Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon - Análise

A despedida da série na 3DS.

Eurogamer.pt - Recomendado crachá
As diferenças são pequenas face às versões originais, mas Ultra Sun e Ultra Moon são os melhores jogos da série para a 3DS.

Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon são dois jogos que chegam numa altura complicada. Com um novo jogo da série já confirmado para a Nintendo Switch, é difícil não olhar para estas duas versões como um filler, uma forma de manter os fãs entretidos e de simultaneamente capitalizar com o grande sucesso da série, mas sem propriamente introduzir novidades de peso. É também uma forma de recuperar uma tradição perdida da série Pokémon, a existência de uma terceira versão que em gerações anteriores era lançada mais tarde e apresentava pequenas variações e melhorias. A diferença aqui é a terceira versão foi dividida em duas, cada uma com os seus Pokémon exclusivos.

Depois de mais 40 horas investidas na versão Ultra Moon, há sensações mistas. Por um lado, as diferenças destas novas versões não são drásticas, o que já seria de esperar de uma terceira versão. Todavia, vivemos hoje num mundo digital em que os jogos podem receber novos conteúdos sem necessidade de lançar uma nova versão. Na era do Gameboy Color, lançar uma versão como Pokémon Yellow fazia sentido. Hoje em dia, uma terceira versão como Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon deixa-nos a pensar se não seria possível introduzir estas pequenas novidades através de um DLCs. Digo isto porque as diferenças de Pokémon Sun & Moon para Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon são inicialmente quase imperceptíveis. Em grande parte, os jogos são iguais. Mas por outro lado, as pequenas novidades, que só se revelam mais adiante, tornam-nos jogos melhores.

Cover image for YouTube videoPokémon Sun e Pokémon Moon - Trailer de lançamento (Nintendo 3DS)

Quais são as diferenças?

As diferenças nas novas versões estão na maior variedade e quantidade de Pokémon que podes apanhar, incluindo um grande leque de Pokémon lendários de gerações anteriores, a exploração dos Ultra Wormholes, um mini-jogo de surf às costas de um Mantine, pequeníssimas alterações na narrativa e um episódio extra depois da Liga dos Pokémon que vai deixar os fãs completamente nostálgicos. A dificuldade também aumentou. A série Pokémon tem vindo a tornar-se demasiado fácil, mas Ultra Sun & Ultra Moon aumentam o desafio nas batalhas dos Trials contra os Pokémon Totem. Não são batalhas extremamente complicadas, mas requerem alguma estratégia e maior cuidado, o que surpreendeu pela positiva.

"A melhor novidade de todas são os Ultra Wormholes"

Na narrativa, o fio condutor passa a ser Necrozma, um novo Pokémon lendário que "rouba a luz", em vez de Solgaleo e Lunala. A história é igual em muitas partes, a diferença é que existem cenas adicionais com o Ultra Recon Squad, que chegaram a Alola através dos Ultra Wormholes. Esta mudança não torna a história pior nem melhor. É apenas uma alteração para justificar a introdução de Necrozma. A região de Alola continua fantástica, mas a história é prejudicada com personagens como Lillie, que se torna irritante de tanto que precisa da nossa ajuda, e de Hau, cuja disposição constante de alegria se torna enjoativa. Sempre que estas personagens entravam em cena não conseguia deixar de virar os olhos para cima. O mesmo pode ser dito acerca da RotomDex, que fala em demasia.

O Mantine Surf é um mini-jogo em que temos de ganhar velocidade para saltar das ondas e fazer truques no ar. Existem várias provas e o objectivo é ficar na primeira classificação de cada uma delas. A recompensa é um Pikachu que sabe o ataque Surf, algo que normalmente não consegue aprender Os pontos ganhos neste mini-jogo também servem para ensinar ataques poderosos aos nossos Pokémon. Estas versões introduzem ainda coleccionáveis, os Totem Stickers. Estes coleccionáveis são autocolantes espalhados pelas ilhas. Quando tiveram coleccionado suficientes, o Professor Samson vai chamar-vos para receberem um Totem Pokémon. Através desta novidade é possível ter todos os Pokémon Totem que enfrentaram nos Trials.

Cover image for YouTube videoPokémon Sun e Pokémon Moon - Trailer Pokémon lendários (Nintendo 3DS)

Mas a melhor novidade de todas são os Ultra Wormholes. É aqui que vão encontrar uma grande quantidade de Pokémon lendários das gerações anteriores bem como outros Pokémos fortes. A mecânica dos Ultra Wormholes é mais um mini-jogo em que, viajando em cima de Solgaleo ou Lunala, têm que chegar o mais longe possível e entrar num portal. Há esferas que aumentam a vossa velocidade, enquanto outras esferas vos abrandam. Quanto mais longe chegarem, mais raro e/ou mais forte será o Pokémon que vão encontrar (só vão encontrar um Pokémon por portal, depois têm que iniciar o processo desde o início). Por vezes aparecem Pokémon lendários como Mewtwo, Articuno, Lugia, entre outros. A probabilidade de encontrar Pokémon Shiny também é maior nos Ultra Wormholes. Ainda que sejam repetitivos e extremamente simples, os Ultra Wormholes são uma adição bem-vinda ao end-game.

Vale a pena para quem já jogou Sun & Moon?

Agora que já estão a par das maiores diferenças de Ultra Sun & Ultra Moon, resta responder a questão mais importante: será que estas novas versões têm valor suficiente para quem já jogou as anteriores? Efectivamente, Ultra Sun & Ultra Moon não são novos jogos. A melhor forma de olhar para eles é como se tratassem de uma versão definitiva. As versões originais já eram muito boas, e receberam o selo de recomendado na nossa análise, mas as novidades introduzidas nestas novas versões acabaram por melhorar a experiência. Em retrospectiva, e não querendo desmerecer os outros jogos da série, estes são os melhores jogos da série Pokémon que podem encontrar para a Nintendo 3DS.

"Estes são os melhores jogos da série Pokémon que podem encontrar para a Nintendo 3DS"

Para quem já jogou os anteriores, o início será aborrecido, visto que demora algum tempo até à introdução das novidades das versões Ultra Sun & Ultra Moon. No entanto, assim que as novidades são introduzidas, começamos a gostar cada vez mais destas versões. Os retoques dados pela GameFreak são bem-vindos e o endgame foi melhorado, havendo muito mais para fazer e muitos mais Pokémon para apanhar, uma das queixas dos fãs face às versões originais. Ainda assim, não é nada comparável a Pokémon Gold & Silver, em que era possível explorar uma outra região depois da liga. De resto, todos os elogios que haviam para ser feitos já foram ditos na nossa análise anterior. O abandono das estrutura tradicional dos ginásios e dos HMs fizeram bem à série. Em conjunto com isto, a região de Alola emana uma excelente atmosfera e deixo-nos, mais uma vez, com vontade de explorar todos os recantos.

Portanto, não há dúvidas que os fãs de Pokémon vão gostas destas versões. Todavia, também fica a sensação de que a GameFreak terá que se esmerar com o jogo que está a desenvolver para a Nintendo Swich. Ultra Sun & Ultra Moon levam a 3DS aos limite, basta olhar para as quebras de framerate nas batalhas duplas. Com este hardware, a série já não tinha muito mais espaço para evoluir. Mas a Nintendo Switch é muito mais poderosa e cheia de possibilidades, pelo que a série terá que dar o seu maior salto evolutivo de sempre. Estamos curiosos para ver o próximo passo da GameFreak.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article
Awaiting cover image

Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon

Nintendo 3DS

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários