Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Forza Horizon 3 comparado entre Xbox One e PC

Um dos mais belos jogos da Xbox One fica ainda mais deslumbrante na Xbox One X.

Forza Horizon 3 é sem dúvida um dos jogos mais bonitos que podes jogar na tua Xbox One e graças à actualização Xbox One X, disponível a partir de hoje, o Digital Foundry não podia deixar de voltar a este sensacional jogo.

A versão Xbox One X coloca o jogo da Playground Games a correr a nativa 3840x2160, sem conversão dinâmica. Correr este jogo a 4K representa a um aumento de 4x na resolução sobre o que tens na versão base da consola. A consola mais poderosa da Microsoft consegue ainda correr o jogo com 4x MSAA, uma técnica exigente e que aqui combinada ao lado da 4K nativa.

Comparar o jogo com o PC no máximo revela que existem algumas diferenças. A imagem é ligeiramente mais refinada, mas a diferença é mínimo e muito difícil de perceber. O mais importante aqui é que Forza Horizon 3 é o primeiro jogo a correr a 4K nativa com 4x MSAA na Xbox One X, um feito impressionante e que o torna numa espectacular amostra para quem quiser exibir a sua TV 4K.

Ver no Youtube

Em termos de performance, a Xbox One X mantém o jogo a 30fps, tal como na Xbox One base, e consegue-o a 30fps totalmente estáveis. Seria fascinante ver Forza Horizon 3 a 60 fotogramas por segundo na Xbox One X, algo que Forza MotorSport 7 consegue, mas as suas exigências específicas tornam-no mais difícil conseguir. Se quiseres jogar a 60fps, terás de optar pela versão PC.

O foco da actualização foi melhorar os gráficos e a Playground Games aplicou diversas alterações. Na Xbox One X, Forza Horizon 3 usa as mesmas texturas das versões Xbox One e PC, mas a apresentação dos materiais está muito melhor na Xbox One X. A consola mais poderosa da Microsoft apresenta um filtro anisotrópico 16x que o coloca num patamar igual ao da versão PC.

O motion blur também foi melhorado com amostras de maior qualidade que o tornam superior ao que tens na Xbox One base. Ainda assim, a versão X utiliza menos amostras que a versão PC, ficando ligeiramente abaixo dessa versão. Uma das melhorias mais fascinantes é o nível de detalhe para os carros e cenário. A X consegue apresentar os carros e os cenários a uma distância muito maior, reduzindo para um impressionante mínimo o pop-in.

Um parâmetro onde a versão X se coloca a par da versão PC são os reflexos, que com a excepção de alguns bugs em que alguns momentos não apresentam reflexos, estão mais nítidos e ajudam a conseguir uma imagem mais impressionante. Outra grande melhoria está nas sombras estáticas, com uma qualidade superior à melhor definição que encontras no PC. É uma diferença ligeira, mas ainda assim impressionante. As sombras dinâmicas já revelam uma vantagem para a versão PC.

Forza Horizon 3 na Xbox One X pode não igualar em pleno as definições máximas que terás ao teu alcance no PC, mas tens melhorias surpreendentes que tornam um dos jogos mais belos da Xbox One num jogo incrível para correr numa TV 4K.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Forza Horizon 3

Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários