A Nintendo teve um 2017 incrível: a Switch foi um enorme sucesso para a companhia e jogos como The Legend of Zelda, Super Mario Odyssey, Splatoon 2, entre muitos outros, continuam em alta nas vendas por todo o mundo. Todavia, há algo que os fãs muito desejam e que não faz (ainda) parte do catálogo da Switch - um novo RPG de Pokémon.

Apesar de jogos como Pokkén Tournament DX ou Ultra Sun e Ultra Moon terem sido lançados nas consolas da Nintendo, a comunidade gamer está ansiosa por um novo RPG na Switch inserido no aclamado Universo de Pokémon.

pokemon_sun_and_moon_wallpaper_by_drpokelover_da23hz4

Com isso em mente, decidimos reunir nesta página toda a informação que circula sobre o novo jogo de Pokémon. Claro está, pouco se sabe ainda sobre o mesmo, pelo que deves manter um certo grau de cepticismo.

Um jogo principal de Pokémon está em desenvolvimento para a Switch.

Durante o Nintendo Direct da E3 de 2017 (que podes ver a seguir), Tsunekazu Ishihara, o presidente e CEO da The Pokémon Company, revela algum gameplay de Pokkén Tournament DX para a Switch. Todavia, antes de terminar, o mesmo revela ter um último anúncio: que a equipa da GameFreak já se encontra a trabalhar num novo RPG de Pokémon para a Switch. Podes assistir a esse momento ao minuto 9:30.

"A GameFreak começou a produção de um RPG Pokémon principal na Nintendo Switch," disse Ishihara. "Poderá demorar um ano a ser lançado mas esperamos que continues ansioso pelo mesmo". Já sabemos, então, que se trata de um jogo principal da saga e não um spin off como Pokkén Tournament ou Pokémon Super Mystery Dungeon.

Vale a pena notar que nunca um jogo da linha principal de Pokémon foi lançado numa consola caseira e sim, apesar da Switch poder ser considerada uma portátil, o facto de poder ser jogada em modo caseira permitirá que os gráficos sejam melhorados.

"Com a Switch, temos a oportunidade de criar um Pokémon mais profundo e com um maior nível de expressão", disse Ishiara numa entrevista com a Bloomberg. "Como resultado, isso fá-la uma plataforma extremamente importante. Neste momento, estamos a usar ecrãs de 7-8 polegadas mas numa TV de alta definição ,podes criar um mundo com gráficos e sons diferentes".

Para além disso, o mesmo debruçou-se sobre a capacidade de Switch de co-op local instantâneo e que a GameFreak está a considerar essa mecânica no próximo título de Pokémon. "Até agora, os jogos foram feitos de um para um, mas nos tempos que correm podes chegar a casa e jogar com toda a gente - como adicionamos estes temas e como nos certificámos que não os complicamos?".

No que diz respeito ao possível lançamento de acessórios, o mesmo diz: "Não posso confirmar que iremos criar acessórios, mas gostava de pensar nessa possibilidade".

O que aconteceu a Pokémon Stars?

Em Novembro do ano passado, a Eurogamer revelou que uma nova versão de Sun e Moon seria lançada na Nintendo Switch, em 2017, com o nome de código Pokémon Stars.

Gerações anteriores de Pokémon tiveram um terceiro título lançado mais tarde que expandia os outros dois jogos - Pokémon Yellow seguiu os originais do GameBoy, Pokémon Platinum seguiu-se a Diamond e Pearl na DS. Supostamente, Pokémon Stars iria conter a mesma história e localização que Sun e Moon mas com maiores texturas, resolução, etc.

Todavia, as vendas da Nintendo Switch levaram a uma ligeira alterações de planos - Pokémon seria o último recurso da companhia nipónica caso as vendas da Switch fossem um fracasso. Desde que foi lançada em Março, a consola vendeu extraordinariamente bem, pelo que uma versão rápida de Sun e Moon deixou de ser necessária - dando à Nintendo mais tempo para criar um novo Pokémon de raiz para a consola.

maxresdefault

Por outro lado, a Nintendo não queria dar a ideia que, com o lançamento da Switch, cortou de imediato o suporte à 3DS. Foi assim que nasceu Ultra Sun e Ultra Moon, os mais recentes jogos Pokémon para a 3DS que foram lançados em Novembro.

Pokémon Stars "nunca representou um grande salto em termos de design para Pokémon num hardware mais poderoso. Os fãs não ficariam tão entusiasmados com o primeiro Pokémon na Switch se fosse um port ao invés de um jogo inteiramente novo". Portanto, o jogo esteve de facto a ser desenvolvido mas foi descartado com as vendas da consola.

Data de lançamento

Apesar de não haver qualquer data anunciada para o lançamento do jogo, os relatórios financeiros do primeiro trimestre da Nintendo dão-nos, pelo menos, uma janela. Uma enorme janela.

Na lista dos futuros jogos da companhia nipónica, o RPG de Pokémon para a Nintendo Switch está listado para "2018 ou mais tarde". A Nintendo disse na E3 de 2017 que o mais cedo que poderíamos ver o jogo seria em 2018, o que sugere que o jogo estará a ser desenvolvido a um bom ritmo. Todavia, não passa de pura especulação. Não há dúvida que lançar o jogo na época natalícia de 2018 seria uma boa jogada por parte da Nintendo.

Em Maio de 2018, Emily Rogers, que anteriormente avançou antecipadamente informações corretas sobre jogos da Nintendo, avançou que o novo Pokémon RPG para a Switch seria lançado em 2018, mas também disse que poderia ser revelado ainda durante esse mesmo mês.

História, local, gameplay, mecânicas

Ainda muito pouco se sabe sobre como o jogo funcionará e o pouco que se sabe é à base de rumores.

Emily Rogers revelou que este novo RPG na série Pokémon seria lançado em duas versões, como é habitual, e que teria um nome diferente do habitual, que poderia demonstrar as influências de Pokémon após o sucesso de Pokémon GO nos dispositivos mobile.

Agora, um novo rumor, via 4Chan, avança informações adicionais sobre o que Rogers disse de manhã, afirmando o nome dos novos jogos e que serão diferentes do habitual, pensados para atrair os jogadores de Pokémon GO para a Nintendo Switch e para os jogos principais da série.

Este novo rumor indica que Pokemon Let's Go! Pikachu e Pokemon Let's Go! Eevee são os nomes dos dois jogos que vão chegar às lojas ainda em 2018 e referem que estes jogos podem ser bem diferentes do que estás habituado.

pokemon_switch_eurogamer
Suposto logo dos novos jogos Pokémon

Recentemente, Junichi Masuda, director da Game Freak, companhia que desenvolve os videojogos Pokémon, disse aos fãs da série que deviam começar a pensar em comprar uma Nintendo Switch, sugerindo que a série está perto de chegar à consola.

No dia 10 de Maio, Masuda até partilhou uma imagem onde podes ver uma Pokébola perante um peluche de Pikachu e outro e Eevee, juntamente com um peluche de Pikachu com as roupas de Luigi.

Durante um podcast recente da Easy Allies, o anfitrião Damiani revelou ter ouvido de fontes seguras que a GameFreak estará a fazer algo "disruptivo", como pudeste ver em Breath of the Wild ou Super Mario Odyssey, e aplicá-lo ao Universo Pokémon. Isto deve-se ao sucesso que ambos os jogos tiveram, tanto com a crítica como o público, pelo que um mundo aberto no próximo RPG de Pokémon não seria completamente descabido. Aliás, num vídeo com os produtores do jogo (que podes ver a seguir, minuto 3:20), ao lerem na Internet um post de um fã a pedir um mundo aberto para o jogo, os mesmo respondem "Estamos a fazê-lo!".

A PokeJungle, uma fonte notória de rumores de Pokémon, revelou também algumas informações sobre o mesmo e que foi, no mês passado, noticiado pela Eurogamer:

  • A equipa de localização chinesa já terminou a tradução do guião do jogo.
  • Não existirão novas Mega Evoluções.
  • Os Z-Moves regressam e são agora activados através dos controlos de movimento dos Joy-Cons.
  • A história central gira em torno do conflito entre tradição e inovação.
  • A inspiração para a região terá sido em Espanha e Itália.
  • Lançamento no fim de 2018 (Dezembro) ou inícios de 2019.

A mudança mais notória, todavia, prende-se no combate - desde os tempos do GameBoy que o combate nos jogos Pokémon é por turnos mas, supostamente, a GameFreak poderá estar a trabalhar num novo sistema de combate mais rápido reminiscente dos jogos de Digimon World. Nos jogos mais recentes de Digimon, o sistema de turnos foi alterado para acção em tempo real onde o Digimon ataca, move-se ou desvia-se automaticamente baseando-se nos comandos do seu treinador.

pokmeon_sun_and_moon

E esta é toda a informação que, de momento, circula sobre o RPG de Pokémon para a Switch. A Nintendo não revelou nada no Nintendo Direct Mini de 11 de Janeiro; se não o fizer até lá, o mais certo é revelá-lo na E3 de 2018.

Pokemon Switch - patente de jogo de cartas

Numa patente criada pela Nintendo em 2018, um novo e interessante ângulo foi possivelmente revelado para o projecto Pokémon Switch. A patente aponta para um jogo de cartas interactivo que vai-se alterando mediante as tuas acções no jogo principal.

pokemon_switch_patent

A patente também sugere que as cartas podem ser usadas com um smartphone, mas também que todas as cartas - incluindo fundos e padrões - podem ser alterados dependendo da forma como jogas na Nintendo Switch. A patente parece apresentar muitas informações sobre Pokémon Switch, mas parece também ser um projecto demasiado ambicioso para acreditarmos!

Pokémon Switch - Rumor da Geração 8

O tweet logo abaixo revela que, de acordo com a versão espanhola da Official Nintendo Magazine, a Geração 8 de Pokémon irá aparecer na versão Switch.

Isto significa que Pokémon Switch irá conter uma série de novas criaturas, o que pode contradizer o rumor de que este jogo poderá ser um spin-off de Pokémon Sun e Moon.

Não te esqueças de verificar este guia nas semanas vindouras pois vamos actualizá-la assim que novas surgirem sobre o tão aguardado jogo da Nintendo Switch.

Sobre o Autor

Jorge Salgado

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Mais artigos pelo Jorge Salgado

Comentários (0)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados