Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Dragon Ball FighterZ - Tipos de Ataque e Controlos

Como executares os diferentes ataques de jogo e saíres vitorioso em todas as lutas.

De forma semelhante a Marvel vs. Capcom, Dragon Ball FighterZ é um jogo de luta 3-3. Cada jogador pode escolher 3 personagens e trocá-las a meio da batalha como bem desejar. Os jogadores possuem 3 botões de ataque básico à sua disposição (Leve, Médio e Forte) juntamente com um botão dedicado ao Ataque Especial.

Segue o esquema dos controlos.

Tipo de AtaquePlaystation 4Xbox One
Ataque Leve (L)QuadradoX
Ataque Médio (M)TriânguloY
Ataque Forte (H)CírculoB
Ataque Especial (S)XA
Assistência 1L1LB
Assistência 2L2LT
Dragon RushR1/Botões de ataque leve + médioRB/Botões de ataque leve + médio
Ki ChargeX + QuadradoA + X
Sparking BlastX + Círculo + Quadrado + TriânguloA + B + X + Y
Super DashR2/Botões de ataque forte + especialRT/Botões de ataque forte + especial
VanishTriângulo + CírculoY + B
Mudar personagemManter L2 PremidoManter LT Premido

Aposto que olhaste para a tabela e não percebeste grande coisa do que lá se encontra. O botão do ataque especial usa o Ki Blast da tua personagem. Geralmente, consiste em bolas de fogo pouco poderosas, que te permitem manter o teu opositor à distância. Com o timing certo, podes mesmo reflectir o Ki Blast do teu atacante, premindo os botões Back + Ataque Especial.

Cada personagem possui também um Special Move único. São normalmente activados girando o stick analógico um quarto de círculo (da posição inicial, terás de mover o stick para baixo e de seguida para a esquerda ou para a direita) juntamente com um dos quatro botões de ataque. Terás de experimentar para veres aquilo que cada personagem é capaz de executar.

Ver no Youtube

Assistência 1 e Assistência 2 chama as outras duas personagens que escolheste para fazerem um único ataque. Cada personagem possui uma Assistência diferente e ainda um pequeno período de recarga. Se manteres a Assistência 1 ou 2 activada, uma personagem irá entrar na luta por completo. Isto dá à tua personagem actual a possibilidade de descansar e restaurar as partes azuis da barra da saúde e também poderá permitir-te mudar por completo o curso da batalha. Não te esqueças que as personagens que escolheste para Assistência podem ser atacadas assim que apareçam, pelo que deves ter cuidado. Saber o momento em que deves usá-las é a chave do sucesso.

Dragon Rush é o nome do movimento de arremesso em Dragon Ball FighterZ. Prime a combinação de botões listada acima para te aproximares do teu inimigo e atirá-lo. Isto não é "bloqueável". Se vires um Dragon Rush a chegar, podes usar a mesma combinação de botões dentro de um tempo limitado para te libertares.

A combinação de botões para o Ki Charge pode ser usada para carregar o teu Super Meter. Quando mais tempo premires os botões, mais depressa o irás recarregar. Todavia, enquanto o estás a fazer, não podes atacar nem defender. Podes carregar o teu Super meter até 7 vezes. Cada personagem tem um conjunto de Super Moves que irá consumir uma ou três barras do Super Meter. Podes ver aqui a lista de Super Moves para as personagens de Dragon Ball FighterZ. Os Super Moves são activados movendo o stick um quarto do círculo e usando dois botões de ataque. (Muitos obrigam-te a usar dois botões de ataque específicos, mas outros requerem dois botões à tua escolha). Podes também usar partes da barra para executares ataques especiais EX, versões mais fortes dos teus ataques de comando.

Sparking Blast foi projectado de modo a permitir ao jogador regressar à luta. Se premires os quatro botões de ataque, irás derrubar o teu oponente, aumentar o dano dos teus ataques durante um pequeno período de tempo e recuperar a tua barra azul de saúde. Quanto menos personagens tiveres disponíveis, durante mais tempo o Sparking Blast durará.

O Super Dash é a forma de te aproximares do teu oponente. Executa a combinação listada na tabela anterior e voarás em direcção ao teu inimigo a alta velocidade. Mas atenção: o Super Dash pode ser evitado se o teu opositor usar determinados ataques. Não te torna invencível. Podes também usá-lo para manteres o momentum dos teus combos, caso estejas em alta.

Finalmente, existe o Vanish. Estes ataques estão muito relacionados com a essência de Dragon Ball Z, onde as personagens usam frequentemente teletransporte para se posicionarem por trás dos seus inimigos. Ao activares um Ataque Vanish, irás teletransportar-te para trás do teu inimigo e infligir um único golpe. Isto custa uma barra do teu Super Meter mas, para além de negares ao teu oponente a oportunidade de executar combos, poderás jogá-los contra as paredes da arena.

Outros guias de Dragon Ball FighterZ

Existem alguns movimentos adicionais que deves saber antes de terminarmos. Um Guard Cancel Tag consiste em mudar de personagem enquanto bloqueias. Este método é igual à Assitência Normal - só tens de pressionar os botões das assistências que colocámos acima mas terás de o fazer enquanto bloqueias um ataque. Uma vez que esta é uma ocasião única, um Guard Cancel Tag custar-te-á uma barra do Super Meter. Premir para baixo ao mesmo tempo que executas uma Ataque Forte irá proteger-te dos inimigos que tentam atacar-te por cima, pelo ar. Moveres a tua personagem para a frente juntamente com um Ataque Médio irá permitir-te atacar por cima de uma área que estejam a proteger, infligindo dano.

Não te esqueças que a opção para trocar de personagem é diferente das assistências, permitindo-te alterar o lutador com o qual estás a jogar no momento por outro que se encontra à espera nas laterais.

Dragon Ball FighterZ possui um ritmo rápido (dá uma olhada ao vídeo acima) e muito acontece dentro de uma única partida. A melhor opção será jogares o modo história de modo a aprenderes e treinares os diferentes combos e perceber como funcionam as lutas. Se fores devagar e com paciência, irás rapidamente tornar-te um mestre.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Dragon Ball Fighters

PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.
Comentários