Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Falcom foi criticada por não apoiar a Nintendo DS

Presidente partilha curiosidade do passado.

Apesar do seu incrível sucesso, a Nintendo DS não recebeu jogos da Nihon Falcom, algo do qual o seu presidente falou numa recente entrevista, onde fala de como Ys 8 na Switch demonstra que nunca tiveram problemas com a Nintendo.

Toshihiro Kondo, presidente da Nihon Falcom, falou sobre o apoio que prestaram à PSP e sobre o porquê de não terem lançado jogos na Nintendo DS, explicando que não tiveram qualquer problema com a criadora da DS.

Numa entrevista com o DenFamiNicoGamer, via Siliconera, Kondo fala de como durante muitos anos eram criticados por não gostarem da Nintendo e que ainda recentemente a sua editora, a Nippon Ichi Software, recebeu um telefonema da Nintendo.

"Recentemente, mesmo antes do lançamento de Ys VIII na Nintendo Switch, existiam algumas controvérsias online. A nossa editora, a Nippon Ichi Software, até recebeu um telefonema das relações públicas da Nintendo a perguntar 'Está tudo bem convosco?' e 'Está tudo bem com a Falcom?' Mas não demos muita importância a isso."

As críticas que a Falcom não gostava da Nintendo surgiram quando a companhia decidiu apoiar a PSP e não a DS, que desfrutava de alta popularidade, mas Kondo explica que existiu uma razão.

"Na altura em que a Nintendo DS era extremamente popular, muitas companhias começaram a ir para a DS. Após olhar para o catálogo de jogos que vendiam na DS, tivemos alguma dificuldade em imaginar que os nossos produtos se encaixariam ali. Jogos orientados para a família e jogos focados numa audiência mais jovem eram os grandes sucessos."

"No final, decidimos optar pela PSP porque determinamos que os utilizadores da PSP e os fãs da Falcom alinhavam-se. No entanto, foi a partir daí que as pessoas começaram a dizer que 'a Falcom odeia a Nintendo'," explicou Kondo.

Kondo disse ainda que foram aprovados pela Nintendo para desenvolver jogos para a Nintendo DS e nunca tiveram qualquer problema com a companhia, revelando até que estavam a planear um Ys diferente.

Agora, com o apoio prestado à Nintendo Switch, esperam que esse noção errada desapareça.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Ys 8: Lacrimosa of Dana

PS4, PlayStation Vita, PC

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários