Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Shadow of War - como obter o verdadeiro final e completar o jogo

Só precisas de vencer os cercos finais de Shadow of War para chegar ao final escondido.

The Shadow Wars são o que descobrirás como o objectivo final de Shadow of War - uma série de cercos cada vez mais difíceis e traiçoeiros com uma recompensa no fim para quem os completar.

Nesta página vamos dar-vos toda a informação de como funcionam as The Shadow Wars, dicas e conselhos para ultrapassares a trabalheira que elas requerem, e, obviamente, como chegares ao verdadeiro final de Shadow of War como consequência.

Final de The Shadow Wars explicado - como desbloquear o verdadeiro final de Shadow of War

A história principal pode ter acabado mas isso não quer dizer que chegaste ao fim do jogo - completar as tarefas e atingir o final verdadeiro do jogo será o teu próximo objectivo, mas para chegares lá vais precisar de batalhar muito.

O final de The Shadow Wars consiste em 20 cercos onde terás como objectivo defender as tuas fortalezas contra inimigos invasores múltiplas vezes, com cada força invasora mais potente que a anterior. Isto vai obrigar-te a recrutar Exércitos de nível comparável e fazer upgrade às tuas fortalezas, um processo que requer alguma dedicação.

Os cercos são divididos em 10 fases e em cada fase terás a tarefa de defender fortalezas específicas:

  1. Cien
  2. Seregrith Ungol
  3. Núrnost
  4. Gorgoroth
  5. Cirith Ungol and Núrnen
  6. Seregost and Gorgoroth
  7. Núrnen and Seregost
  8. Núrnen, Cirith Ungol, and Gorgoroth
  9. Cirith Ungol, Seregost, and Gorgoroth

Depois de completares a fase 10, serás recompensado com uma cutscene "vários anos depois", depois da qual estarás livre para continuar a explorar o mundo e embarcar em conquistas online. É basicamente isto no que diz respeito às recompensas, mas este é o "final verdadeiro" de que provavelmente ouviste falar.

Como completar as The Shadow Wars

Tendo em conta que as Shadow Wars requerem algum tempo para serem ultrapassadas - e o facto de serem jogadas de uma forma linear - há pouco que te podemos dizer para te ajudar em cada uma delas. Mas podemos dar-te alguns conselhos sobre como completá-las o mais rapidamente possível.

Recrutar um Exército

Uma vez que Orcs sob o teu comando não podem exceder o teu próprio nível, vais ter que trabalhar um pouco para aumentar o teu nível de forma a igualar aquele do teu oponente. Para verificares aquilo que precisas, dirige-te para o marcador da quest dos Cercos na região sob ataque e inicia-a; isto abrirá uma janela que mostrará a força do teu atacante, os upgrades que estão a usar e mostrar os ranks dos Orcs no teu exército.



Acima de cada lado é apresentado um valor que te dá a pontuação global e ainda alguma indicação das tuas chances de sucesso, mas não te foques nele inteiramente - se alguma parte do teu Exército possui um nível significativamente maior que alguma parte da oposição, há uma grande possibilidade de estes serem facilmente mortos mas apenas um Orc do lado atacante de nível alto é capaz de destruir metade das tuas tropas, reduzindo as tuas hipóteses de vitória para praticamente zero.

Por esta razão sugerimos que o teu Orc de nível mais alto não tenha mais que um ou dois níveis atrás dos seus opositores - na imagem acima os números sugerem que seríamos vitoriosos, mas o Orc 57 no lado inimigo atravessou três dos nossos defensores rapidamente, e o 56 concluiu a jogada. Muitos Orcs morreram para te trazermos esta imagem...

Acima dos níveis necessários, é importante escolher os Orcs sabiamente. Se o exército opositor tem vários Warchiefs que causam Curse damage deves evitar usar alguém mais fraco para Curse damage; se eles têm vários que são pouco resistentes ao Fogo quererás recrutar alguns Orcs que tenham lança-chamas; se elem possuem um Olog ou dois terás que trazer o teu próprio, etc.

Melhorar a tua Fortaleza

Outro factor importante é a tua escolha nos upgrades defensivos para a tua fortaleza - presta muita atenção ao que o teu inimigo está a usar e escolhe uma resposta apropriada; por exemplo, se eles parecerem fracos em Fogo, usa algumas Fiery Siege Beasts e Drakes.

Também é vital que completes a missão Fighting Pits: Champions Nemesis numa região antes de começares o cerco uma vez que desbloqueias a última vaga na tua linha de defesa. Não só isto de dá mais um Capitão no teu pelotão, mas também te permite lançar um campo minado fora da tua fortaleza que pode reduzir seriamente os números da primeira onda.

Estratégias de Batalha

Apesar de estas variarem com a tua estratégia de fortificação, o teu Exército, a força opositora (e ainda o factor sorte), encontramos a seguinte estratégia como sendo a mais segura (até agora):

  • Logo que o cerco comece, usa um Shadow Strike para te aproximares do Capitão que comanda a primeira onda - se ele está a pé sugerimos que faças mira num Orc um pouco à sua frente, e se está montado foca-te então no Caragor.
  • Mata o Capitão o mais cedo possível. Se conseguires matá-lo antes que as tuas muralhas sejam penetradas a próxima onda será muito mais simples.
  • A próxima onda de Capitães aproxima-se normalmente junta de um dos lados da fortaleza. Se as muralhas ainda estiverem intactas, usa um Shadow Strike o mais próximo que conseguires deles e tenta lutá-los na parte de fora. Se as muralhas foram penetradas terás que te refugiar rapidamente; tenta livrar-te deles antes que atinjam um ponto de controlo.
  • Ao chegares à última onda, o mais certo é que as tuas muralhas estejam destruídas. Também terás de tomar a decisão entre socorrer os feridos no teu lado ou concentrares-te em atingires vitória o mais rapidamente possível. É difícil recomendar uma estratégia sobre a outra: manter as tuas tropas vivas será vantajoso caso as coisas comecem a correr mal e mantê-los-á leais após o fim do conflito, mas também irá distrair-te dos teus alvos principais. É preciso ter sempre em conta se valerá pena ou não reavivar os orcs perdidos: o mais provável, é vires a substituí-los da próxima vez que defenderes esta região.
  • Verifica os teus pontos de controlo - perder um irá criar um novo capitão com o qual terás de lidar!

(Se seguires esta estratégia, tem cuidado ao usares Spiked Walls nas tuas defesas - mantêm o inimigo fora, mas também impedem-te de voltares para dentro, por isso, se estiveres em apuros, não tens onde te refugiar!)

Queres saber como ganhar a armadura do Bright Lord? Visita o nosso guia!

Em caso de Fracasso

Finalmente, vale a pena notar que caso falhes na defesa da tua fortaleza tens duas tarefas à tua frente: salvar o Overlord, e retomar a fortaleza.

As missões de salvamento são semelhantes às quests "matar o Capitão inimigo, salvar os cativos" que terás feito durante a campanha, e reconquistar a tua fortaleza será um trabalho como o habitual, se bem que se as coisas correram mal muito provavelmente terás de reconstruir o teu exército de raíz.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Middle-Earth: Shadow of War

Android, iOS, PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Chris Tapsell avatar

Chris Tapsell

Reviews Editor

Chris Tapsell is Eurogamer's Reviews Editor and most decorated Football Manager. He used to write guides, and will send you links to his favourite spreadsheets if you ask him about League of Legends or competitive Pokémon.

Comentários