Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Como Melhorar a Velocidade de Downloads da PS4 - Soluções para Velocidade Lenta

Dicas para aumentar a velocidade de download da tua PS4 e descarregares jogos mais depressa.

Pergunta ao dono de uma PS4 aquilo que mais o irrita na sua consola e existe uma grande probabilidade de te responder que são as péssimas velocidades de download. Com os jogos a ficarem cada vez maiores, alguns excedendo os 50GB, velocidades de download lentas na PS4 são um problema bem real. Neste guia para melhorares a velocidade de download da tua PS4, vamos dar-te algumas dicas e métodos sobre sobre como obteres melhores resultados neste campo - e outros que resultam para algumas pessoas mas que podem não passar de especulação.

Guia de como melhorar a velocidade de download da tua PS4

A PS4 pode conectar-se à Internet através de uma ligação sem fios ou com um cabo directamente ligado ao router ou switch (não estamos a falar da consola da Nintendo). Neste guia, vamos explicar-te como podes melhorar a velocidade de download da tua PS4 independentemente de como a mesma se encontra conectada à Internet.

Se puderes, usa uma ligação directa na tua PS4

De longe, a melhor coisa que podes fazer para aumentares a velocidade de downloads na tua PS4 é conectando a consola ao router e à rede através de um cabo. A não ser que tenhas uma configuração wireless muito boa em tua casa, o melhor que podes fazer para ajudar a tua PS4 a atingir valores de download mais altos é, sem dúvida, ligá-la à tua rede com um cabo.

Se o teu router se encontra próximo da tua PS4, só tens de ligar um cabo de uma das suas portas à entrada que se encontra na parte traseira da consola. Se não conseguires chegar ao router sem que o fio atravesse a tua casa, poderás ter que investir num Adaptador Powerline Network. Este dispositivo permite-te ligares-te ao router através dos cabos de electricidade. Algumas casas com maus sistemas eléctricos não são ideais para esta configuração mas, para a maioria das pessoas, estes adaptadores podem dar-te velocidades rápidas em qualquer divisão na tua casa.

Muda o DNS na tua PS4

Esta dica insere-se na categoria "já ajudou algumas pessoas" e obriga-te a manipular as definições da tua PS4. Foi relatado que alterar as configurações do DNS para o servidor do DNS da Google aumenta a velocidade de download da PS4. Caso queiras experimentar, só tens de seguir os passos indicados em baixo:

  1. Vai para a tab "Definições" na barra de scroll da tua PS4 - podes encontrá-la mais à direita, logo antes da opção "Power".
  2. Segue para a opção "Network".
  3. Escolhe "Set Up Internet Connection" do ecrã Network.
  4. Selecciona Wifi ou LAN. WiFi é para comunicações sem fio, enquanto que a LAN obriga-te a usares um cabo que ligue a PS4 a um ponto da tua rede.
  5. Selecciona "Custom" para que possas entrar nas definições da tua rede. Usa as definições seguintes, sendo que o DNS é a informação essencial:
  • IP Address Settings = Automatic
  • DHCP Host Name = Do Not Specify
  • DNS Settings = Manual
  • Primary DNS: 8.8.8.8
  • Secondary DNS: 8.8.4.4
  • MTU Settings: Automatic
  • Proxy Server: Do Not Use
  • Com as definições alteradas, desliga a PS4 e liga-a novamente. Com sorte, vais notar numa melhoria da velocidade de download da Playstation 4.

Coloca a tua PS4 em modo de descanso para melhorares a velocidade de download

Esta é uma das dicas mais anedóticas no que diz respeito a soluções para velocidades de download lentas na PS4 - não perdes nada em experimentá-la mas não coloques as tuas expectativas num patamar elevado. Se colocares a tua PS4 em Modo de Descanso, podes (por vezes) obter velocidades um pouco mais altas.

Primeiro, tens de ir às funções disponíveis no Modo de Descanso dirigindo-te a:

Settings > Power Saving Settings > Set Functions Available in Rest Mode. Clica na caixa que diz "Stay Connected to the Internet" para que a tua PS4 possa continuar a fazer downloads mesmo estando em modo de Descanso.

Agora, mantém o botão Playstation premido para abrires o Menu Rápido. Daí, selecciona Power e escolhe "Enter Rest Mode". A tua PS4 irá entrar num modo de baixo consumo e continuar a descarregar os ficheiros.

Pausa e retoma os teus downloads na PS4

Sempre que reparares que a tua PS4 está a descarregar algo a uma velocidade extremamente lenta, descobrimos que pausar e retomar o download pode resultar numa velocidade maior. Não temos a certeza se existe alguma razão lógica que apoie isto, mas parece mesmo resultar. Só tens de aceder aos teus downloads a partir das notificações (podes encontrá-los se fizeres scroll para o topo do menu principal da PS4) e de seguida clicar em X no comando assim que tenhas destacado o download que queres pausar. Prime X novamente para retomares a descarga.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PS4
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários