Remedy: O custo dos AAA singleplayer multiplicou por 10

A expectativa dos jogadores é cada vez maior.

Desde que a Electronic Arts encerrou a Visceral Games e cancelou o seu Star Wars focado numa experiência singleplayer de grande orçamento que a validade e rentabilidade dos AAA singleplayer se tornou num dos temas mais discutidos na indústria.

1

Tomas Puha, director de comunicações na Remedy Entertainment, falou recentemente sobre o actual estado da indústria e como um estúdio como o seu, conhecido pelo foco nas experiências AAA singleplayer, se teve de adaptar.

Puha diz que a "única constante nesta indústria é a mudança" e que os estúdios precisam adaptar-se às constantes alterações, o que no caso da sua companhia resultou num modo multi-jogador no seu próximo projecto e ajudar no desenvolvimento de jogos de outros estúdios.

No entanto, o mais importante a ter em conta é que estas experiências são demasiado caras e a expectativa ou exigência dos fãs é cada vez maior, especialmente em termos de longevidade.

"A verdade é que a tradicional experiência AAA singleplayer é simplesmente muito cara de desenvolver. O nível de expectativa dos jogadores é muito alto em termos da longevidade do jogo, o tipo de funcionalidades que tem, o quão bons são os valores de produção," disse Puha.

"Todas essas coisas são muito caras. Se recuares 10 anos, podes dizer que o mercado de consolas é basicamente do mesmo tamanho. A audiência à qual estás a vendê-lo é relativamente do mesmo tamanho, mas o custo de desenvolver o jogo aumentou 10 vezes actualmente. Esse é um problema óbvio."

Actualmente, a Remedy trabalha num novo jogo para PC, Xbox One e PlayStation 4, chamado por enquanto de Project 7 e que contará com uma experiência multijogador, juntamente com uma campanha.

Salta para os comentários (57)

Jogos em destaque neste artigo

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (57)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários