Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Jogadores de Dragon Ball Dokkan Battle em guerra com a Bandai Namco

Exigem tratamento igual entre versões e melhores recompensas.

Dokkan Battle é o jogo mais popular de Dragon Ball do momento para os dispositivos iOS e Android e neste momento os fãs estão numa guerra aberta com a Bandai Namco em resposta a um tratamento injusto face à versão japonesa do jogo.

Antes de mais, há duas coisas importantes a sublinhar: Dragon Ball Dokkan Battle é um jogo do tipo gacha, uma técnica popular de monetização em jogos japoneses em que os jogadores podem injectar dinheiro real na tentativa de conseguirem a personagem desejada (o sistema é muito parecido com as caixas de loot). Em segundo lugar, existem duas versões de Dokkan Battle: a versão Global e a versão Japonesa.

A versão Japonesa de Dokkan Battle é diferente da Global. Embora tecnicamente sejam o mesmo jogo, a versão Japonesa foi lançada primeiro e está vários meses adiantada em conteúdos face à versão Global, o que significa que as versões são actualizadas separadamente. Isto também significa que, se houver recompensas por algum tipo de erro, são entregues separadamente.

Uma experiência Free-to-Play frustrante

Dragon Ball Dokkan Battle está classificado como um jogo free-to-play, e embora a classificação não esteja propriamente errada, aqueles que não querem gastar dinheiro real podem ter uma experiência miserável e frustrante. A moeda mais valiosa de Dokkan Battle são as Dragon Stones, necessárias para realizar os Summons de personagens. Um Summon (que equivale a uma personagem) custa 5 Dragon Stones e um Multi-Summon (que garante 10 personagens) custa 50 Dragon Stones.

Existem missões de história para ganhar Dragon Stones, mas assim que terminares essas missões, ganhar mais Dragon Stones torna-se complicado. A única forma de ganhar mais é esperar por novos eventos (que são raros) e bónus de log-in. Normalmente, durante as celebrações, os jogadores recebem 1 Dragon Stone por dia se realizarem o log-in e possivelmente uma ou outra Dragon Stone por missões especiais.

Portanto, sem gastar dinheiro, na melhores hipóteses, vão receber 2 ou 3 Dragon Stones por dia, isto em situações especiais. Em dias normais podes nem receber uma Dragon Stone se realizares o Log-In. Além das Dragon Stones serem raras, não tens qualquer garantia que vais receber a personagem que queres nos Summons, aliás, o mais provável é mesmo não receberes.

"Aqueles que não querem gastar dinheiro real podem ter uma experiência miserável"

Nos Summons podes receber personagens de três raridades: R, SR e SSR. As personagens da última raridade são as melhores, no entanto, existem personagens SSR com pouca utilidade ou que são largamente inferiores a outras personagens mais recentes. As personagens SSR são raras e na maioria dos Summons não tens garantia de receber uma.

Os combates funcionam por turnos. O mais importante é criar uma equipa com boa sinergia de KI para conseguir realizar um super ataque a cada turno.

Portanto, se juntarmos probabilidades extremamente baixas de receber aquilo que procuras à escassez de Dragon Stones, estão reunidos as condições para uma experiência terrível para quem não quiser comprar Dragon Stones. Por exemplo, 91 Dragon Stones custam 49.99 euros e não é o suficiente para dois Multi-Summons. Para um jogo free-to-play, Dragon Ball pode tornar-se numa despesa enorme.

Tratamento desigual entre versão Global e a versão Japonesa

No entanto, nada do que foi referido é o motivo para a actual guerra com a Bandai Namco. O que está em questão é o tratamento diferente das versões. Há uns meses os jogadores da versão japonesa receberam um reembolso completo das Dragon Stones gastas num Summon que tinha a arte errada de uma personagem que poderia sair. Agora, o mesmo aconteceu na versão Global, no entanto, a resposta foi diferente.

No Japão, devido à popularidade dos jogos do tipo Gacha, existem leis que regulam o mercado. Na versão Global, como está disponível em tantos países distintos, as mesmas leis não são aplicáveis, o que pode explicar a diferença no tratamento. Outra diferença diz respeito às probabilidades de cada personagem nos Summons. Na versão japonesa é indicada a probabilidade, enquanto na versão Global não existe tal indicação (os fãs recorrem ao site DBZ Space, que indica as probabilidades, mas não são dados oficiais)

Na versão Global, a Bandai Namco reconheceu o erro numa notificação dentro do próprio jogo, no entanto, não ofereceu qualquer reembolso a quem gastou Dragon Stones nos Summons. O erro mostrava a arte de uma personagem que não estava presente naquele Summon, portanto, a situação era praticamente idêntica ao que aconteceu na versão japonesa.

Efectivamente, trata-se de um caso de publicidade enganosa. Embora a arte mostrada não fosse de uma carta popular, as condições são semelhantes ao erro que aconteceu na versão Japonesa e que resultou num reembolso total das Dragon Stones gastas.

Na semana passada a Bandai Namco lançou novos Summons com as novas cartas de Super Saiyan Rosé e Vegito Blue, atingindo o Top Grossing das lojas iOS e Android em vários países.

Os jogadores da versão Global também fazem referências constante às 300 Stones que os jogadores japoneses receberam por outro erro, que mostravam diferentes probabilidades da mesma carta mediante o jogador. Como este erro só aconteceu na versão japonesa, só quem joga esta versão recebeu as 300 Stones (nunca antes foram oferecidas tantas stones).

A guerra é apenas um sintoma de um problema mais profundo

O descontentamento dos jogadores de Dokkan Battle para com o tratamento diferente mediante a versão é um sintoma de um problema mais profundo. Dragon Ball Dokan Battle não é um jogo amigável para os utilizadores e está desenhado com uma autêntica slot machine. Novas cartas poderosas são lançadas regularmente (uma personagem pode ter diferentes cartas com diferentes níveis de poder), modificando a meta do jogo, mas é impossível acompanhar todas as novidades com as Dragon Stones que a Bandai Namco oferece.

"Existem outros que estão dispostos a gastar pequenas fortunas para obter as cartas mais recentes"

Existem cartas completamente gratuitas, mas praticamente nenhuma é tão poderosa como aquelas que podem ser obtidas nos Summons. Se tivermos em conta que actualmente é preciso um excelente líder para ter uma equipa, e esses líderes têm probabilidades extremamente baixas nos Summons, podemos perceber a razão para o descontentamento. Imaginem andar semanas a juntar Dragon Stones para um Multi-Summon e receberem apenas cartas da raridade R e SR (que não servem para quase nada).

Todos os jogos do tipo gacha são desenhados com base no mesmo sistema de monetização, equiparável a um casino, mas existem uns mais amigáveis do que outros. Dragon Ball Dokkan Battle é um dos piores exemplos, mas os fãs toleram-no devido ao enorme nome que carrega: Dragon Ball é uma das mangas / anime mais populares e adoradas de todo o mundo, o que significa que apesar tudo, ainda tem um grande apelo para os fãs. No reddit de Dokkan Battle os tópicos de jogadores desiludidos são constantes, mas será que isto mudará alguma coisa?

Provavelmente não. Graças ao lançamento de novas cartas, Dragon Ball Dokkan Battle atingiu o primeiro lugar da tabela Top Grossing em vários países do mundo. Apesar de algumas vozes descontentes, existem outros que estão dispostos a gastar pequenas fortunas para obter as cartas mais recentes.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Dragon Ball Z: Dokkan Battle

Android, iOS

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários