Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sabias que os NPCs de Half-Life conseguem cheirar cadáveres?

Quase 20 anos depois, o jogo da Valve continua a surpreender.

É sempre fascinante quando descobrimos alguma coisa nova acerca de um jogo antigo.

Em Novembro de 1998 a Valve surpreendeu o mundo com Half-Life e agora, quase 20 anos após o lançamento da versão original, volta a surpreender com a IA avançada do jogo para época.

O canal do Youtube "MarphitimusBlackimus" esteve a estudar o código do jogo e descobriu que a inteligência artificial responde a certos cheiros, nomeadamente a carne, carcaças e a lixo. O cheiro a carne e a carcaça vem de cadáveres.

Quanto ao lixo, embora esteja no código do jogo, não há resposta por parte dos NPCs.

Cover image for YouTube videoHalf-Life - Sense of Smell AI

Estranhamente, apenas os guardas reagem aos cheiros. Os cientistas também deveriam reagir aos odores, mas ao que parece, o código não funciona correctamente. Outra curiosidade é que os cadáveres apenas libertam odor durante 30 segundos.

O comportamento dos Bullsquids também é alterado pelos odores. Os Bullsquids conseguem detectar odores e encontrar monstros que não estejam na sua linha de visão. É impressionante verificar que um jogo tão antigo como este tenha uma IA com estas funcionalidades.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Half-Life

PS2, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários