Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Hearthstone: The Witchwood - O início de uma nova era

A Blizzard falou-nos de um futuro entusiasmante.

Desde 2014 que a Blizzard Entertainment delicia a comunidade adepta do seu Hearthstone, um jogo de cartas coleccionáveis que tenta envergar suficiente profundidade sem prescindir da acessibilidade que caracteriza os títulos da companhia. É um equilíbrio extremamente delicado, mas que a Blizzard consegue e até faz parecer fácil. Hearthstone não é tão complexo quanto outros jogos, mas é um grande vício e o apoio constante da sua equipa assegura uma cadência firme de actualizações e novidades. Entre elas estão novas expansões, como a recente O Bosque das Bruxas, que é a base para o novo modo de jogo - Monster Hunt, que ficou hoje disponível.

Monster Hunt tem o potencial para se tornar numa das mais gloriosas faces de Hearthstone, numa forma de convencer novos jogadores a aderir e de manter os veteranos encantados. Este modo é tudo o que poderias desejar de Hearthstone, um modo onde o entusiasmante mundo de Warcraft é usado como fundo para uma história e lore com efeitos nos baralhos que vais conhecer. Além disso, é a prova que a Blizzard continua à procura de melhorar Hearthstone e está atenta ao que os fãs dizem.

Foi a pensar nisso que conversamos com Mike Donais, principal game designer na equipa de Hearthstone, cujo trabalho principal é assegurar que existe uma nova expansão a cada quatro meses, mas mais do isso. Donais precisa assegurar que cada novidade que chega ao jogo é divertida, entusiasmante e está repleta de coisas entusiasmantes. Esta é mesmo a filosofia da equipa de Hearthstone, criar diversão, algo que apesar de soar óbvio, é extremamente importante e um reflexo de quem trabalha no jogo. Donais diz mesmo que a equipa adora jogar Hearthstone.

"Adoro jogar Hearthstone, trabalhar em Hearthstone e mais importante, a minha equipa de designers são todos pessoas fantásticas. São divertidos, apaixonados e não são apenas os designers, os programadores e artistas também se preocupam imenso com Hearthstone. Trabalhar numa companhia na Blizzard, em que todos estão entre os melhores na sua posição, torna as coisas fáceis e ficas sempre confiante que o som será merecedor de prémios e a arte será da melhor. Cada aspecto é tão bom que tens imensa confiança neles, não tens de te preocupar e fazes o teu trabalho. És apenas uma peça de uma equipa fantástica," disse-nos Donais.

Acima de tudo, Hearthstone é um jogo que procura transmitir a diversão que a equipa sente ao criar as cartas e como Donais disse, "criar novas ideias é muito mais difícil quando entras em pânico. Precisas de relaxar e desfrutar. Precisas de muitas ideias, provavelmente temos cerca de 100 ideias para cada carta que lançamos. É muito difícil criar coisas em Hearthstone. O jogo tem uma filosofia de conceitos muito simples nas cartas, como frases curtas. Geralmente, a carta faz só uma coisa. Mas quando combinas cartas, começas a ter interacções mais complexas e baralhos divertidos." Qualquer jogador de Hearthstone sabe que a complexidade é menor quando comparada com outros do género, uma vez que a Blizzard tenta equilibrar o conceito com um foco na diversão.

Esta postura de pensar na diversão e de uma equipa altamente confiante nos restantes membros poderá servir na perfeição para exemplificar as intenções da Blizzard para O Bosque das Bruxas. A cada nova expansão, a equipa procura elevar a um novo patamar as melhores ideias que já apresentaram, mas acima de tudo procura introduzir novidades que o vão manter relevante ao longo dos próximos meses. É uma constante procura por desafios adicionais com a coesão que une toda a experiência Hearthstone. O resultado é Monster Hunt, o passo seguinte após Dungeon Run e que promete moldar o futuro de Hearthstone.

Cover image for YouTube videoHEARTHSTONE - MONSTER HUNT GAMEPLAY TRAILER

"Este é um dos melhores momentos para entrar em Hearthstone".

Um dos aspectos mais divertidos na expansão Witchwood são as histórias que a Blizzard criou, em conjunto com a espectacular arte. Este foi um dos elementos que mais atenção recebeu por parte da equipa. Agatha, a bruxa, deu vida a uma floresta repleta de terrores e acontecimentos que vão merecer as suas próprias histórias. O baralho da expansão Bosque das Bruxas reforça essa vontade da Blizzard em contar uma história através das cartas, vai mais longe do que isso, estende-se aos modos de jogo. Monster Hunt é o culminar de todos os esforços da equipa em criar um modo que dá um novo fulgor às suas investidas na vertente singplayer, enquanto eleva a novos padrões a sua vontade de criar histórias. Seja através das cartas e habilidades ou através da fantástica arte.

Monster Hunt deixa-te escolher um de quatro heróis específicos, preparados especialmente para as suas mecânicas, equipado com um baralho de 10 cartas e desafia-te a enfrentar 8 bosses para ganhar mais cartas e melhorar o baralho. Cada herói tem o seu Nemesis e quando estás prestes a terminar a tua caçada, surgirá o seu maior rival. Onde Monster Hunt se torna verdadeiramente especial é na forma como a Blizzard reforçou as suas mecânicas e as combina com o desejo de contar uma história. Ao criar 4 heróis com uma história e rivais, a Blizzard criou um pano de fundo para as partidas e a personalidade de cada um destes personagens está reflectida nas suas cartas.

Um dos melhores exemplos é Toki - The Time Tinker. Ela é um dos Monster Hunters e consegue viajar no tempo, algo que descobrirás não só através da sua história, mas também através das suas cartas. A sua habilidade especial é reiniciar o turno a custo zero, sem gastar mana, algo incrivelmente importante pois o seu baralho está imerso em aleatoriedade. Ela pode invocar cartas que invocam minions aleatórios, lançar bombas aleatórias e basicamente utilizar cartas de efeito imprevisto. Se não gostares de como o turno correu, podes reiniciá-lo a custo zero e tentar de novo. Esta é uma forma encontrada pela Blizzard para desafiar os jogadores veteranos e introduzir um conceito divertido e imprevisível.

Tess Greymane é outra das personagens com as quais vais jogar em Monster Hunt, cuja habilidade Scavenge poderá mudar a forma como encaras Hearthstone. Ela pode procurar por cartas especiais, pode roubar cartas aos adversários e até pode invocar cartas que já tenham sido usadas em desafios anteriores. Tal como Tess e Toki, Houndmaster Shaw e Darius Crowley (os outros dois caçadores de monstros) são heróis com os quais vais jogar e as suas cartas, habilidades e rivais são específicos e preparados para fazerem parte deste universo de histórias que a equipa quer contar. Olhar para Monster Hunt é ver a Blizzard a levar as suas melhores ideias mais longe. Especialmente porque estes diferentes heróis vão agradar a diferentes tipos de jogadores, que se sentem mais tentados a experimentar um ou outro, dependendo do seu gosto pessoal.

O Monster Hunt promete ser muito mais do que uma Dungeon Run, promete ser a base para o futuro singleplayer de Hearthstone.

"Em Kobalds and Catacombs o oitavo boss era aleatório, mas gosto quando sabes qual é o oitavo boss pois podes construir um baralho a pensar nele. Este é o Captain Shivers, um pirata fantasma, e ao jogar com Tess vais descobrir um pouco do porquê de estarem numa luta. O mesmo é válido para os outros personagens e os seus rivais. A Infinite Toki é a rival de Toki, mexeu tanto com o tempo que existe uma versão futura numa linha temporal alternativa que luta com ela para decidir quem é a verdadeira Toki," partilhou Donais como um exemplo de todo o lore desenvolvido em torno desta cartas e baralhos que vais descobrir.

Quando destaquei que a Blizzard adora divertir-se com as cartas, modos, lore e habilidades que cria não estava a brincar. Donais explicou que adoram pensar em novas ideias e mecânicas que te vão desafiar, mas acima de tudo tem de ser divertido. A prova disso é a surpresa que prepararam para o final de Monster Hunt, um confronto especial em que os quatro heróis se juntam para enfrentar a bruxa Agatha, que criou O Bosque das Bruxas. Além de uma vida de 100, Agatha é extremamente poderosa e o seu baralho está repleto de surpresas.

Começas com um dos caçadores e neste desafio em particular, tens três cartas especiais com cada um dos outros heróis. Além de efeitos poderosos, dão-te acesso a cartas alusivas a cada um deles e quando as usam, a tua habilidade de herói torna-se na habilidade do caçador que escolheste. Com este conceito base, enfrentar este incrível desafio (muito difícil diz Donais) torna-se numa batalha incrivelmente estratégica, mais do que qualquer outra em Hearthstone e cumpre todo o propósito imaginado pela Blizzard para O Bosque das Bruxas - criar uma narrativa cujas mecânicas a servem e glorificam.

Para o futuro, Donais diz que a equipa adora experimentar com novas ideias e como as pessoas gostaram de Dungeon Run, decidiram evoluir o conceito e apresentam agora Monster Hunt. Acima de tudo, o mais importante é encontrar os pontos mais divertidos, encontrar aquilo que mais agrada os jogadores e tentar trabalhar a partir daí. O futuro de Hearthstone promete ser entusiasmante e Donais diz que a Blizzard não vai parar de testar coisas novas, enquanto estuda o que resulta para manter veteranos e apelar a novatos.

"Esta é uma boa altura para os novos jogadores entrarem em Hearthstone e existem algumas razões para isso. Primeiro, Monster Hunt é gratuito e dá-te todas as cartas que precisas. Não precisas de comprar cartas. Os jogadores que regressaram e os novatos adoraram o modo. Consoante jogas, ganhas mais cartas e são adicionadas automaticamente ao teu baralho," disse Donais.

O primeiro contacto com Monster Hunt, que está disponível a partir de hoje como um novo modo gratuito em Hearthstone, foi entusiasmante pois permitiu vislumbrar um futuro em que a Blizzard solidifica uma nova face do seu jogo. Tal como Donais disse, a equipa está repleta de pessoas talentosas que vão continuar a criar conteúdos de forma divertida e que tentam levar mais além das mecânicas. A vontade de criar histórias divertidas e todo um lore envolvente às novas cartas faz com que Monster Hunt tenha o potencial para definir o futuro de Hearthstone. Isso é algo que ainda vamos descobrir, mas que este é um momento altamente entusiasmante, isso é.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Awaiting cover image

Hearthstone: Heroes of Warcraft

Android, iOS, PC, Mac

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários