Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Razer BlackWidow Tournament Edition Chroma V2 - Análise

Compacto, mas eficaz.

O Razer BlackWidow Tournament Edition Chroma V2 (sim, o nome é longo) é o modelo mais recente desta marca para aqueles que procuram um teclado compacto, fácil de transportar e que não perca as capacidades de desempenho dos teclados mecânicos de maior proporção. É também o teclado da Razer que estreia a tecnologia Instant Trigger, que supostamente torna a resposta ainda mais rápida do que é habitual nestes teclados concebidos a pensar nos consumidores mais exigentes e que gostam de competir ao mais alto nível. Será que este teclado cumpre as suas promessas?

Como o nome do teclado sugere, esta edição foi feita a pensar em torneios. É por isso que as suas dimensões foram reduzidas para se tornar mais compacto. As tradicionais teclas macro posicionadas à esquerda foram removidas bem como as teclas numéricas à direita. Graças a estes cortes, esta edição de torneio consegue ser consideravelmente mais pequena do que a versão normal sem perder as funcionalidades mais importantes. No meu caso, é extremamente raro recorrer às teclas numéricas no lado direito. A falta das macros faz-se sentir mais, mas poupam-se uns centímetros de comprimento.

A versão de Torneio em cima é consideravelmente mais pequena.

Para além das dimensões menores, o modelo em questão vem com um cabo micro-USB para USB (protegido com fibras) que pode ser removido para facilitar o transporte. Uma das diferenças desta nova versão V2 é a inclusão de um descanso para as mãos. O descanso, já visto noutros teclados da Razer, coloca-se na frente do teclado e fica colado por magnetismo. É muito fácil colocar e retirar o acessório. No que diz respeito à utilidade, é muito confortável e faz diferença quando se passa longas horas ao teclado, principalmente em jogos intensivos que requerem muitos movimentos rápidos e subtis.

Embora seja uma diferença subtil, o espaçamento entre teclas é ligeiramente menor. Quando fiz a transição para a Tournament Edition Chroma V2, a memória muscular dos meus dedos fez com que clicasse nas teclas erradas, no entanto, a adaptação ao novo formato foi surpreendentemente rápida e numa questão de uma hora já dificilmente me enganava nas teclas. Há que sublinhar que o Razer BlackWidow Tournament Edition Chroma V2 tem layout em português, o que nem sempre acontece com os teclados da Razer. Tradicionalmente, os teclados da Razer vêm com o layout americano.

A versão que recebemos para análise vem com os Switches Amarelos da Razer, mas existe opção para optar pelos tradicionais Switches Verdes ou pelos Switches Laranja. Os Switches Amarelos (os actuadores responsáveis pela resposta de cada tecla) são os mais silenciosos da gama. Por silenciosos, não fiquem com a ideia de que são de facto silenciosos. Estes Switches fazem menos barulho do que os outros, mas ainda fazem barulho, como seria de esperar de um teclado mecânico. A diferença dos Switches Amarelos é que não dão a sensação de "click" quando carregamos nas teclas. A resposta não é mais lenta, mas pode ser menos satisfatória para quem gosta de teclados mecânicos que façam "click".

A maior novidade deste modelo é a tecnologia Instant Trigger, que a Razer descreve da seguinte forma: "Na actuação, a nova tecnologia da Razer Instant Trigger envia imediatamente um sinal para o teu sistema, cancelando qualquer necessidade de atraso no debounce. Graças a esta resposta instantânea, recebes uma resposta líder de indústria, sem qualquer vantagem injusta, em qualquer jogo". Para entender a vantagem desta tecnologia, é preciso perceber como é que os teclados funcionam, mais concretamente, o que é o debouncing.

"O teclado responde muito bem e a resposta é praticamente imediata"

O Debouncing é a tendência de, quando dois metais entram em contacto num dispositivo electrónico, de enviarem múltiplos sinais quando o contacto abre e fecha. O debouncing é um dispositivo de hardware ou software que assegura que apenas um sinal é enviado depois do contacto. Ou seja, quando carregas numa tecla, estás a gerar múltiplos sinais, mas existe um dispositivo que apenas deixa passar um sinal. Portanto, a tecnologia Instant Trigger ignora este processo, poupando tempo no processo de resposta. Será que faz diferença no mundo real?

Estamos a falar de tempos de resposta de milissegundos, pelo que, em teclados que por norma já são muito rápidos a responder, torna-se difícil perceber se há uma real diferença, ou pelo menos, uma diferença significativa com a tecnologia de Instant Trigger. O teclado responde muito bem e a resposta é praticamente imediata, mas é complicado medir o atraso de resposta, isto é, medir o tempo que passou entre carregar na tecla e o tempo que o computador demora a registar a resposta. Supostamente, a nova tecnologia da Razer torna a resposta praticamente instantânea.

No resto das funcionalidades, o BlackWidow Tournament Edition Chroma V2 preserva o que já encontrámos em teclados anteriores da marca. Há compatibilidade com o software Synapse, que é a ponte para personalizarem cada tecla individual do teclado e para alterarem as cores da iluminação RGB Chroma, que te dá acesso a mais de 16 milhões de cores.

Posto isto, será que vale a pena investir num BlackWidow Tournament Edition Chroma V2? Depende de cada caso. É um teclado desenhado com um público restrito em mente. A não ser que participes regularmente em torneios, a versão normal é uma melhor aposta, a não ser que prefiras um teclado mais compacto.

Read this next