Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Shadow of War - como dominar, recrutar, aumentar o nível dos teus orcs e construir o melhor exército de Mordor

Tudo o que precisas para construir o melhor exército de Mordor.

Construir um exército em Shadow of War é, paralelamente às quests da campanha, um dos pontos fulcrais que terás no jogo.

Dominar orcs é a melhor forma de o fazer mas existem regras diferentes para os diferentes tipos de inimigos. Para além disso, há uma variedade de outros factores que deves ter em mente quando decidires quem dominar e o que fazeres com eles assim que o conseguires.

Abaixo, vamos dizer-te tudo aquilo que precisas de saber para construíres a tua equipa de orcs. Visita também o nosso guia sobre como aumentar XP rapidamente para ficares a par de tudo em Shadow of War.

Como dominar orcs em Shadow of War - recrutar seguidores explicado

Dominar orcs é uma tarefa bastante simpes. Obterás a habilidade para o fazer depois da missão Ring of Power no início do Acto 2 - por isso não cries seguidores ou domines Capitães no Acto 1 de todo, para que não haja dúvidas.

Assim que desbloqueies esta técnica da tua árvores de habilidade, podes dominar, e consequentemente recrutar, qualquer capitão inimigo moribundo que encontres que não seja um Overlord. Há ainda uma outra condição: terás que ter pelo menos o mesmo nível que o orc que estás a tentar dominar.

Se o orc tem um nível maior que o teu, terás que usar a opção 'Shame' das escolhas que surgem quando o tentas dominar. Isto enfraquece-o alguns níveis - irritantemente, se estás apenas um nível abaixo dele, por exemplo, esta opção coloca-o quatro ou cinco níveis abaixo de ti.

Quando deverás começar a construir o teu exército?

Esta é a pergunta chave, de facto, uma vez que tu, claro está, aumentarás o teu nível significativamente aos jogares o jogo. Orcs que encontres a um nível baixo não o aumentarão contigo, enquanto que orcs que encontres pela primeira vez subirão ao teu nível.

Isso significa que poderás encontrar um Capitão de nível 12 que podia parecer forte na altura, mas ele será praticamente desnecessário quando estiveres num nível a rondar os 40 e todos os inimigos que encontrares possuírem um nível semelhante.

Deves esperar para dominar Capitães? Bem, não necessariamente. Primeiro precisarás de dominar os suficientes para tirares The Etten do poder numa fase incial do jogo, uma vez que é uma missão necessária para avançares parte da história. Depois, há uma forma de aumentares o nível dos orcs à medida que vais jogando - e vamos debruçar-nos sobre isso logo a seguir.

Como aumentar o nível dos orcs e construir o melhor exército em Shadow of War

Para construir o melhor exército, terás essencialmente que prestar atenção a Capitães Inimigos e Warchiefs com talentos apelativos, dominá-los, e depois aumentar o seu nível.

Em termos de características mais desejáveis, procura por imunidades e resistências em batalha, com o mínimo possível de fragilidades - mortais ou outras. Os orcs que recrutares lutarão a maior parte do tempo em combate apertado e com uma grande densidade de guerreiros, tanto em cercos a fortalezas como nos Fight Pits, por isso é nas habilidade de combate que te deves focar.


Para mais coleccionáveis em Shadow of War, não te esqueças também de espreitar soluções para os poemas Ithildin Door e como obter a armadura do Bright Lord e ainda como conseguir as Armas e Armaduras Lendárias.


Há duas formas de aumentar o nível dos Capitães de Orcs e Warchiefs que dominaste em Shadow of War:

  • Envia-os em missões - escolhe o Seguidor em questão do menu Exército e a partir daí consegues enviá-los em algumas missões, tanto em combates mano-a-mano contra outros Capitães inimigos, como em missões de emboscada na companhia de outros capitães aliados. Podes interferir nestas missões ou deixá-los resolê-las eles mesmos, tal como qualquer outra missão Nemesis no mapa. Pela nossa experiência, Seguidores ganham um nível se forem bem-sucedidos, por isso isto pode demorar um bom bocado.
  • Envia-os para os Fight Pits - o risco pode ser bem maior, mas enviá-los para os Fight Pits trará também maiores recompensas. Se tiveres imensos Seguidores, e não te importes de desperdiçar alguns deles, a melhor táctica neste caso é teres dois Seguidores lutarem um contra o outro. Perderás aquele que morre, mas terás um item do corpo dele, e o vencedor ganhará entre um a cinco níveis.

Em alternativa, podes tentar a tua sorte nas batalhas Maggot, Warrior e Champion contra Capitães inimigos (o nível é mais alto à medida que atravessas as diferentes fases). Se eles perdem, podes pelo menos arriscar e dominar o vencedor, e se eles ganharem subirão vários níveis. Esta é também uma boa forma de obter Mirian, mas toma nota que precisas de capturar a fortaleza de uma região para teres acesso ao seu respectivo Fight Pit.

Podes também aumentar o nível dos orcs se os deixares matarem-te caso eles se tratem de inimigos. Eles subirão alguns níveis e podem inclusive ganhar um ou dois novos traços no processo, e esta é provavelmente a maneira mais fácil e rápida de o fazer do que dominando-os primeiro, desde que sejas capaz de viver com a humilhação!

Também, nao te esqueças que eles terão de dar o golpe final para te matar, ou então um outro inimigo aleatório poderá obter essa promoção. Se os enfrentares numa missão Nemesis preconstruída, então fugir e deixá-los ganhar tem um efeito semelhante, como se tivesses aldrabado a Missão Nemesis para que eles ganhassem de qualquer das formas - podes também simplesmente matar o seu oponente e fazer com que eles vençam essa missão Nemesis e subir de nível usando essa estratégia.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Middle-Earth: Shadow of War

Android, iOS, PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Chris Tapsell avatar

Chris Tapsell

Reviews Editor

Chris Tapsell is Eurogamer's Reviews Editor and most decorated Football Manager. He used to write guides, and will send you links to his favourite spreadsheets if you ask him about League of Legends or competitive Pokémon.

Comentários