Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Faz sentido a ausência de backup gratuito de saves na Switch?

A nossa reacção ao serviço online da Nintendo.

Hoje a Nintendo revelou mais detalhes acerca do serviço online para a Nintendo, anunciando em conjunto uma funcionalidade importante e valiosa para os consumidores, principalmente para aqueles que, por alguma infelicidade, já tiveram que mandar a consola para a reparação ou até trocar de consola e perderam todos os seus ficheiros de gravação.

Como parte do seu serviço online pago para a Nintendo Switch, a Nintendo permitirá finalmente que os consumidores preservem os seus ficheiros de gravação na cloud. É uma funcionalidade que já existe nas consolas da concorrência e já estava mais do que na altura de ser implementada na Nintendo Switch. No entanto, um problema continua a persistir: não existe uma solução gratuita para guardar os ficheiros de gravação.

Porque razão isto é um problema? No mundo actual praticamente todos os nossos dispositivos têm soluções gratuitas para preservarmos os nossos ficheiros, sejam computadores, smartphones, tablets e até mesmo consolas. Todos estes dispositivos permitem preservar facilmente e gratuitamente os ficheiros que acumulamos. A Nintendo Switch é uma excepção, até mesmo dentro da Nintendo.

Tanto a Nintendo Wii como a Wii U permitiam a exportação de ficheiros de gravação para dispositivos externos, pelo que, se tivesse que trocar de consola e mandá-la para reparar e fosse necessária formatação do disco, não existia problema nenhum. Com a Switch para além de não oferecer o mesmo tipo de solução, a única solução existente será a pagar.

Ao contrário da Nintendo 3DS, que preserva os ficheiros de gravação no cartucho (caso tenhas comprado o jogo em formato físico) ou no cartão MicroSD (caso tenha comprado em formato digital), a Nintendo Switch só permite armazenar os ficheiros de gravação na memória interna da consola, embora seja possível instalar jogos inteiros em cartões MicroSD.

O problema não fica por aqui. O site oficial da Nintendo atenta que o serviço de gravação na cloud apenas será compatível com determinados títulos. Portanto, mesmo que pagues pelo serviço, ainda vais correr o risco de perder os ficheiros de gravação de "determinados títulos" se tiveres que trocar de consola. É uma decisão estranha, questionável e nada amigável para o consumidor.

A solução é fácil. A Nintendo Switch tem uma entrada USB Type-C e suporte para cartões MicroSD, portanto, bastava que a Nintendo permitisse que os ficheiros de gravação fossem exportados para qualquer um dos dois. Existe o argumento de que isto iria abrir as portas para ficheiros de gravação alterados e batotas na Nintendo Switch, mas tanto a PlayStation 4 como a Xbox One têm suporte para a mesma solução e nunca se tornou num problema.

Nem todos os utilizadores da Nintendo Switch tiveram a necessidade de enviar a consola para reparação e enfrentar a realidade de perder todo o progresso nos jogos, pelo que alguns poderão dizer que não é um problema que afecta a todos, no entanto, caso um dia tenhas a necessidade de trocar consola, certamente ficarás grato se puderes preservar gratuitamente os teus ficheiros de gravação. E mesmo que pagues pelo serviço online da Nintendo, sublinhamos que a gravação da Cloud não vai abranger todos os jogos.

Qual é a tua posição perante o back up de ficheiros de gravação na Nintendo Switch?

Contactamos a Nintendo perguntando sobre a situação, mas até ao momento ainda não obtivemos resposta.

Read this next