Mario Tennis Aces - Hands On - Um vício made in Nintendo

A adorável simplicidade é uma armadilha e não quererás escapar.

Mario Tennis Aces é o próximo grande exclusivo da Nintendo para a sua Switch e ao contrário do que muitos podem pensar, este não é um jogo para cumprir calendário. Relembrando o papel de ARMS no Verão da Switch no seu primeiro ano de vida, Mario Tennis Aces poderá tornar-se num autêntico sucesso entre as famílias e um jogo que dignifica da mais brilhante forma o conceito híbrido da Switch - um jogo capaz de entreter grupos de amigos ou servir para uma partida rápida na hora do almoço.

Mario Tennis Aces poderá passar despercebido a muitos, perdido no meio de nomes como Pokémon e Super Smash Bros. para a Switch, mas a recente demo (ou Torneio Online Pré-Lançamento, se preferires) funciona como uma verdadeira operação de charme que poderá deixar muitos jogadores convencidos que é a proposta correcta para garantir um Verão divertido. Os conteúdos são limitados (um modo vs CPU local e um Torneio Online), mas a demo serve para te deixar rendido ao seu gameplay - extremamente viciante e equilibrado.

Após algumas horas sem largar a Switch graças a este primeiro contacto com Mario Tennis Aces, fiquei com a clara sensação que a Nintendo injectou aqui a fórmula que consagrou Mario Kart 8: visuais coloridos que cativam qualquer tipo de jogar, um gameplay aparentemente simples embrulhado em controlos fáceis de aprender, combinados com uma dificuldade que te deixará completamente de rastos ou eufórico. Mario Tennis Aces tem essa capacidade para te fazer sentir o maior, para no momento seguinte te sentires um inútil. Parece simples, mas longe disso.

1
Tal como em Mario Kart, a Nintendo aposta nas personagens fofas que bem conheces, mas com diversas expressões que tornam as partidas muito mais engraçadas.

Sendo um jogo de Ténis em estilo arcada, Mario Tennis Aces preocupa-se essencialmente com a diversão e não com a simulação do desporto. Isto significa vários efeitos luminosos a acompanhar os movimentos, para encaixar na perfeição com os estádios e personagens preparados pela Nintendo, movimentos altamente irrealistas e todas as ferramentas para uma alucinante partida. O gameplay é o verdadeiro segredo desta receita e existem diversos elementos que tornam Mario Tennis Aces num vício - nos dias de hoje, poucas conseguem criar experiências arcada como a Nintendo.

O gameplay de Mario Tennis Aces é relativamente simples, tens que devolver a bola ao adversário até que ele não a consiga devolver mais. No entanto, repetir sempre os mesmos movimentos seria aborrecido e a Nintendo introduz diversos tipos de golpe que introduzem profundidade no gameplay. Além do Topspin, o golpe normal, tens o Slice (mais lento e baixo), o Flat (aquela pancada seca de veloz), juntamente com o Lob e o Drop Shot (para as bolas que estão lá em cima). Estes são os movimentos centrais do gameplay.

2
Existem diversas habilidades que podem fazer a diferença numa partida, este Zone Shot poderá deixar o teu adversário sem capacidade de resposta.

No entanto, Mario Tennis Aces não é assim tão simples - o timing é muito importante. Mais do que uma questão de reflexos, a Nintendo apostou no timing e no uso de habilidades especiais que brincam com essa ferramenta do gameplay. Se pressionares o botão e o largares quando a bola está mesmo perto de ti, o golpe será mais forte e poderás acumular percentagem na barra de especiais. Isto permitirá executar um Zone Shot (tiro altamente feroz em grande estilo) ou um Special Shot (quando a barra está cheia e a perspectiva passa para a primeira pessoa e podes mirar onde colocar a bola - tem direito a movimento especial e tudo).

Como referi, as habilidades especiais são muito importantes e aprofundam o gameplay relativamente simples, mas o timing também é um dos maiores valores, Saber quando acertar na bola, saber colocar a bola e gerir o jogo de profundidade no terreno é importante, mas saber quando acertar também é. Ocasionalmente surgem estrelas no chão e quando lá estás podes executar um movimento especial que pode garantir um ponto imediato. Existem imensas ferramentas para o jogo ofensivo, mas também existem formas de elevar o comportamento defensivo.

3
O timing é um dos elementos chave no gameplay e terás várias técnicas que ajudam a manipular o tempo para golpes diversificados que tornam tudo mais inesperado.

Especialmente a capacidade de abrandar o tempo e chegar a bolas que de outra forma seria impossível. É o lado louco e arcada que a Nintendo imprime a alguns dos seus jogos. Pensa nos power ups de Mario Kart e como transformam o jogo numa questão de segundos e aplica o conceito a um jogo de ténis. Isto é a Nintendo a pensar de uma forma ousada e irreverente, como nenhuma outra parece conseguir. Bolas perdidas, subitamente ficam ao teu alcance, golpes poderosíssimos podem ser reenviados, tudo graças a esta mecânica. No entanto, o uso é limitado e o timing continua a ser rei - falha o timing da resposta e até poderás partir a tua raquete.

As primeiras impressões mostram um jogo arcada com muita profundidade. Uma simplicidade enganadora que deixa qualquer um com vontade de o jogar, mas cuja profundidade no gameplay te deixará agarrado, sempre a tentar melhorar e vencer. Esta é uma arte que poucos dominam como a Nintendo e que poderá glorificar Mario Tennis Aces de uma forma totalmente inesperada. O jogo completo terá vários modos, como o modo Aventura, que ramificam ainda mais o gameplay, mas esta demo serviu o seu propósito - um aperitivo que te deixa com vontade de ter mais.

Mario Tennis Aces tem tudo para se tornar num novo sucesso para a Nintendo Switch, especialmente porque glorifica todo o conceito pensado para esta híbrida e por seu lado, a consola torna-o numa experiência com um potencial fora do alcance dos anteriores jogos. A possibilidade de desfrutar de partidas com amigos em qualquer lado a qualquer hora, a forma como consegue cativar mesmo quem não joga habitualmente e se sente atraído pelos seus coloridos visuais e acessível gameplay, são importantes trunfos. A incrível dificuldade e atitudes mesquinhas da IA relembram Mario Kart e sabemos que isso significa muita diversão, mas também muitos momentos a berrar, sem jamais o largar.

Publicidade

Salta para os comentários (10)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Moon Knight e She-Hulk serão séries live action no Disney+

Bruce Banner deixou de ser o único Hulk.

Série The Mandalorian recebe primeiro trailer

Pedro Pascal protagoniza a série de Star Wars.

Cyberpunk 2077 estará no Tokyo Game Show

Spike Chunsoft promoverá o jogo da CD Projekt RED.

Também no site...

Comentários (10)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários