Visualmente deslumbrante, a arte 2D combina na perfeição com o gameplay simples, mas eficaz. No entanto, é incrivelmente repetitivo.

A Vanillaware não é estranha a remasters, ainda em 2016 o fez com um dos seus aclamados títulos, Odin Sphere, que recebeu a versão Leifhtrasir para consolas mais recentes. Talvez por isso não seja de admirar que tenha decidido pegar num dos seus mais singulares jogos, Dragon's Crown, para o apresentar numa versão actualizada, um remaster se preferires, chamada de Pro.

Dragon's Crown foi lançado originalmente em 2013 para a PS Vita e para a PS3, um título que glorificou tudo o que significa Vanillaware e se apresentou como o mais profundo título do estúdio Japonês. Existe uma forma fácil de resumir Dragon's Crown: um Golden Axe com mecânicas e sistema de loot estilo Diablo, aprimorado por visuais 2D deslumbrantes.

Dragon's Crown Pro é um produto Vanillaware, basta olhar para as imagens para o perceber. A Vanillaware é conhecida pelos seus visuais 2D desenhados à mão, que fazem lembrar os livros de encantar, com narrativas a lembrar contos de fadas, profundas e expansivas, que crescem a cada nova playthrough, algo que marca desde logo este jogo.

Como referi, este jogo é uma espécie de Golden Axe da era moderna e certamente que não passou ao lado dos fãs do estúdio Japonês, mas agora está de volta neste remaster que procura alcançar uma nova audiência. Foi precisamente isso que tentamos descobrir com a versão Pro: o que tem para oferecer aos jogadores, especialmente aos que jogaram o original?

Neste beat'em up que relembra os clássicos de outras gerações, terás de percorrer 9 níveis onde despachas inimigos até chegar ao boss. Pelo caminho, podes pedir ao teu amigo ladrão para abrir arcas ou abrir portas para locais secretos, procurando sempre por itens escondidos. Hydeland, a terra encantada que dá vida a esta fábula medieval, está repleta de bestas perigosas e mistérios. Enquanto aventureiro, terás de escolher uma Amazona, uma Elfo, um anão, uma feiticeira, um cavaleiro ou um feiticeiro para varrer estes níveis até ao boss final. Cada personagem comporta-se de forma diferente e todas elas são interessantes.

"Se te imaginas a repetir diversas vezes os mesmos 9 níveis à procura de melhor loot e XP, sem esquecer a necessidade de o terminar pelo menos três vezes, então este jogo é para ti".

Enquanto beat' em up, Dragon's Crown Pro é um jogo fácil de assimilar e muito directo, mas existem várias mecânicas que adicionam alguma profundidade. No final de cada nível, receberás loot e XP, que ajudam o teu personagem a ficar mais forte. O loot é aleatório e terás de o avaliar numa loja antes de o poder equipar, o que custa dinheiro e te força a ter cuidado com os gastos.

Além dessas especificidades da experiência, existe uma outra que marca vincadamente Dragon's Crown Pro. Sempre que estiveres ligado aos servidores, encontrarás ao longo dos níveis esqueletos de outros jogadores que perderam nesse local. Se os recolheres, podes ir ao templo na cidade e ressuscitá-los, para depois na taberna os adicionar à tua equipa de 4 personagens. Se quiseres procurar por uma sala, poderás até jogar com até outros três jogadores humanos. Esta é uma mecânica muito engenhosa e que torna Dragon's Crown Pro num jogo muito mais divertido.

Dragon's Crown Pro é um jogo simples e directo que te tenta capturar através do grind de XP e loot, algo que poderá tornar a experiência menos interessante para alguns. Como referi em cima, existem 9 níveis e antes de chegar perto dessa Dragon's Crown, terás de os jogar pelo menos duas vezes. Quando terminas todos os níveis, poderás jogar qualquer um deles e obter acesso a uma Rota B, onde a dificuldade é maior, tal como as recompensas, e onde estão as boss fights mais interessantes. Se quiseres terminar o jogo, precisarás repetir vezes sem conta esses 9 níveis para obter melhor Loot (armas ou itens de melhor Rank com melhores benefícios) e XP para subir de nível. Se quiseres ver o final verdadeiro, precisarás terminar o jogo pelo menos três vezes.

É precisamente essa incrível sensação de repetição que empurra Dragon's Crown Pro para baixo, para um patamar que está decididamente muito abaixo do de outros elementos. Este beat'em up consegue tornar-se incrivelmente divertido quando sentes aquela diversão puramente arcada que ostenta a alma dos clássicos, até a procura por melhor loot poderá viciar-te, mas repetir constantemente os mesmos níveis poderá não ser a estrutura e design mais indicada para manter a grande maioria dos jogadores envolvidos com Dragon's Crown Pro.

Provavelmente, este é o ponto mais importante com o qual te deves debater antes sequer de pensar em comprar o jogo: estás pronto para repetir insistentemente os mesmos 9 níveis? Dragon's Crown Pro deixou-me a sensação que é um dos mais sólidos e divertidos jogos da Vanillaware (especialmente na forma como simplifica mecânicas de outros jogos para tornar o gameplay mais dinâmico e fluído), mas a forma escolhida para aumentar a sua longevidade dificilmente conseguirá reunir consenso.

1
Uma espécie de Golden Axe com mecânicas Diablo embelezado pela estética da Vanillaware, especialmente vibrante nas boss fights.

Dragon's Crown Pro é, tal como todas as produções da Vanillware, um jogo visualmente deslumbrante. A arte 2D desenhada à mão que relembra fábulas medievais que apenas pensaste existir nos teus sonhos é glorificada pelo aumento na resolução, especialmente se o jogares na PlayStation 4 em modo 4K. Também existem melhorias na performance, mas a grande novidade é mesmo a banda sonora orquestral que foi adicionada. Hitoshi Sakimoto é um dos meus compositores favoritos, muito graças a Final Fantasy Tactics, Odin Sphere e Final Fantasy 12, por isso, a oportunidade de ouvir versões ainda mais épicas de temas seus é um incrível prazer. Nisso Dragon's Crown Pro merece elogios, mas é provavelmente a maior novidade que encontrarás. Pena que o sistema de matchmaking não tenha sido melhorado para permitir procurar salas ou facilitar as sessões com outros jogadores. As melhorias foram mesmo para os visuais, performance e música.

Dragon's Crown Pro é decididamente um jogo Vanillware e muitos já sabem o que isso significa. Depois de Odin Sphere e Muramasa, a companhia Japonesa apresentou Dragon's Crown Pro que poderá ser até descrito como o seu melhor trabalho. Mesmo passados cinco anos, Dragon's Crown Pro continua a ser um jogo singular, onde o gameplay de acção 2D é combinado com mecânicas RPG que te vão manter ocupado horas as fio. No entanto, por mais belo que seja, é extremamente repetitivo e poderá testar a paciência de alguns. Esta versão Pro não apresentada nada de novo, além da nova banda sonora, uma actualização na resolução e melhor performance, o que o deixa numa posição sensível: o original é um sensacional jogo de nicho que o público alvo provavelmente agarrou sem hesitar, esta versão não lhes dá nada de novo.

Dragon's Crown Pro Bruno Galvão Visualmente deslumbrante, a arte 2D combina na perfeição com o gameplay simples, mas eficaz. No entanto, é incrivelmente repetitivo. 2018-05-14T00:26:00+01:00 3 5

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Mais artigos pelo Bruno Galvão

Comentários (4)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados