Shadow of the Tomb Raider custou $135 milhões

É o custo de desenvolver jogos AAA.

Shadow of the Tomb Raider, o novo jogo da série que será lançado em Setembro para PC, PlayStation 4 e Xbox One, teve um custo de aproximado de $135 milhões, isto se juntarmos os custos de desenvolvimento com o preço de promover o jogo à escala global.

O preço do desenvolvimento foi revelado pela Eidos Montreal numa entrevista com o GamesIndustry, em que o estúdio salienta a necessidade de experimentar novos modelos para os jogos single-player.

"Shadow of the Tomb Raider, e outros jogos AAA diferentes de single-player, custam entre $75 a $100 milhões," disse David Anfossi, líder da Eidos Montreal. "E isso é apenas o custo da produção; para promover o valor anda perto de $35 milhões."

Embora possa parecer um valor altíssimo, é a realidade de desenvolver videojogos numa indústria altamente competitiva em que há uma pressão constante para elevar a fasquia e apresentar algo que seja capaz de cativar a atenção dos jogadores.

Com orçamentos tão elevados, existe uma inevitável pressão das editoras, neste caso da Square Enix, para que o jogo seja um sucesso comercial. É também por isso que um jogo destes tem que vender vários milhões de unidades para ser lucrável. Daí que em 2013, quando Tomb Raider foi lançado, a Square Enix tenha ficado desiludida com a 3.4 milhões de unidades vendidas no primeiro mês.

Um caso de um jogo ainda mais caro foi Grand Theft Auto V, que custou cerca de $200 milhões para ser desenvolvido.

Salta para os comentários (53)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

The World of Cyberpunk 2077 é o livro que explica o mundo do jogo

Resultado de uma parceria da Dark Horse e CD Projekt.

Cyberpunk 2077 trata consolas como plataformas de primeira classe

A CD Projekt RED assegura grande qualidade para a Xbox One e PS4.

Control - lista das Weapon Forms, como desbloquear e fazer upgrade a Special Weapon Forms

O nosso guia para actualizar e desbloquear novas Weapon Forms para a Service Weapon em Control.

Comentários (53)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários