Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

God of War - Data de Lançamento, Duração do jogo, Análise do Trailer, Edição de Colecionador, Novo Ambiente, Novas personagens - Tudo o que sabemos

Actualizado: Vê a nossa análise!

God of War está mesmo, mesmo a chegar! Se não consegues esperar até dia 20 de Abril, podes sempre ler a nossa análise a God of War - escusado será dizer, o jogo está brilhante e é um regresso em grande para Kratos. Em alternativa, podes sempre ver a nossa análise em forma de vídeo, que está mais abaixo. Não te preocupes pois não iremos estragar-te o jogo!

Revelado pela primeira vez na E3 da Sony em 2016, God of War é um novo capítulo na franquia histórica, transportando as personagens já estabelecidas de Kratos para um novo local, rodeando-o igualmente de novas personagens.

Na demo gameplay de E3 2016, Kratos podia ser visto acompanhado por uma criança chamada Atreus através de uma floresta; posteriormente, o par encontra um monstro massivo com o qual terão de lutar até à morte. A dupla derrota a besta mas, acidentalmente, a criança dispara uma seta no ombro de Kratos. Vê a nossa análise em vídeo abaixo.

Informação Essencial de God of War

  • Data de lançamento: 20 de Abril de 2018
  • Platforma: Exclusivo PlayStation 4
  • Preço: A rondar os 60 euros
  • Editora: Sony Interactive Entertainment (SIE)
  • Produtora: Sony Santa Monica (Criou previamente: God of War 1-3)
Cover image for YouTube videoGOD OF WAR - ANÁLISE (SEM SPOILERS)

O último trailer para o God of War de 2018 é o que se encontra logo abaixo, e que mostra Kratos e Atreus novamente no coração de uma batalha contra um enorme monstro de fogo. Ainda não temos uma data concreta para o lançamento do jogo, apenas a informação que será "no início de 2018".

Cover image for YouTube videoGod of War - PGW 2017 Gameplay Trailer | PS4

Data de lançamento de God of War

Quando foi revelado na E3 de 2016, era especulado que o mesmo fosse lançado em 2017. Contudo, a Sony eliminu os rumores confirmando que o jogo seria lançado no "início de 2018".

A 5 de Dezembro, a PSN Store listou o dia 22 de Março de 2018 como possível data de lançamento. No entanto, esta data foi posteriormente alterada para 31 de Dezembro de 2018. Apesar de parecer que se trata de um simples erro por parte da Playstation, é possível que tenham revelado acidentalmente a data de lançamento do jogo.

Cover image for YouTube videoGOD OF WAR - DATA E TRAILER EM PORTUGUÊS!!

No dia 23 de Janeiro, através de um trailer que podes ver acima, foi anunciado que o mais recente God of War será lançado a 20 de Abril de 2018. Para além disso, o jogo será totalmente localizado para português de Portugal, contando com a voz de Ricardo Carriço no papel principal.

Uma outra informação deveras interessante: quando questionado por um fã se estava nos planos a chegada de um Passe de Temporada, Cory Barlog, director criativo do jogo, disse simplesmente "sem passe de temporada", confirmando que a Sony não tem planos para tal. Podes ver o tweet com a resposta logo a seguir.

Para além disso, Cory Balrog confirmou que God of War não terá microtransações.

Detalhes de gameplay de God of War da Game Informer

A edição de Fevereiro da Game Informer será baseada em God of War, e a equipa de Santa Monica revelou imensos detalhes sobre o gameplay do futuro jogo da PS4. Os produtores mantiveram-se misteriosos no que diz respeito à data de lançamento, e não revelaram também se existirão mais armas no jogo para além do escudo e do Machado Leviathan que já vimos Kratos a usar.

Aquilo que sabemos sobre o combate é baseado na prioridade que dás aos inimigos, e certos inimigos são invulneráveis ao Machado Leviathan. Kratos pode atirar esta arma para congelar inimigos e trazê-la de volta premindo apenas um único botão. O escudo pode ser usado para bloquear ataques no meio do combate e já não existe botão dedicado para saltar em God of War, pois o estúdio descartou saltar e nadar.

O filho de Kratos, Atreus, irá disparar setas contra inimigos durante o combate, mas podes também comandá-lo usando quadrado para atacar determinados inimigos. Existe também um novo sistema de upgrades, sendo que Kratos pode aplicá-lo ao seu Machado Leviathan, escudo ou habilidades como Spartan Rage; para além disso, existe ainda um novo sistema de crafting sobre o qual a Santa Monica prefere não se pronunciar.

O jogo irá contar com uma série de novidades, sendo que uma delas é a existência de bosses opcionais. Os jogos anteriores eram lineares e não havia a opção de explorar e de encontrar bosses escondidos. Se um boss aparecesse à nossa frente, tinha que morrer para avançarmos.

Em God of War para a PlayStation 4 não será assim. O director do jogo, Cory Barlog, confirmou num vídeo de perguntas e respostas com a Game Informer que poderemos contar com bosses opcionais.

Para concluir a sua cobertura de God of War na Game Informer, foi revelado que o realizador do jogo, Cory Barlog, teve de entregar à Sony um novo e original plano para o que se sucede a God of War: Ascension. O estúdio está a tentar distanciar-se da mentalidade de "destruir todos os deuses" dos jogos anteriores e Barlog espera que o novo God of War chegue a mais jogadores do que nunca, trazendo nova vida para a saga.

Quanto tempo para completar God of War na PS4?

Se achavas que a estreia de God of War na PS4 seria curta, pensa de novo. Parece que God of War na PS4 terá 25 horas de duração.

"Estamos já na fase final. A fazer muitos testes", disse o Director Criativo Cory Barlog no palco da PSX. "Durante os últimos quatro ou cinco testes, estivemos a cronometrar a duração do jogo e encontra-se entre as 25 horas. Acidentalmente, fizemo-lo mais longo".

Assumindo que não há muita repetição, é uma duração muito grande para um jogo de God of War.

Análise do trailer de God of War da E3 2017

Um belo trailer de God of War foi mostrado na E3 2017, apresentando um novo sistema de câmara e a dinâmica de Kratos com o seu filho. Terminou com um encontro com a gigante World Serpent, que parece ser sua aliada.

Cover image for YouTube videoFive Minutes of God of War 4 Gameplay - Official God of War Trailer From E3 2017

Apesar da Sony não ter dado ênfase especial a qualquer um dos seus jogos na sua conferência da E3, as imagens de God of War eram impressionantes. Analisámos o trailer e conseguimos detectar alguns detalhes interessantes:

  • No início do trailer, podes ver Kratos a atirar o seu machado para a água. Mais tarde, é mostrado que esta é a forma de invocar a World Serpent, uma cobra gigante que pretende ajudar Kratos a encontrar o seu filho. Na mitologia nórdica, a World Serpent é um dos filhos de Loki, sendo que Thor é o seu arqui-inimigo. Poderá isto sugerir que Thor será o inimigo principal do jogo?
  • Tens também um plano onde poderás ver, provavelmente, um jötunn massivo caído (1.23) e um enorme martelo (1.26). Poderá ser o martelo de Thor. Mjölnir. No trailer, o filho de Kratos diz estar amaldiçoado e que é diferente do seu pai, mas ainda não é claro como isto irá integrar-se com o resto da história.
  • A cabeça que Kratos está a carregar às costas poderá ser de Baldur, o Deus nórdico da Luz.
  • Ao minuto 1.28, podes ver dois lobos com olhos brilhantes. Podem ser wargs, mas se se trata de Fenrir ou dos seus filhos, Sköll e Hati, ainda não é claro.
  • Ao minuto 1.48, ouvimos alguns diálogos que sugerem que os deuses nórdicos não se encontram felizes com o facto de Kratos se encontrar no seu mundo: "Os deuses deste reino não aceitam estranhos, confia em mim, assim que te encontrarem, e eles irão encontrar-te, far-te-ão a vida muito difícil".
  • O combate consiste numa combinação de ataques com o machado e o escudo (o escudo expande-se para ficar completo). Ainda não podemos discernir se existirá um contra ataque no ecrã uma vez que o vídeo não inclui uma UI.
  • O jogo continua muito violento (cortando inimigos a meio e decepando-os por completo).
  • Ao minuto 2.51, podes ver Kratos a atravessar o ambiente. Kratos sobe a face de uma falésia com o seu filho às costas. O seu filho envolve-se no combate em várias instâncias do trailer, funcionando como ajudante de Kratos. No minuto 3.26, podes vê-lo a esfaquear um inimigo no rosto enquanto Kratos trepa.
  • Ao minuto 3.30, Atreus sugere que terás de recrutar ajudantes durante o jogo: "Nem toda a gente é má. A mãe sempre disse para estarmos abertos àqueles que querem ajudar".
  • Para além de trepar, é possível ver Kratos a atravessar o ambiente numa canoa, ao minuto 3.37.

Edição de Coleccionador de God of War

Foram confirmadas cinco edições de God of War, quatro das quais apenas vão existir em formato físico. A edição Digital Deluxe custa o mesmo do que a edição Standart em formato físico, mas inclui bónus como uma banda desenhada, livro de arte, um tema dinâmico e itens para o jogo.

A Collector's inclui uma estátua de Kratos e Atreus, acompanhada por uma steelbook limitada, mapa, uma embalagem especial e ainda itens para utilizares no jogo.

A edição Limitada inclui uma caixa especial, a mesma steelbok da Collector's, itens digitais e um livro de arte. A Digital Deluxe extras digitais para o jogo, um comic e livro de arte digitais, e ainda um tema (como nas outras edições).

Destas edições, a mais cara, e também a que oferece mais conteúdos, é a edição de coleccionador. O destaque desta a edição é a figura de Kratos e de Atreus de 23 centímetros, criada pela Gentle Giant.

  • Edição Standard, disponível apenas em formato físico (PVP recomendado 69,99 €): inclui versão em Blu-Ray.
  • Edição Digital Deluxe: disponível apenas em formato digital (PVP 69,99 €): inclui versão digital do jogo, para ser descarregada na PlayStation Store, a banda desenhada digital da “Dark Horse”, o livro de arte digital da “Dark Horse”, o conjunto de armadura promessa da morte, o escudo guardião do exílio, um tema dinâmico de PS4™ e um DLC extra de reserva com 3 escudos para jogo.
  • Edição Day One, disponível em formato físico (PVP 69,99€) que inclui versão Blu-ray, um tema dinâmico de PS4 e que, mediante reserva, incluirá um DLC com 2 escudos e um talismã da sorte eterna - Exclusivo Edição Day One, e um DLC extra de reserva com 3 escudos para jogo.
  • Edição Limitada, disponível apenas em formato físico (PVP recomendado 79,99 €): inclui versão Blu-Ray, com caixa metálica preta e prateada, com o símbolo dos irmãos Huldra, o livro de arte “Dark Horse” em formato físico, e três conteúdos digitais exclusivos: o set de armadura “Death's Vow”, o escudo “Exile's Guardian” e um tema dinâmico de PS4™. Quem efetuar a reserva desta edição receberá também um DLC extra de reserva com 3 escudos para jogo.
  • Edição Colecionador, disponível apenas em formato físico (PVP recomendado 149,99 €): inclui versão Blu-Ray com caixa metálica preta e prateada com o símbolo dos irmãos Huldra, todos os conteúdos digitais exclusivos incluídos na Edição Digital Deluxe, uma litografia exclusiva, um mapa de tecido Midgard, duas estátuas esculpidas dos irmãos Huldra e uma estátua espetacular de Kratos e Atreus de 23 cm desenhada pela Gentle Giant Ltd. Quem efetuar a reserva desta edição receberá também um DLC extra de reserva com 3 escudos para jogo.
Cover image for YouTube videoGod of War - E3 2016 Gameplay Trailer | PS4
Novo ambiente e personagens de God of War

Enquanto que os jogos anteriores de God of War foram inspirados na mitologia grega, o próximo God of War será, em princípio, influenciado pela mitologia nórdica, de acordo com a Sony. Para além disto, tanto a editora como a produtora não se debruçaram muito mais sobre o ambiente do jogo, se bem que obtemos um vislumbre de um mundo maior no fim da demo de gameplay da E3.

Na parte final da demo de gameplay, os espectadores detectaram algumas criaturas misteriosas, como uma figura parecida com um fantasma que, num certo momento, se posicionou atrás de Atreus, e ainda uma criatura gigante reminiscente a uma serpente que atravessava as árvores do vale no fim da demo. Uma criatura alada aparece também por uma fracção de segundo, transportando algo que parece ser uma poderosa lança.

Para além disto, o realizador do jogo, Cory Barlog, revelou no Twitter que o nome da criança que acompanha Kratos ao longo da demo da E3 se chama Atreus. Historicamente, Atreus é o filho de Zeus, banido depois de ter assassinado o seu irmão, mas isto pode ser irrelevante tendo em conta o novo ambiente de God of War.

Num outro ponto da demo de revelação de gameplay de 2016, o foco foi colocado sobre Kratos e na sua dificuldade em conectar-se com Atreus. Depois de matar o veado, Kratos não conseguiu confortar a criança e durante a luta contra o monstro com chifres, Atreus dispara acidentalmente uma flecha contra o ombro de Kratos, deixando-o furioso mas sem o magoar de forma significativa.

Vale a pena referir uma acção de marketing para God of War levada a cabo pela Sony no mais recente jogo dos Golden State Warriors, na Oracle Arena em Oakland, nos Estados Unidos da América, onde um novo trailer do jogo foi preparado para o recinto, usando o próprio chão como ecrã. Podes ver o vídeo do evento já a seguir.

Cover image for YouTube video

Manteremos o olho bem aberto para tudo aquilo relacionado com God of War e actualizar esta página sempre que novas informações surgirem sobre o tão antecipado jogo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

God of War

PS4, PS2, PC

Related topics
PS4
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários