Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PS5 em 2018 é altamente improvável

Novo rumor aponta para 2020.

Há uns dias começou a circular na Internet um rumor da PlayStation 5 que sugeria que a próxima consola da Sony poderia ser lançada já em 2018 e que os devkits já andavam a circular entre os produtores de videojogos.

O rumor tinha por base as informações de um artigo publicado no site Semiaccurate, que afirmava ter os primeiros detalhes da PlayStation 5, nomeadamente que a consola seria baseada na arquitectura Navi da AMD e usaria um CPU Zen, novamente, outro dos produtos da AMD.

No entanto, o Kotaku, que tem provado ser mais fidedigno no que toca a revelar informações antes do tempo, contactou as suas próprias fontes e avança que um lançamento em 2018 da PlayStation 4 é altamente improvável.

Jason Schreier, o autor do artigo, declara que "no último mês falei com dezenas de produtores, de várias disciplinas e estúdios, sobre as consolas da próxima geração. Destas pessoas, duas disseram que estavam familiarizadas com os planos da Sony para a nova consola".

"Essas duas pessoas disseram-me que é improvável que a próxima PlayStation seja lançada em 2019, quanto mais em 2018, embora tenham tido cuidado em esclarecer que este tipo de planos estão sempre a mudar."

"É improvável que a próxima PlayStation seja lançada em 2019, quanto mais em 2018"

A maioria dos produtores disse que ainda não tinham ouvido falar dos planos para uma nova PlayStation, incluindo produtores dos estúdios first-party da Sony.

"As pessoas de várias disciplinas (design, arte, engenharia, etc.) em grandes estúdios a trabalhar em jogos previstos para 2019 e mais além disseram-me que se existe informação sobre a PS5 nas suas companhias, ainda não chegou aos seus ouvidos (essas pessoas também não ouviram falar sobre uma nova Xbox)."

Quanto à questão dos devkits em circulação, é possível exista um número extremamente limitado de devkits, mas uma das fontes esclarece que os devkits iniciais de uma consola não são nada mais do que um PC com a gráfica e processador que serão usados na consola.

"Os primeiros devkits são quase sempre assim. Podem ter uma motherboard personalizada ou podem ser literalmente um PC. Normalmente queres enviar um ou dois destes para o programador líder de gráficos de um estúdio para que eles vejam o que é possível, para começarem a planear o que conseguem fazer no seu jogo com base nisso. São devkits iniciais," disse uma das fontes.

"Essas pessoas também não ouviram falar sobre uma nova Xbox"

No mês passado, durante a Games Developer Conference em São Francisco, Jason Schreier ouviu rumores em segunda mão que apontavam para um lançamento da PlayStation 5 em 2020.

"Algumas pessoas que estiveram nas reuniões entre a Sony e os produtores disseram que os representantes da editora largaram vagas pistas para um lançamento em 2020," escreveu o autor. É possível que estes planos sejam alterados, mas um lançamento em 2018 da PlayStation 5 é altamente improvável.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PS4
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários