Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Razer Naga Trinity - Análise

Um rato três em um.

Até agora, se quisesses um rato para jogar, tinhas a árdua tarefa de escolher entre uma grande diversidade de ratos. Existem ratos mais apropriados para jogos de tiros, ratos genéricos que procuram servir para qualquer jogo e ratos com uma muitos botões para MMOs e MOBAs. Com o Naga Trinity, a Razer acredita que arranjou uma solução para este problema, criando um rato que cumpre as necessidades de cada género.

O novo rato da Razer segue a linha de design do Naga, um rato desenhado especificamente para os MMOs e que se distinguia pela grande quantidade de teclas na lateral esquerda. O Naga Trinity continua a oferecer essa opção, mas a grande novidade é a possibilidade de remover e colocar peças diferentes no lado esquerdo, transformando no imediato a utilidade do rato.

Personalização

Quantas destas peças existem? No total são três e cada uma tem configurações diferentes de botões. Uma delas é exactamente idêntica à linha de design tradicional do Naga, incluindo doze botões numéricos. Para que servem tantos botões? Os jogadores de MMOs sabem bem a utilidade de tantos botões... dão imenso jeito para mapear as muitas habilidades das personagens. No entanto, ter tantos botões na lateral do rato não é propriamente útil para outros géneros.

Se preferires algo mais simples, existe uma peça com apenas dois botões laterais. Diferente da peça com doze botões, tem uma borracha para o polegar direito para uma maior aderência. Esta é a opção mais convencional e que serve para géneros que não necessitam de mapeamento de habilidades, como jogos de acção e sobretudo jogos de tiros.

Por último, a terceira peça, é uma espécie de mistura entre as duas anteriores. Tem sete botões na lateral, mas em vez de estarem numa disposição em linhas de três, estão colocados em círculo. No meio deste círculo de botões, está colocada uma pequena borracha aderente, mas a posição não é tão ergonómica como a peça que tem apenas dois botões.

Colocar e remover as peças na lateral esquerda do rato é surpreendentemente fácil. As peças são removidas através de uma pequena ranhura na parte inferior do rato (podes remover facilmente com o dedo ou com a unha) e ficam agarradas por dois ímanes em cada extremidade. Não precisas de abrir o rato nem de remover outras peças - é super funcional e acessível. Também não precisas de alterar nada a nível de software. Assim que trocas de peça, o rato funciona imediatamente.

Design e Conforto

O Razer Naga Trinity é o rato mais completo e funcional que já testámos. A possibilidade de personalizar o rato num instante com as várias peças é uma mais valia para videojogos e produtividade. Mais do que isto, o design da Razer é extremamente simples, eficaz e sóbrio. A única desvantagem é que, contrariamente a outros ratos da razer, como o Lancehead, não se trata de um rato ambidextro. É um pequeno preço a pagar pela opção de personalização.

Durante o nosso período de testes com o Razer Naga Trinity experimentamos várias soluções em vários jogos. Num dos jogos mais populares do momento, Fortnite, os botões adicionais na lateral podem ser configurados para as construções, libertando a mão esquerda para continuares a movimentar a tua personagem.

Em Mass Effect Andromeda (ou noutros jogos com um círculo de habilidades ou funções) podes configurar os botões circulares para as diversas habilidades. Recorrendo ao software Synapse da Razer, podes atribuir as mais variadas funções aos botões laterais, como atalhos para programas, macros e até introduzir texto pré-definido ao carregares num só botão. As possibilidades são praticamente infinitas e, o mais importante, é que podes personalizar tudo a teu gosto e conforme as tuas necessidades.

Para além de ser um rato com muitas opções de personalização, o Razer Naga Trinity é extremamente confortável. É um rato com uma curvatura semelhante a um ovo, bem acentuada e que encaixa perfeitamente na palma da mão. Dito isto, não é o rato ideal para quem está habituado a um design mais achatado e com curvatura menos acentuada. Gostamos especialmente de como existe uma curvatura adicional no lado direito para o dedo anelar. O rato é largo, preenchendo com sucesso a largura da nossa mão e sendo confortável para longas sessões de jogo.

Desempenho e materiais de construção

No que diz respeito a desempenho e resposta, o rato está equipado com a melhor tecnologia da Razer. O sensor tem 16,000 DPI verdadeiros, mas num ecrã de dimensões normais, é praticamente impossível jogar com com essa configuração. É efectivamente um rato que tem tudo aquilo que podes querer. Opções de personalização, excelente desempenho. Os materiais são típicos dos produtos da Razer, com uma superfície suave mas com aderência suficiente para o rato não escorregar da tua mão.

O cabo do rato está protegido com fibras entrelaçadas, comum nos produtos topo de gama da Razer, e a roda de scroll transmite uma sensação agradável com as suas deslocações e com as saliências abundantes para o dedo indicador. O pacote fica completo com os efeitos Chroma que já são tradição na maioria dos produtos da Razer, permitindo que escolhas vários efeitos de iluminação e mais de 16 milhões de cores.


Outras análises a produtos da Razer que te poderão interessar:


Preço

O Razer Naga Trinity custa 109.99 euros na loja online da Razer. É neste momento o rato mais caro que podes comprar da Razer, mas simultaneamente, é o mais completo. Tendo em conta as opções de personalização, e o quão eficaz o Naga Trinity é nesse aspecto, o valor pedido não é exagerado. Obviamente que, se estás disposto a abdicar da personalização, existem opções mais em conta. No entanto, o Naga Trinity foi desenhado especificamente para aqueles que querem uma solução tudo em um. É um rato altamente eficaz para videojogos como para trabalho. Um rato Apple Magic 2 custa, por exemplo, 79.99 euros, portanto, o preço do Naga Trinity, levando em conta que oferece muito mais, é adequado.

Razer Naga Trinity - Análise - Conclusão

Se estás à procura de um rato que faça tudo e mais alguma coisa, e que seja apropriado para qualquer ocasião, o Naga Trinity cumpre a função em pleno. Trocar as placas laterais é facílimo e não existe qualquer necessidade adicional de configuração. As opções de personalização são complementadas pelo design já aprovado da linha Naga, que oferece um grande conforto para quem usa um rato durante muitas horas. É um rato excelente, provavelmente o melhor que já tivemos a oportunidade de testar e um dos melhores produtos da Razer dos últimos tempos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários