Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Out of Line vence 3ª edição dos Prémios PlayStation

O jogo de puzzles e plataformas levou para casa dois prémios.

Foi ontem, no Teatro Thalia em Lisboa, que se realizou a 3ª edição dos Prémios PlayStation. A iniciativa, impulsionada pela PlayStation Portugal, premeia os videojogos produzidos em Portugal, dando-lhes a oportunidade de brilhar e de chegar a um público mais vasto.

Foi um evento duplo, com festa de lançamento para Strikers Edge e com entrega de prémios.

Os Prémios PlayStation serviram de rampa de lançamento para Strikers Edge, o jogo português da Fun Punch Games venceu a 1ª edição dos Prémios PlayStation em Portugal e que chegou hoje às lojas em formato físico e digital.

Depois de Strikers Edge e de VRock, que venceu a edição do ano passado e ainda está em desenvolvimento, foi Out of Line que levou para casa o prémio de Melhor Jogo na edição deste ano dos Prémios PlayStation.

Ganhar o prémio de Melhor Jogo significa que a Duckling Studios, os criadores de Out of Line, terão direito a um prémio monetário de 10.000 euros, a um espaço físico em Lisboa para trabalhar durante 12 meses, acesso a kits de desenvolvimento PS4, lançamento na PS Store, e uma campanha publicitária nos canais PlayStation avaliada em 50.000 euros.

Out of Line, puzzles e plataformas numa fábrica opressora

Francisco Santos, o Lead Artist de Out of Line e que ainda está a terminar o curso de animação e videojogos na ETIC, descreveu-o como um jogo de puzzles e plataformas. A história mostra um pequeno rapaz que vive aprisionado dentro de uma fábrica com um sistema opressor. Juntamente com os seus irmãos, os outros rapazes que aparecem no trailer, têm que escapar dali.

A vitória nos Prémios PlayStation não altera o plano já traçado pela Duckling Studios, mas Francisco admitiu que "estar na PlayStation vai permitir-nos explorar muito mais coisas" e que "se temos a oportunidade de fazer isto crescer, é isso que vamos fazer". Tal como Strikers Edge, Out of Line será exclusivo PlayStation 4 nas consolas, mas também está confirmada uma versão para PC.

Francisco Santos da Duckling Studios com o grande prémio da noite

"A concorrência este ano foi brutal", admitiu Francisco, ainda abalado pela vitória. "Bifrost Spire, que não chegou a ganhar nenhum prémio, tinha muito potencial", disse Francisco, destacando também Obscuria pela sua arte. "Experimentei todos na Lisbon Games Week e adorei".

"O jogo foi influenciado por outros títulos conhecidos do género, como Limbo, Bastion e Transistor"

A ideia para Out of Line já existia na cabeça de Francisco "há bastante tempo", mas foi quando entrou para o curso curso de animação e videojogos na ETIC que surgiu a oportunidade para tornar o seu projecto realidade. O jogo foi influenciado por outros títulos conhecidos do género, como Limbo, Bastion e Transistor. "Há referências muito boas e nós tentámos juntar um bocadinho de todas e dar o nosso twist".

Se por acaso querem seguir uma carreira na indústria de videojogos, o conselho de Francisco é "comecem a fazer jogos, comecem a ir às game jams". As game jams são um encontro entre produtores de videojogos e o objectivo é planear e criar jogos num curto período de tempo. Foi numa game jam que surgiu a primeira versão de Strikers Edge, por exemplo.

"Esta coisa de fazer jogos começou muito nessas game jams. Fiz o curso em cinema de animação, mas sempre quis experimentar animação em videojogos e então comecei a ir às game jams até conseguir interesse e disponibilidade e interesse para tirar um curso. Foi rampa de lançamento a partir daí. Dediquei-me a 100 porcento e pronto, resultou", concluiu Francisco.

Confere em baixo os outros jogos premiados na 3º edição dos Prémios PlayStation.

Vencedores da 3ª edição dos Prémios PlayStation

Melhor Arte

  • Obscuria - Insiduos Games
Cover image for YouTube videoOBSCURIA - Trailer [HD]

Vencedor Imprensa

  • Out of Line - Duckling Studios

Melhor Jogo Infantil

  • Apex Arena - Cake Collective

Melhor Jogo de Competição Online

  • HoverShock - Can Play
Cover image for YouTube videoHoverShock - Announcement trailer

Melhor Utilização das Plataformas PlayStation

  • Rise of Denial - Noble Quad
Cover image for YouTube videoRise of Denial Gameplay Trailer (Lisbon games week 2017) Playstation awards

Melhor Jogo

  • Out of Line - Duckling Studios
Cover image for YouTube video

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Out of Line

PS4, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários