Quase 50 mil jogadores de Minecraft foram infectados com malware nos últimos 30 dias, de acordo com um alerta lançado no blogue do antivirus Avast.

O malware, desenhado para formatar os discos de armazenamento dos utilizadores e apagar dados de recuperação e programas do sistema, estava alojado no site oficial de Minecraft através de skins em formato PNG. As skins podem ser carregadas para o site de várias fontes, facilitando o processo de propagação do malware.

A equipa do Avast descreve o código como "pouco impressionante", explicando que as linhas de código podem ser encontradas facilmente em sites que ensinam a criar vírus no Notepad.

"Embora seja justo assumir que os responsáveis não são ciber-criminosos profissionais, a maior preocupação é a razão pela qual skins infectadas podem ser carregadas para o site oficial de Minecraft," é dito.

A Mojang já foi alertada para as skins com malware e respondeu que está a trabalhar numa solução para resolver a vulnerabilidade. Nem todas as skins alojadas no site oficial são maliciosas, mas a imagem em baixo mostra três exemplos skins infectadas.

minecraft_malware

Publicidade

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Mais artigos pelo Jorge Loureiro