Shadow of the Tomb Raider custou $135 milhões

É o custo de desenvolver jogos AAA.

Shadow of the Tomb Raider, o novo jogo da série que será lançado em Setembro para PC, PlayStation 4 e Xbox One, teve um custo de aproximado de $135 milhões, isto se juntarmos os custos de desenvolvimento com o preço de promover o jogo à escala global.

O preço do desenvolvimento foi revelado pela Eidos Montreal numa entrevista com o GamesIndustry, em que o estúdio salienta a necessidade de experimentar novos modelos para os jogos single-player.

"Shadow of the Tomb Raider, e outros jogos AAA diferentes de single-player, custam entre $75 a $100 milhões," disse David Anfossi, líder da Eidos Montreal. "E isso é apenas o custo da produção; para promover o valor anda perto de $35 milhões."

Embora possa parecer um valor altíssimo, é a realidade de desenvolver videojogos numa indústria altamente competitiva em que há uma pressão constante para elevar a fasquia e apresentar algo que seja capaz de cativar a atenção dos jogadores.

Com orçamentos tão elevados, existe uma inevitável pressão das editoras, neste caso da Square Enix, para que o jogo seja um sucesso comercial. É também por isso que um jogo destes tem que vender vários milhões de unidades para ser lucrável. Daí que em 2013, quando Tomb Raider foi lançado, a Square Enix tenha ficado desiludida com a 3.4 milhões de unidades vendidas no primeiro mês.

Um caso de um jogo ainda mais caro foi Grand Theft Auto V, que custou cerca de $200 milhões para ser desenvolvido.

Salta para os comentários (50)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Cópias de Halo Infinite já andam nas mãos de consumidores

Ainda falta mais de uma semana para o lançamento.

Housemarque promete novidades para Returnal

Estará uma expansão a caminho do exclusivo PlayStation 5?

Lançamento de Uncharted: Legacy of Thieves Collection para breve

Já foi classificado pela Entertainment Software Rating Board.

Também no site...

Comentários (50)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários