Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pokémon Go - Amigos, Nível de Amizade, Bónus e como adicionar amigos em Pokémon Go

Tudo o que precisas de saber sobre os níveis de amizade em Pokémon Go.

Amigos em Pokémon Go é uma nova adição que abre a porta a funcionalidades novas e altamente requisitadas, incluindo Trocas e enviar Presentes.

Criar uma lista de Amigos permite-te não só verificar o progresso dos teus amigos, mas poderá fornecer-te uma série de bónus quando usares Ginásios e fizeres Raids.

A funcionalidade dos Amigos continua a mudar ao longo do tempo - sendo que a lista de amigos foi duplicada para 400 em abril de 2021.

Serem amigos permite-te fazer exactamente o quê em Pokémon Go?

A funcionalidade dos Amigos em Pokémon Go contém um sistema de listagem de amigos que introduz uma série de benefícios. Permite-te:

  • Verificar o progresso dos teus amigos, desde o nível do Treinador, passando por Pokémon capturados e distância percorrida
  • Trocar Pokémons
  • Enviar e receber Presentes, que incluem Ovos de 7kms
  • Com níveis de Amizade mais altos, recebes um bónus no teu ataque em Ginásios / Raids, gastas menos Stardust quando fizeres Trocas e ainda podes participar em Trocas Especiais (Special Trades)

Existe uma série de sistemas e benefícios que entram em jogo, mas comecemos pelo básico - como adicionar um amigo em Pokémon Go.

Como adicionar um amigo em Pokémon Go

Primeiro, terás de ter o nível de Treinador certo para acederes à funcionalidade. Neste momento, o limite do nível de Treinador é 10. Este valor tem diminuído rapidamente - desceu de 40 para 30 dentro em horas depois do lançamento da funcionalidade e depois para 10 na manhã seguinte - por isso, se ainda não estás nesse nível, só terás de esperar mais alguns dias.

Assim que estejas num valor alto o suficiente que te permita adicionar amigos em Pokémon Go, segue para o teu ecrã de Treinador clicando no botão no canto inferior esquerdo do ecrã principal, e depois clicar no separador "Friends" no canto superior direito.

Depois, clica em "Adiciona Amigos". Aqui, podes inserir o código de Treinador de um amigo. Precisarás dele para poderes adicioná-lo como amigo - não existe forma de adicionares o nickname de um Treinador. Pensa nos códigos de Treinadores como os "Friend Codes" das consolas da Nintendo, que te obrigam a conhecer a pessoa de antemão antes de poderes enviar pedido, de maneira a prevenir que os jogadores interajam com estranhos.

O teu próprio Código de Treinador está também listado aqui. Para simplificar, podes copiar o código de treinador para o teu telemóvel, de maneira a poderes enviá-lo de forma mais simples para os teus amigos através de outra app.

Deve ser notado que Treinadores que "necessitam de aprovação parental e registo através do Pokémon Trainer Club para jogarem Pokémon Go serão incapazes de fazer trocas com outros jogadores no jogo", de acordo com a Niantic.

Assim que tenhas o Trainer Code do teu amigo, podes introduzi-lo na app e envia-lhe um pedido. Assim que o pedido seja aceite, são agora amigos, e poderão ver-se um ao outro nas vossas listas de amigos. Primeiro passo, feito!

Como aumentar os Níveis de Amizade em Pokémon Go - níveis e bónus explicados

Podes melhorar o teu Nível de Amizade com o teu amigo das seguintes formas formas:

  • Enviar Presentes
  • Participar em Raids e batalhas de Ginásio juntos
  • Participar em Batalhas de Treinadores

Nota que apenas podes progredir a Amizade com uma pessoa uma vez por dia; por isso, caso já tenhas feito uma das atividades acima, terás de esperar até ao próximo dia para aumentares este nível ainda mais.

Já que só podes progredir na Amizade uma vez por dia por amigo, serão necessário vários dias para desbloquear os níveis. Há um total de quatro níveis de amizade para desbloquear:

Nível de AmizadeNúmero de dias para desbloquearBónus
Bom Amigo1Habilidade de fazer Trocas e enviar / receber Presentes
Grande Amigo7Pequenos desconto de Stardust nas Trocas
Pequeno bónus de ataque em Ginásios e Raids
+1 bolas de captura Raid
Ultra Amigo30Desconto médio de Stardust nas Trocas
Bónus médio de ataque em Ginásios e Raids
+2 bolas de captura Raid
Melhor Amigo90Desconto grande de Stardust nas Trocas
Bónus grande de ataque em Ginásios e Raids
+4 bolas de captura Raid

De forma sumária - quanto maior o Nível de Amizade, maiores serão os teus descontos em Stardust e melhor será a tua experiência em Ginásios e Raids.

Para ver o progresso exacto que resta, dirige-te ao teu Amigo no seu feed, clica no seu avatar e depois nos Corações. Aí, poderás ver quantos dias faltam para te tornares num bom amigo, ultra amigo ou melhor amigo.

Que mais precisas de saber sobre a funcionalidade dos Amigos em Pokémon Go?

Existem várias informações sobre a funcionalidade dos Amigos que deves saber:

  • Existe um limite de 200 amigos em Pokémon Go - mais que o suficiente para construíres bons níveis de Amizade com amigos próximos e criar vários grupos para Raids.
  • Se copiares a mensagem recebida com o Código do Treinador e colá-la na caixa do Código do Treinador, irás postar o próprio código. Útil!
  • Um ponto vermelho irá aparecer no ecrã principal, por cima do ícone do Treinador no canto inferior esquerdo do ecrã, para notificar que um presente ou pedido de Amizade está pendente.
  • Notificações para Amigos e Presentes podem ser desligadas nas Definições, caso não queiras que apareçam.
  • O feed de Amigos usa actividade recente aleatória e envia-a para os teus amigos. Não existe uma forma de "empurrar" um update específico para o feed dos teus amigos neste momento.
  • Não existem quadros de liderança disponíveis no feed de Amigos, por isso, caso queiras comparar estatísticas - como níveis, distância percorrida e criaturas capturadas, terás que entrar em cada Amigo de forma manual.
  • Neste momento, não existe forma de fazeres com que a tua informação não apareça no feed dos teus amigos ou que a mesma não seja actualizada. Selecciona os teus amigos cuidadosamente caso esta situação te preocupe!
  • Existe uma Medalha associada com o estatuto de Melhores Amigos - o maior escalão de amizade. Um Melhor Amigo é bronze, dois são Prata e três são Ouro.
  • Remover e depois voltar a adicionar um amigo irá restaurar o nível de Amizade e bónus que acumularam anteriormente.
  • Mudar o nickname de Treinador depois de adicionares alguém pode afectar os bónus que são aplicados. A Niantic recomenda que removas o teu amigo e voltes a adicioná-lo para ajudar a aliviar a situação.
  • Existe também a suspeita de uma mudança de interface quando aumentares de Níveis de Amizade. "No jogo, poderás ver que a interface mostra o crescimento da amizade, aumentando de forma incrementada e deliberada à medida que desbloqueia recompensas que são ainda mais significativas", diz a Niantic.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Pokémon Go

Android, iOS

Related topics
Sobre o Autor
Matthew Reynolds avatar

Matthew Reynolds

Managing Editor

Matthew edits guides and other helpful things at Eurogamer.net. When not doing that, he's out and about playing Pokémon Go or continuing to amass his amiibo collection.
Comentários