Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Monster Hunter World multiplayer: Juntar os teus Amigos e criar um Esquadrão

Como fazer caçadas com outros jogadores.

Uma das facetas mais divertidas do multiplayer de Monster Hunter World é criar uma equipa com outras três pessoas e combater contra probabilidades pouco aliciantes.

Apesar das mecânicas básicas permanecerem iguais àquelas que podes assistir no modo singleplayer, a adição de novos jogadores é uma óptima oportunidade caso pretendas cultivar loot precioso - com quatro jogadores à mistura, é possível derrotar um maior número de monstros num espaço de tempo mais curto, ainda para mais se compararmos com uma caçada a solo.

Com isto dito, vale a pena frisar que este não é um sistema fácil de interiorizar - segue-se, então, uma explicação do seu funcionamento.

Nesta página:

O que precisas de saber sobre o multiplayer de Monster Hunter World

Antes de começarmos, existem algumas coisas que deves saber sobre o funcionamento do mutiplayer de Monster Hunter World:

  • Não te podes juntar ao jogo de um amigo caso esteja numa caçada que obrigue a um Rank de Caçador mais alto que o teu. Por isso, se estiveres com uma classificação de 2 e o teu amigo possui uma classificação 8, não te poderás juntar a essa caçada mais difícil. Todavia, o teu amigo com ranking 8 pode ajudar-te numa missão de nível 2.
  • Algumas missões (da história) que és incumbido de completar podem ser um pouco exigentes, e não te permitem que te juntes a elas até que as cutscenes tenham terminado, algo que, normalmente, acontece quando encontras o monstro pela primeira vez. A partir daí, faz o convite ou usa um SOS.
  • A dificuldade vai aumentar no multiplayer, mas não à proporção de cada jogador adicional - por isso, uma caçada com dois jogadores (e respectivos Palicos) possui a mesma dificuldade que uma de 4 jogadores (que se juntam ao multiplayer sem os seus Palicos).
  • Se estás preocupado com o loot, deixa-te disso - todos podem batalhar e obter recompensas, pelo que não será muito diferente quando comparado com caçadas solo.
Junta-te a um amigo no Gathering Hall para um pequeno jogo de Braço de Ferro. As caçadas podem esperar!

Como juntares amigos e criares jogos multiplayer em Monster Hunter World

O multiplayer em Monster Hunter World pode facilmente assoberbar-te, mas existem algumas formas de passar os vários menus do mesmo.

Como jogar a solo ou com amigos

1) Quando escolheres os teus dados gravados no início, irão aparecer-te uma série de opções, como "Search an Online Session", "Create an Online Session" e "Squad Session Search".

Essencialmente, estas opções permitem-te encontrar uma sessão com jogadores aleatórios, um lobby fechado (que um amigo ou membro do Esquadrão criou) ou criar a tua própria sessão.

Independentemente da tua escolha, irás sempre aparecer em Astera e podes atarefar-te com qualquer actividade - mas, para simplificarmos, selecciona "Create an Online Session" e, de seguida, dirige-te para o fundo e escolhe "Private Session".

Com isto, irás criar um lobby mas apenas contigo lá dentro. Isto significa que tens a possibilidade de jogar sozinho mas podes, ainda assim, convidar amigos directamente.

2) Para convidar um amigo, prime pausa para trazeres o menu quando estiveres num espaço social como o Gathering Hall ou Astera, de seguida dirige-te à tab Communication e depois "Invite a Friend". Irá aparecer o ecrã da PSN ou Xbox Live, pelo que já podes efectuar os convites.

3) Estais agora na mesma sessão. Não serão capazes de ver-se um ao outro caso ambos não se encontrem no Gathering Hall ou na mesma Missão.

Para começar uma Missão e permitir que um amigo se junte a ela, dirige-te ao Quest Board e depois selecciona uma Missão à tua escolha. Assim que o tenhas feito, ser-te-á dada a opção de introduzir o número de jogadores e um código. O último só é relevante se estiveres num lobby aberto e não pretendes que pessoas aleatórios se juntem ao teu jogo.

4) Se começares a missão, podes preparar-te e prosseguir assim que estejas pronto. Entretanto, o teu amigo irá ver um aviso no seu ecrã a afirmar que criaste uma missão. Ele precisa então de ir ao Quest board e em vez de seleccionar "Post a New Quest", terá de escolher "Join a Quest e, por fim, "Available Quests".

Como te podes juntar a um Esquadrão em Monster Hunter World

Esquadrões em Monster Hunter World consistem no equivalente do jogo a uma guild ou clã, possuindo uma série de benefícios caso jogues regularmente com o mesmo grupo de pessoas.

O que são Esquadrões em Monster Hunter World?

  • Se fazes parte de um Esquadrão, podes ver e juntar-te ao teus amigos online de maneira muito mais simples. Por exemplo, quando começares o jogo, "Squad Session Search" irá juntar-se automaticamente à sessão de um membro do Esquadrão que já se encontre online.
  • Se não existe uma sessão de Esquadrão activa, terás de a criar, sendo que os restantes membros podem juntar-se mais tarde. Isto significa que não irás jogar com jogadores aleatórios e não tens que convidar pessoas para as sessões como descrevemos acima.
  • Sessões de Esquadrão não são exclusivas a membros - tens a liberdade de convidar outros jogadores através de convites ou partilhando o ID da Online Session. Contudo, juntar-se ao esquadrão é apenas possível através de convite, como te explicaremos abaixo.
  • Podes deixar mensagens ao teu Esquadrão - mesmo que não estejam online - e a tua personagem será adornada com um nome e ícone de Esquadrão.
  • Podes fazer parte de 8 esquadrões em simultâneo, permitindo-te escolher diferentes grupos de amigos de forma mais fácil.
  • Cada Esquadrão pode aglomerar um máximo de 50 membros.

Como juntares-te a um Esquadrão

Juntares-te a um Esquadrão é um processo ligeiramente complexo uma vez que tens de ser pessoalmente convidado pelo líder do Esquadrão - não existe procura manual ou uma mecânica de poderes enviar tu mesmo o pedido.

Não temos a certeza se precisas de estar na mesma sessão ou não mas, por segurança, junta-te à mesma sessão do líder e faz com que ele te envie um convite (caso sejas o líder, vê a seguir como gerir os membros do teu Esquadrão).

Assim que tenhas recebido o convite, o jogo irá mostrar-te de forma óbvia como deves proceder. Prime start, segue para Communication, selecciona Squads na parte inferior e, por fim, Join Squad.

Podes usar a tab Communication que mencionámos anteriormente para veres a informação do teu Esquadrão e saíres caso tenhas mudado de opinião - caso não tenhas intenções de o fazer, conseguiste entrar e podes juntar-te assim que quiseres.

Como criar um Esquadrão

Tens interesse em criar tu mesmo um Esquadrão? Primeiro, segue para o Gathering Hub. Este é o lobby multiplayer que se encontra conectado a Astera. Para chegares lá, podes usar um dos elevadores para o quarto andar onde a sede se localiza ou através do mapa do Mundo, seleccionando Astera no menu e saltando directamente para lá.

O Squad Counter está localizado mesmo no centro do deck. Aproxima-te dele, e a opção superior será "Create a Squad".

Como líder do Esquadrão, és o único que pode convidar ou remover membros. Por isso, se criares um Esquadrão, será melhor permaneceres bastante activo de maneira a conseguires gerir os pedidos e convites dos teus amigos!

Podes gerir o teu Esquadrão, incluindo enviar convites, premindo pausa e de seguida Communication > Squads.


Outros guias de Monster Hunter World


Como tirares proveito máximo do multiplayer de Monster Hunter World

Quer estejas a contar com o matchmaking ou então numa partida com os teus amigos, seguem algumas dicas baseadas em experiências tanto em jogos prévios da saga mas também deste novo título:

  • Vale a pena ter um objectivo claro em mente, criar um plano e equilibrar as vossas armas/equipamento de forma apropriada. Se estás a planear defrontar um Diablos ou Rathalos, é particularmente importante que toda a gente se mantenha em posição uma vez que existe pouca margem para actos heróicos!
  • Reserva uma boa parcela de tempo. Apesar de uma luta bem-sucedida não demorar muito tempo até ser completa, é provável que tenhas que tentar mais do que uma vez até que isso aconteça!
  • Façam investigações prévias - descobrir quais os pontos fortes e fracos do vosso inimigo, os trilhos que usam para se moverem de zona para zona, encontrar locais que vos permita usar a topografia para a vossa vantagem, etc, são boas ideias antes de entrarem em confronto directo com o monstro.
  • Familiarizem-se com o território, prestando atenção adicional sobre como chegar do Acampamento às diferentes localizações dos monstros - poderás ter que regressar regularmente ao campo de batalha, e perderem-se pelo caminho é ligeiramente embaraçoso.
  • Não tenham medo de abandonar uma luta caso o tempo esteja a escassear; pode parecer uma perda de tempo desistir passando 15 minutos e regressar mais tarde, mas é pior ainda continuar por mais 5 minutos sabendo que a vitória é impossível.
  • Ainda assim, não desistam. Estas lutas foram construídas para serem duras e elas recompensam os jogadores pacientes que não deixam de tentar chegar à vitória.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Monster Hunter World

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.
Comentários