Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Razer Cyanosa Chroma - Análise

Um teclado para quem não gosta de teclas mecânicas.

O Razer Cyanosa Chroma é a nova proposta da Razer para quem procura um teclado para videojogos que não seja mecânico.

Apesar destes teclados terem desenvolvido uma excelente reputação, seja pela resposta ao toque em cada tecla, seja pela sua extrema durabilidade, não são adorados universalmente. Os teclados mecânicos fazem muito barulho (mesmo se optares por teclas silenciosas) e nem todos gostam da experiência táctil. Existe outra desvantagem dos teclados mecânicos: por norma, são proibitivamente caros. Um teclado mecânico de uma marca com reputação custa facilmente para cima de 100 euros e, para ser frontal, nem todos os consumidores estão dispostos a dar esse valor por um teclado.

Com este novo teclado, a Razer procura oferecer todas as convenções de um teclado para videojogos removendo no processo as teclas mecânicas. O Razer Cyanosa Chroma é um teclado normal, e por isto entenda-se que é um teclado de membrana. Os teclados mecânicos distinguem-se por switches individuais para cada tecla, enquanto os teclados de membrana têm um painel inteiro por debaixo das teclas que regista as teclas onde estás a carregar. Será que isto o torna numa pior alternativa do que um teclado mecânico?

Um teclado, diferente de outros acessórios para videojogos, dificilmente te tornará num melhor jogador. Podes sentir-te mais confortável com um tipo de teclado, o que é obviamente uma condição favorável para teres um desempenho melhor, mas não terás a mesma vantagem de um comando ou rato com botões extra que te permitem executar acções o mais rápido possível. Se estás indeciso entre o Razer Cyanosa Chroma e um dos outros teclados mecânicos da Razer, o primeiro tem vantagem no peso (é bem mais leve do que os teclados mecânicos da Razer que testámos antes), na resistência contra salpicos de água e no preço.

Desempenho

Comecemos pelo que é mais importante: o desempenho. Para testarmos o Razer Cyanosa Chroma recorremos a jogos como Overwatch, Destiny 2 e Fortnite Battle Royale, sendo que todos requerem reacções rápidas e uma resposta igualmente rápida do teclado. No papel de um utilizador que usa teclados mecânicos há anos, há uma diferença imediata na sensação de resposta das teclas. Os teclados mecânicos são altamente sensíveis e basta um ligeiro toque para que a tecla seja registada. Um teclado de membrana como este requer um pouco mais de força no toque, mas a não ser tenhas dedos leves como uma pena, não é realmente um problema e a adaptação é rápida.

O Razer Cyanosa Chroma tem um desempenho satisfatório, mas qualquer sinal de desgaste, só se vai manifestar a longo prazo. As teclas de um teclado mecânico da Razer são desenhadas e testadas para resistirem a 80 milhões de cliques. A desvantagem de um teclado de membrana é que o desgaste vem mais cedo e eventualmente as teclas poderão oferecer menos resistência ao toque, ficando com aquele efeito de que estás a bater em seco. Dito isto, para um teclado de membrana, as teclas oferecem um toque agradável, responsivo e ao qual nos habituamos rapidamente tanto a jogar como para escrever (sim, a análise está a ser escrita no Razer Cyanosa Chroma).

Materiais

O plástico é o material principal de construção do Razer Cyanosa Chroma, o que também explica a sua leveza (há teclados mecânicos da Razer com base em metal). A camada exterior é bastante resistente e rígida e tem um toque agradável. O material que a Razer escolheu usar na parte exterior é invulnerável a impressões digitais e fácil de limpar. O material das teclas é diferente, dando uma sensação de suavidade ao toque. Sabendo de antemão que o teclado é resistente a salpicos de água, parece que a Razer desenhou este teclado para quem tem o terrível vício de ir comer e beber para o computador (eu incluído)

Na base do teclado estão quatro borrachas aderentes para assegura que o teclado fica no sítio, mas com pouca eficácia. O teclado desloca-se com toques ligeiros, o que não é ideal. Na base também encontramos dois apoios para inclinar o teclado. O design dos apoios é inteligente e permite dois níveis diferentes de inclinação, oferecendo mais possibilidades de personalização ao utilizador. De resto, é um teclado simples e directo. O cabo USB está revestido em plástico, em vez de fibra entrelaçada, que é comum nos teclados mecânicos da Razer.

Personalização

O Razer Cyanosa Chroma, como o próprio nome já sugere, está equipado com a iluminação RGB da Razer, que permite personalizar as teclas com 16.8 milhões de cores. As opções estéticas são diversas. Podes optar por vários padrões de iluminação e escolher, através do software Razer Synapse, qual o ciclo de cores pela qual a iluminação vai passar. Ter iluminação nas teclas é mais do que uma vantagem estética, permitindo que, caso necessites de olhar para o teclado, encontrar rapidamente a tecla que procuras.

Toda a personalização do Razer Cyanosa vem do software Razer Synapse, pelo que precisas de instá-lo se quiseres tirar partido máximo do teclado. O software permite-te que alteres completamente a função de cada tecla, atribuído atalhos para programas, funções multimédia e macros. A falta de teclas macros dedicadas no lado esquerdo é uma desilusão, principalmente para um suposto teclado dedicado para videojogos. Pelo menos existe uma tecla dedicada para activar o Gaming Mode, no qual desactivas automaticamente a tecla Windows e a combinação Alt + F4 para encerrar a janela.

Preço

Para um teclado que pertence à gama "Essential" da Razer, o Razer Cyanosa Chroma acarreta um custo superior ao que seria de esperar, principalmente se tivermos em conta que não é um teclado mecânico. O teclado custa 79.99 euros na loja europeia da Razer, o que é particularmente estranho sabendo que na loja americana o mesmo teclado pode ser encomendado por 59 dólares. Portanto, em território europeu, o teclado está a ser vendido a um preço superior (vale a pena sublinhar que marcas como a Apple também cobram mais pelos seus produtos na Europa). Ainda assim, este é de momento o teclado mais acessível que vais encontrar dentro da marca.

Análise ao Razer Cyanosa Chroma - Conclusão

O Razer Razer Cyanosa Chroma é um teclado simples, directo e, com a excepção da iluminação RGP com 16.8 milhões de cores, segue um design padrão e eficiente. Para um teclado dedicado a videojogos, faltam-lhe as teclas macro dedicadas, embora tenha tudo o resto como teclas de controlo para media e uma tecla dedicada para Gaming Mode. O preço torna-o numa recomendação difícil. Existem teclados de membrana mais acessíveis e também com teclas iluminadas. Por um pouco mais, consegues comprar um teclado mecânico.

Read this next