Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Monster Hunter World - Guia de Principiante

Neste guia de Monster Hunter World iremos ensinar-te as mecânicas básicas do jogo, incluindo como matar monstros e melhorar o teu equipamento.

Monster Hunter World, tal como já deves ter adivinhado, é um jogo sobre descobrir e caçar as maiores e mais intimidantes feras espalhadas pela território. Uma vez que estamos a falar da entrada desta aclamada saga nas consolas, este guia de Monster Hunter World irá guiar-te nas fases iniciais desta aventura para te ajudar a perceber estes sistemas complexos que se encontram presentes dentro do jogo.

Guia de principiante de Monster Hunter World

Assim que tenhas personalizado e criado a tua personagem e adorável companheiro Amigato, irás encontrar-te a bordo de um navio destinado ao "novo mundo", um continente que a Quinta Armada foi incumbida de tornar seguro para a população. Portanto, terás a tarefa de caçar e matar os mais perigosos monstros nesta terra misteriosa, todos com forças e fraquezas distintas, juntamente com diferentes habitats e métodos de caça.

A mecânica principal do jogo pode parecer muito simples, à primeira vista: embarca numa missão para matar um monstro, encontra a dita besta e mata-a para coleccionares a tua recompensa. Existem, contudo, muitos outros factores que deves ter em consideração, como o tipo de vida selvagem que vais encontrar ou usar Moscas Scout para encontrar certos itens ambientais que podes usar para criares ferramentas e poções.

Como usar as Moscas Scout para encontrares Monstros

Iremos começar com as moscas Scout. Enquanto estás a correr pelo mapa, irás ver um rasto verde no ar, a distanciar-se de ti, e a apontar para certos itens que se encontram próximos, como plantas e animais. Quando estiveres a explorar o mapa, irás eventualmente encontrar rastos de monstros, sejam eles pegadas, muco ou outras marcas no ambiente. Interage com elas, enchendo gradualmente a barra da mosca Scout, o que irá dar-lhe a possibilidade de encontrar o teu monstro e aterrar mesmo em cima da tua presa.

De seguida, terás também de considerar os planos espalhados por todo o mapa. Se premires o botão Options/Pause, irás abrir o menu principal, de onde podes depois escolher a opção "Crafting List". Isto irá mostrar-te uma listagem dos itens que podes criar durante a tua jornada, incluindo poções, armadilhas e munição para as tuas armas. Junto de cada opção de crafting, irás ver os itens que precisas para criar determinado objecto e se não possuis os necessários, terás de explorar o mapa com a ajuda das moscas Scout para encontrarem por ti.

Guia do Menu Rápido de Monster Hunter World

Existe depois o menu de Acesso Rápido na parte inferior direita da HUD e que deves também ter em consideração. Este menu permite-te aceder a determinados itens do teu inventário a uma maior velocidade, e depois premir Quadrado/X para os usares. Podes customizar os itens neste menu premindo o botão pausa e escolhendo "Item Pouch", premindo Triângulo/Y para trazeres a própria barra ao de cima. Podes então mudar este menu de maneira a ficar ao teu gosto e posicionar certos itens como Poções ou Mega Poções na parte inicial da barra, de forma a poderes aceder-lhes o mais rapidamente possível.

Monster Hunter World - Como mudar o teu Equipamento/Armas

No que diz respeito à troca de itens, Monster Hunter World é o primeiro jogo da série que te permite mudar equipamento e armas a meio da missão, o que não te obriga a sair da mesma caso as tuas armas se tenham tornado redundantes e insuficientemente fortes para derrotares o teu inimigo. Mudar a arma que tens equipada é, na verdade, bastante simples: tudo o que tens de fazer é dirigires-te a qualquer base presente no teu mapa (podes abrir o mapa premindo o botão de meio no teu comando da PS4 ou no botão "traseiro" do da Xbox One) e entrares na tenda.

Agora que estás dentro da tenda, ser-te-á dada a opção da mudar as armas e equipamento da tua personagem. E consiste basicamente nisso - mudar o teu equipamento é surpreendentemente fácil para um jogo tão complexo como Monster Hunter World.

Monster Hunter World - Guia do Amigato

Este felino teu companheiro embarca ao teu lado em cada missão, e segue-te nos diferentes mapas do jogo, para onde quer que vás. Em vez de reunir itens do ambiente para ti, o teu Amigato irá também ajudar-te em combate, atacando monstros periodicamente sempre que te encontras numa batalha.

Podes melhorar o teu Amigato com melhor equipamento do Smithy do Armamento, algo que deves tentar fazer sempre que possível pois irás dar-lhe a possibilidade de derrotar bestas mais poderosas. Com isso, poderá atacar alguns monstros, sendo que o Amigato consegue ainda restaurar a tua saúde assim que desça para baixo de um certo valor, reunindo Vigorwasp (uma órbita verde voadora), que segue na tua direcção e explode sobre a tua cabeça para te curar.

Cover image for YouTube videoMonster Hunter World Gameplay - How to Kill the Tobi Kadachi - PS4 Gameplay

Sempre que vires o teu Amigato a trazer-te Vigorwasp, tenta permanecer o mais quieto possível pois irás reduzir o tempo da explosão da órbita sobre ti, curando-te. Para além das Mega Poções, Vigorwasp é uma das opções curativas mais poderosas em Monster Hunter World, tornando o teu Amigato automaticamente mais valioso em batalha.

Monster Hunter World - Como jogar Online, como jogar Offline

Como mencionámos, podes dirigir-te aos quadros das missões para ajudares outros jogadores online, respondendo aos seus Foguetes SOS quando precisam de ajuda com uma determinada criatura, ou simplesmente juntando-te eles para uma expedição simples. Os benefícios em jogar online consistem em derrotar os monstros de forma bem mais rápida do que conseguirias se estivesses a solo, poupando-te tempo valioso caso estejas à procura de, digamos, uma Escala de um Great Jagras para criares uma nova peça de equipamento.

Em alternativa, podes também jogar Monster Hunter World inteiramente sozinho. Para o fazeres, terás de criar a tua própria sessão online, algo que fazes apenas a partir do menu principal do título. Assim que tenhas seleccionado a personagem com a qual pretendes jogar, escolhe a opção "Create an Online Session" e ser-te-ão perguntadas as preferências da tua sessão.

Selecciona a opção 'Private Session' perto do fim e, de seguida, "Sim", tornando a tua sessão online invisível para o resto do mundo. Podes agora jogar Monster Hunter World sozinho, algo que deverás preferir se pretendes alguma paz em relação aos outros jogadores que aparecem de forma aleatória na tua sessão, manipulando as tuas missões específicas.

Monster Hunter World - Como Mudar a Tua Aparência

Imagina que não gostas do design que deste ao teu caçador no início de Monster Hunter World. Como podes mudar a sua aparência? Se fores para o Tradeyard na área hub do jogo, podes encontrar a tua sala pessoal perto da mesa onde os Comandantes se reúnem. A entrada está coberta por uma cortina grande e branca, pelo que não te passará despercebida.


Outros guias de Monster Hunter World


Assim que estejas lá dentro, dirige-te à Item Box no teu quarto onde te será dada a opção "Change Appearance" para a tua personagem. O nome não engana e irás regressar ao ecrã de customização que viste no início de Monster Hunter World. Não te preocupes se destróis a tua personagem por completo: podes mudar cada pequeno detalhe da tua personagem sem lhe fazeres um reset.

Esta é a conclusão do nosso guia de principiantes para Monster Hunter World mas não te esqueças de visitar os nossos artigos adicionais para outras secções deste jogo tão antecipado.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Monster Hunter World

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários