider está neste momento presente na Xbox Gamepass, para que possas jogá-lo antes que a última parte da trilogia chegue no final do ano - isto caso sejas dono de uma Xbox One, pelo menos. Jogadores PS4 e PC terão de comprar o jogo. E, de resto, é só esperar até Setembro.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Shadow of the Tomb Raider

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.
Comentários