Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Director de XCOM elogia Mario + Rabbids Kingdom Battle

Inspirou uma reavaliação do género.

Mario + Rabbids Kingdom Battle é um dos mais inesperados e curiosos exclusivos da Nintendo Switch e não foram somente os jogadores que ficaram espantados com o seu anúncio e qualidade, algumas figuras da indústria também.

Jake Solomon, director criativo de XCOM, é uma dessas pessoas que ficou surpreendida com o jogo da Ubisoft e vai mais longe, diz mesmo que Mario + Rabbids o inspirou a reavaliar todo o género.

Solomon diz que viu pela primeira vez Mario + Rabbids quando preparava a apresentação de XCOM 2: The War of the Chosen na E3 2017 e não ficou com medo da concorrência, ficou com esperança e entusiasmado com as reacções.

"Bons jogos tácticos criam novos jogadores tácticos, depois todos no género beneficiam. Além disso, o jogo parecia lindo e divertido, e queria que fosse bom porque eu queria jogá-lo. Nem dois meses depois, todos descobrimos que Mario + Rabbids é realmente lindo e divertido, é muito bom," disse Solomon.

Segundo explica, Mario + Rabbids é muito diferente de XCOM, na forma como está desenhado para enfrentar o jogador. No seu jogo, existe um factor aleatório que surpreenderá sempre o jogador, enquanto no título da Ubisoft existe uma forma correcta de fazer as coisas, como se fosse uma espécie de quebra-cabeças, com uma forma diferente de pressionar o jogador.

"Em Kingdom Battle, o stress está em saber que o conjunto de escolhas que nos levam à vitória é pequeno. Cada escolha tua pode colocar-te no caminho errado e nas missões mais à frente, esse grupo de escolhas fica ainda mais pequeno. No entanto, o stress do combate é contra-balançado com poderosas novas inovações no género táctico. O movimento é surpreendentemente divertido e fluido, os aliados saltam com a ajuda uns dos outros, deslizam pelos inimigos por perto, ou acedem a novas áreas do terreno através de canos."

"Quando as pessoas fazem bons jogos, ganhamos todos."

Solomon diz que a inesperada combinação de Mario com os Rabbids em combates por turnos com um mundo repleto de quebra-cabeças é uma surpresa e que até sentiu alguma inveja com descobriu uma mecânica altamente inteligente.

"Mario + Rabbids relembrou-me o quanto ainda tenho para aprender enquanto designer. Criar XCOM é muito recompensado. Também é excruciante. Cada missão é processo de longos anos repleto de stress, dúvida e de muitas, muitas horas."

O director criativo diz que é uma alegria ver outra equipa a subir a parada e a melhorar o género, mostrando que existe sempre espaço para melhorar, especialmente quando é feito em elementos nos quais mais ninguém pensaria.

"Não contes com cores vibrantes, plantas falantes e criaturas loucas numa floresta no próximo XCOM. Mas não fiques surpreendido por ver o movimento a funcionar de uma forma completamente diferente. Este é o principal encanto de Mario + Rabbids: Kingdom Battle para mim: ter um adversário de qualidade, ou talvez seja um compatriota de qualidade. Quando as pessoas fazem bons jogos, todos ganham."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Mario + Rabbids: Kingdom Battle

Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários