A chegada da actualização Xbox One X para F1 2017 da Codemasters, permitiu ao Digital Foundry olhar para o jogo na nova consola, mas também permitiu compará-lo com a versão PlayStation 4 Pro, que não tiveram a oportunidade de verificar antes.

F1 2017 apresenta a mais recente evolução do Ego Engine da Codemasters, que permite melhores efeitos e um maior número de carros em pista sem prejudicar a performance. Na Xbox One X, F1 2017 usa uma imagem 4K via checkerboard, mas que fica muito próxima da resolução nativa e muito nítida. Existem alguns artefactos na imagem que confirmam não ser nativa, mas a qualidade é na mesma impressionante.

A qualidade de imagem fica muito idêntica à da PlayStation 4 Pro, mas existem duas diferenças que se destacam. A primeira está na qualidade das sombras, que se manifesta em sombras menos nítidas e difusas na Xbox One X, enquanto a PS4 Pro apresenta sombras mais nítidas. É uma questão de gosto, mas existe uma diferença perceptível.

A segunda diferença é um pequeno detalhe que passará ao lado da grande maioria dos jogadores. A consola da Sony apresenta níveis de transição de detalhe superiores, que se manifesta num maior número de árvores presentes no cenário e visíveis no retrovisor. É algo que será extremamente difícil de notar durante gameplay, mas que acontece.

Ao jogar F1 2017 na Pro e na Xbox One X é possível verificar que o trabalho feito para actualizar o jogo para a consola da Sony serviu como base para a actualização na X. Onde a consola da Microsoft consegue uma real diferença é na performance.

F1 2017 usa uma v-sync adaptável e os 60 fotogramas por segundo são o alvo na performance. A Xbox One X consegue segurar muito melhor os 60fps e a Pro sofre com intenso screen-tearing, além das quedas ocasionais para 55fps. É uma clara vitória para a consola da Microsoft, mas que também revela que os esforços de optimização na Pro podiam ter corrido melhor.

A versão Xbox One X consegue oferecer a experiência mais consistente, mas ao contrário de outras actualização, não tens uma diferença tão grande quanto o diferencial nas especificações poderia sugerir.

Publicidade

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Mais artigos pelo Bruno Galvão

Comentários (15)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

RecomendadoF1 2017 - Análise

Os F1 mais rápidos de sempre.

F1 2017 - Truques e Dicas para ganhares as corridas

Algumas dicas para te iniciares no F1.

Demon's Souls Remaster é possível, mas nas condições certas

Mas teria de ser feito por outro estúdio e com luz verde da Sony.

Square Enix regista o termo "HD-2D" usado em Octopath Traveler

Será que teremos mais jogos neste estilo visual?

A Switch foi a consola mais vendida em França em 2018

Mais de 2 milhões de unidades vendidas.

Últimas

Demon's Souls Remaster é possível, mas nas condições certas

Mas teria de ser feito por outro estúdio e com luz verde da Sony.

Square Enix regista o termo "HD-2D" usado em Octopath Traveler

Será que teremos mais jogos neste estilo visual?

A Switch foi a consola mais vendida em França em 2018

Mais de 2 milhões de unidades vendidas.

Far Cry: New Dawn aprofundou os elementos RPG

A Ubisoft reforçou a aposta nesta vertente.

Publicidade