Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Unravel Two na Switch é difícil, mas possível

O estúdio explica que o jogo não é tão simples quanto parece.

Unravel Two foi um anúncio que apanhou todos de surpresa a assistir à conferência da Electronic Arts na E3 2018, mas assim que o entusiasmo passou, a pergunta que se instalou foi: onde está a versão para a Nintendo Switch?

Assim que o jogo foi anunciado, Unravel Two ficou disponível de imediato para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Para muitos, o jogo parece simples e ideal para uma consola como a Nintendo Switch, contudo, a Coldwood Interactive explicou ao GamesIndustry.biz que criar uma versão para a consola da Nintendo não é assim tão fácil.

"Até os controladores da Switch são da mesma cor dos Yarnies, é incrível," disse Michael Gill, o produtor. "É uma máquina feita para Unravel Two, mas o jogo está a 60 fotogramas por segundo, e é realmente importante para nós manter essa framerate. Para manter isso na Switch juntamente com a qualidade gráfica, seria difícil."

"Embora possa parecer como um jogo simples de plataformas, alguns locais têm cerca de quatro milhões de triângulos no ecrã. Existem muitos detalhes, paisagens complexas, toda a vegetação e outras coisas. Conseguimos fazê-lo, mas vai demorar tempo."

Mesmo na versão Xbox One foi difícil atingir os 60 fotogramas por segundo devido à versão modificada do PhyreEngine da Sony que foi usada para o desenvolvimento de Unravel. O estúdio teve que fazer a adaptação à plataforma sozinho, e se houvesse uma versão para a Switch, demoraria mais seis meses e um lançamento em simultâneo com o anúncio não seria possível.

Ver no Youtube

"Muitas pessoas dizem que o port deve ser simples, porque é apenas um jogo de plataformas 2D," disse Jakob Marklund, o programador líder no estúdio. "Mas os gráficos são complicados, existemsimulação da água em muitas áreas e a física do novelo de lã - são mecânicas simples, mas com muitas camadas para se tornar jogável. Existem muitas físicas para afinar e temos sistemas em cima disso para transmitir uma boa sensação. Nas consolas maiores usamos todos os núcleos intensivamente."

Sobre as culpas que alguns atiraram para a EA por não haver uma versão para a Nintendo Switch de Unravel 2, foi dito que "não foi a EA a carregar nos travões. Eles querem mesmo fazer jogos para a Switch."

Read this next