Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pokémon Sword e Shield - starters, região Galar, novos Pokémon e tudo o que sabemos sobre a Gen 8 na Switch

Todas as informações que sabemos sobre os novos RPGs de Pokémon, Sword e Shield.

Pokémon Sword e Pokémon Shield foram oficialmente anunciados o que significa que, finalmente, temos algumas informações sobre a Gen 8 de Pokémon.

Os novos starters em Pokémon Sword e Shield são as informações principais que foram confirmadas até agora, bem como alguns detalhes sobre a região de Galar, a presença de Gyms e encontros selvagens.

Iremos detalhar tudo o que sabemos sobre a Gen 8 a seguir - incluindo imagens oficiais, arte e o primeiro trailer - e iremos manter esta página actualizada sempre que surgirem novos detalhes!

Nesta página:


Outros links de Pokémon Sword e Shield:

Pokémon Sword e Shield: Lista dos novos Pokémon

Pokémon Sword e Shield: starters, região Galar, novos Pokémon e tudo o que sabemos sobre a Gen 8 na Switch

Pokémon Sword e Shield: Lista das novas formas Galarian


Pokémon Sword and Shield - Nintendo Direct de Setembro de 2019

Nos parágrafos seguintes, podes ver um resumo de tudo aquilo que foi anunciado durante o Nintendo Direct de 4 de Setembro de 2019 sobre Pokémon Sword e Shield. Tens também o vídeo da apresentação anexado.

De entre as várias informações dadas, foi revelado que poderás agora cozinhar no jogo. O cozinhar de Pokémon Sword & Shield resume-se aos Berries, frutos que já estavam disponíveis nos jogos anteriores e que tinham variados efeitos nos Pokémon.

Em Pokémon Sword & Shield existem mais de 100 receitas possíveis com Berries e poderás experimentá-las enquanto acampas. No acampamento também poderás brincar com os teus Pokémon e melhorar a tua relação com eles, tornando-os mais poderosos em combate.

O trailer apresenta ainda dois novos Pokémon: Cramorant do tipo Flying / Water (durante o direct foi dito que gosta de meter tudo na boca, cuspindo de volta tudo o que o adversário atirar); e Polteageist do tipo Ghost (uma chávena flutuante)

Por fim, foram mostradas as opções de personalização para a tua personagem.

Cover image for YouTube videoPokémon Sword & Shield - Camp & Cooking Trailer

Pokémon Sword e Shield - região de Galar, batalhas selvagens

Neste momento, detalhes sobre Pokémon Sword e Shield são escassos - até agora, tivemos apenas o vídeo de anúncio oficial na forma de um Nintendo Direct dedicado a Pokémon com um trailer incorporado.

Existem algumas coisas que conseguimos apreender do trailer, bem como uma série de outras informações mencionadas por Tsunekazu Ishihara, Junichi Masuda e Shigeru Ohmori - o presidente da Pokémon Company, membro da Game Freak e o director de Sword e Shield respectivamente.

Pokémon Sword e Shield - Região Galar

O primeiro detalhe (e o mais óbvio) é a região do jogo. Sword e Shield estão localizados em Galar, um ambiente de aparência ligeiramente britânica que contém "campos idílicos bem como cidade contemporâneas" e ainda "vastas planícies" e "montanhas escarpadas". Parece-se um pouco com uma versão ao contrário da Inglaterra, Escócia e Gales - e ainda um pouco como Westeros, de Game of Thrones, com uma Muralha de Adriano incluída.

A região de Galar foi descrita como expansiva.

O que podemos detectar aqui? Bem, pelo trailer e imagens acima, existem algumas coisas que podemos especular.

Bem, em primeiro lugar, parecem existir muitas áreas tipo arenas nesta região. Podemos ver o jogador a entrar numa delas com uma folha verde em frente no trailer e, numa fase posterior do mesmo, podemos ver Pokémon a combater numa grande arena, com a personagem masculina a circular naquilo que parece um equipamento de futebol.

Existe a possibilidade destas arenas representarem os Gyms de Pokémon em Galar, cujo regresso foi mencionado no início do Direct (se bem que não aparecem no trailer padrão), bem como o retorno da jornada em tornares-te um Campeão de Pokémon.

Existem também alguns símbolos esculpidos em rochas em diferentes pontos do trailer, e uma figura gigante de giz - um antigo fenómeno britânico onde figuras gigantes são esculpidas em colinas removendo a camada superior do solo para revelar a camada de giz branco por baixo. O que está no trailer de revelação parece-se um pouco com um Melmetal gigante cercado por uma série de Meltan menores, se olhares para a figura de forma muito criativa. Meltan e Melmetal são Pokémon da Gen 8, afinal de contas - mas a natureza dessas esculturas e figuras ainda é apenas especulação!

Pokémon Sword e Shield - batalhas selvagens - os encontros aleatórios estão de regresso?

Ainda não é absolutamente certo, mas parece que os encontros aleatórios e encontros selvagens de Pokémon estão de regresso, depois da sua ausência nos jogos Pokémon Let's Go em 2018 onde podias ver as criaturas a circularem pelo mundo do jogo.

No trailer, é possível ver um jogador a circular por um local com relva, antes de ser levado para um ecrã de um encontro aleatório onde aparece um Pikachu. O treinador usa um Minccino para combater Pikachu e depois atira uma PokéBall para capturar o Pikachu. Por outras palavras, o regresso das batalhas selvagens e encontros aleatórios estão confirmados para Sword e Shield (a não ser que o jogo seja alterado até ao seu lançamento).

Pokémon Sword e Shield - starters Sobble and Grookey

Para além de alguns detalhes sobre os Gyms e as batalhas selvagens em Galar, tivemos também o nosso primeiro vislumbre dos Pokémon starters de Pokémon Sword e Shield: Scorbunny, Sobble and Grookey.

Pokémon Sword e Shield - starters

Os três starters foram anunciados e parecem corresponder com os tradicionais tipos Água, Fogo e Erva. Eles são:

  • Scorbunny - um "Pokémon Coelho" Tipo Fogo, Scorbunny está sempre a correr, repleto de energia.
  • Sobble - um "Pokémon Lagarto de Água" Tipo Água, Sobble é tímido, disparando ataques enquanto se esconde na água.
  • Grookey - um "Pokémon Macaco" Tipo Erva, este Pokémon traquina possui uma curiosidade infinita.

Uma coisa interessante que reparamos do trailer é de que Sobble, o Pokémon de Tipo Água, parece ser capaz de se tornar invisível - ou usar uma espécie de camuflagem - quando emerge da água. Bestial!

Outros Pokémon disponíveis em Pokémon Sword e Shield

Para além desses starters típicos, também vimos uma série de outros Pokémon já conhecidos no trailer de gerações passadas. Ainda não sabemos como esses Pokémon ficarão disponíveis - possuem algumas semelhanças com o Pikachu selvagem que apareceu - mas existe claramente uma forma de os obteres no jogo.

Segue-se uma lista de todos os Pokémon presentes no trailer:

  • Pikachu (e provavelmente a pré e pós evolução, Pichu e Raichu)
  • Minccino (e provavelmente a evolução Cinccino)
  • Wishiwashi (em forma solo mas provavelmente a School Form também)
  • Grubbin (e provavelmente as evoluções Charjabug e Vikavolt)
  • Hoothoot (e provavelmente a evolução Noctowl)
  • Zweilous (e provavelmente a pré e pós evolução, Deino e Hydreigon)
  • Flygon (e provavelmente as pré-evoluções Trapinch e Vibrava)
  • Braviary (e provavelmente a sua pré-evolução, Rufflet)
  • Wailmer (e provavelmente a sua evolução, Wailord)
  • Meowstic (e provavelmente a sua pré-evolução, Espurr)
  • Lucario (e provavelmente a sua pré-evolução, Riolu)
  • Tyranitar (e provavelmente as suas pré-evoluções, Larvitar e Pupitar)
  • Munchlax (e provavelmente a sua evolução, Snorlax)

Existem as outras evoluções dos três novos Pokémon starters, claro, além de outras pistas no jogo de Pokémon como o que pensamos ser Meltan e Melmetal naquela figura de giz, como mencionado acima. E, logo no início do trailer, um pequeno cata-vento na forma de um Fletchling pode ser um sinal de que ele - juntamente com as suas evoluções Fletchinder e Talonflame - pode estar disponível no jogo também.

Zacian e Zamazenta estarão também presentes nos jogos - algo mais do que óbvio já que os mesmos estão nas capas, um representado o escudo e outro a espada.

Muitos mais Pokémon irão aparecer no jogo - consulta a nossa página onde listamos todos os Pokémon de Sword e Shield.

Pokémon Sword e Shield - trailer, data de lançamento e tudo o mais que sabemos

Segundo revelado pela Nintendo e pela Game Freak, Pokémon Sword & Shield vão seguir a tradição da série e chegarão às lojas em Novembro. Será a 15 de Novembro que poderás começar a tua viagem para Galar e procurar pelas novas criaturas em Pokémon Sword & Shield.

Além de revelar a data e as grandes novidades, a Game Freak e a Nintendo apresentaram a capa oficial de Pokémon Sword & Shield e confirmaram a chegada de um Dual Pack. Se quiseres adquirir os dois jogos, poderás optar pelo Dual Pack que inclui Pokémon Sword e Pokémon Shield.

Pokémon Sword e Shield - Max Raid Battles, Pokémon gigantes e a mecânica Dynamax

A nova mecânica que será introduzida por Pokémon Sword & Pokémon Shield (em jogos anteriores tivemos as Mega Evoluções e Z-Moves) chama-se Dynamax. A mecânica Dynamax permite aos treinadores aumentarem imenso o tamanho dos seus Pokémon (no trailer vimos um Raichu gigante contra um Gyarados gigante).

Os treinadores de ginásios vão usar esta nova técnica contra ti, mas os Pokémon gigantes também serão encontrados nas Max Raid Battles. Estas são batalhas desenhadas para modo cooperativo (com suporte para quatro jogadores) em que vais enfrentar um poderoso Pokémon com Dynamax infinito.

Quando o Pokémon das Max Raid Battles for derrotado, terás uma oportunidade de o capturar no final. Um dos pormenores explicados é que esta será uma forma de desbloquear novos Pokémon para capturar.

De referir que a técnica Dynamax apenas pode ser usada por vez em cada batalha pelos treinadores e que o Pokémon será revertido para o seu tamanho normal após três turnos. Durante a forma Dynamax, os Pokémon ganham acesso aos Max Moves, que são poderosos ataques.

Cover image for YouTube videoPokémon Sword & Pokémon Shield - Dynamax Pokémon and Raids - Gameplay Trailer

No entanto, os fãs receberam uma notícia bem desoladora: foi revelado durante a Nintendo Treehouse na E3 2019 que os novos jogos para a Nintendo Switch não têm a National Dex e, portanto, não vais poder transferir todos os Pokémon que existem em jogos anteriores. Actualmente existem mais de 800 Pokémon e a GameFreak ainda não confirmou quantos desses Pokémon é que poderás transferir para os novos jogos.

A Nintendo e a Game Freak revelaram finalmente os Pokémon lendários de Pokémon Sword & Shield.

Em desenvolvimento como exclusivos Nintendo Switch, Pokémon Sword & Shield são os próximos jogos na aclamada série da Nintendo e através do mais recente trailer, a Game Freak revelou os novos lendários.

Se no início da tua jornada em Galar terás de escolher entre Grookey, Sobble ou Scorbunny, um dos teus maiores objectivos enquanto treinador avançado será capturar uma destas duas criaturas magníficas que estarão na capa de cada jogo.

Zacian e Zamacenta parecem ser duas versões da mesma criatura, mas como podes ver no trailer e imagens, divergem de acordo com o nome da versão que escolheres: um enverga uma espada e o outro apresenta um enorme escudo como parte da sua cabeça.

Pokémon Sword e Shield - Pokémon lendários Zacian e Zamazenta

No entanto, estes são apenas dois dos muitos Pokémon que estarão disponíveis em Sword e Shield - não te esqueças de visitar a nossa página dedicada com todos os outros Pokémon confirmados para os mais recentes jogos da saga!

Pokémon Sword e Shield - E3 2019

Pokémon Sword e Shield não marcaram presença no Direct da E3 mas os antecipados jogos da Nintendo foram mostrados durante a Treehouse. No entanto, uma informação dada durante o evento, não deixou os fãs nada felizes - que não haverá National Dex, efectivamente limitando os Pokémon que podes transferir de jogos anteriores.

Podes ver o vídeo em questão já a seguir que, no momento da escrita, já conta com mais dislikes que likes - 34 mil votos negativos contra 14 mil votos positivos.

Cover image for YouTube videoPokémon Sword and Pokémon Shield Gameplay - Nintendo Treehouse: Live | E3 2019

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Pokémon Sword and Shield

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Chris Tapsell avatar

Chris Tapsell

Reviews Editor

Chris Tapsell is Eurogamer's Reviews Editor and most decorated Football Manager. He used to write guides, and will send you links to his favourite spreadsheets if you ask him about League of Legends or competitive Pokémon.

Comentários