Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Metroid: Samus Returns - Data de Lançamento, Gameplay, Dificuldade e tudo o que sabemos

Chega hoje!

O Metroid em 2D vai chegar à 3DS com o título Metroid: Samus Returns e será baseado no Metroid II: Retrun of Samus, um clássico da Game Boy. Este jogo intersecta o gameplay 2D com gráficos 3D e uma câmera dinámica, sendo lançado nos finais de 2017 para as consolas 3DS e 2DS. Ou seja, não será lançado para a Switch.

Neste guia poderás encontrar todas as informações que sabemos sobre o Metroid: Samus Returns, tais como a data de lançamento, gameplay, edição de colecionador, entre outros.


Informação Essencial

  • Data de Lançamento: 15 de Setembro de 2017
  • Preço:
  • Plataforma: Consolas 3DS e 2DS
  • Developer: MercurySteam
  • Publisher: Nintendo
  • Género: Ação/Plataformas em 2D

Data de Lançamento

O Metroid: Samus Returns irá ser lançado mundialmente no dia 15 de Setembro de 2017 para todas as consolas 3DS e 2DS. Para além disso, também vai ser lançada uma versão especial do jogo, a qual poderás ver mais à frente

Cover image for YouTube video

Desenvolvimento do Jogo

Metroid: Samus Returns, o qual está a ser supervisionado pela Nintendo mas está a ser desenvolvido pelos espanhóis da MercurySteam, já está terminado. Pelo menos foi o que apontou Tim O'Leary da Nintendo quando disse que o jogo de acção e aventura para a Nintendo 3DS já está pronto.

Yoshio Sakamoto, produtor do jogo, explicou ao Kotaku porque quiseram fazer o jogo na Nintendo 3DS e não na Switch, consola que receberá Metroid Prime 4 no futuro. "A decisão foi minha. Uma das razões é que a consola tem dois ecrãs, por isso encaixa muito bem para mostrar o mapa."

Sakamoto referiu que já há muito tempo que queria implementar esta funcionalidade num jogo como nunca antes se viu. Também influenciou a possibilidade de ter um sistema de controlo com o stick analógico que permite apontar livremente, para além de fazer o uso das três dimensões sem óculos da consola. Todos estes aspectos influenciaram na decisão.

Em relação ao tempo que demorou para vermos novos jogos da série a serem anunciados, Sakamoto explicou que está sempre a trabalhar em novos projectos e que por vezes não têm nada a ver com Metroid, por isso era apenas uma questão de tempo para que todas as peças se encaixassem e víssemos um novo jogo da série.


Ataques Novos

Apesar de Samus Returns se basear num clássico da Game Boy, este jogo trata-se de um remake total, o qual traz novos gráficos 3D assim como vários ataques novos. Os jogadores vão ter ao seu dispor um melee counter, mira livre com 360 graus, habilidades Aeon, assim como um sistema de tele-transporte rápido entre várias áreas.

As habilidades Aeon dão ao Samus skills que não se baseiam no seu fato, fazendo uso do Aeon gauge, e de momento foram reveladas duas destas habilidades:

  • Scan Pulse: Revela uma parte considerável do mapa, assim como aponta os objetos destruíveis. Para além disso, a parte do mapa que for revelada também mostra a localização de uprades.
  • Lightning Armor: Faz um overcharge ao melee counter e permite-te correr através dos inimigos perdendo pouco vida ao mesmo tempo que lhes causas dano.

Todas estas habilidades podem ser vistas no gameplay demo que foi apresentado pela Nintendo na E3 2017:

Cover image for YouTube videoMetroid: Samus Returns - Game Reveal - Nintendo E3 2017

Gameplay

Metroid: Samus Returns estará disponível no dia 15 de Setembro na Nintendo 3DS e o IGN decidiu revelar mais 15 minutos de gameplay.

O vídeo começa depois da introdução do jogo. A partir desse momento os jogadores poderão desfrutar da habilidade Spider Ball, que permite a Samus rolar sobre as paredes.

No vídeo podes ver também alguns confrontos contra mini-bosses e bosses, bem como os vários cenários que estarão presentes no jogo.

Cover image for YouTube videoNew Metroid: Samus Returns Gameplay

Modos de Dificuldade

Metroid: Samus Returns terá um modo de dificuldade bloqueado pela compra de uma figura Amiibo.

Basicamente, o novo jogo da série para a Nintendo 3DS será composto por três modos de dificuldade: o modo Normal, o modo Difícil e o modo Fusion. Este último modo de dificuldade, chamado Fusion e que oferece um desafio ainda maior, está reservado para os utilizadores que comprarem a Amiibo de Samus Returns. A confirmação foi dada ao USGamer.

Os conteúdos bloqueados por Amiibo não são novidade nos jogos da Nintendo, é uma prática que já se tornou padrão desde que estas figuras começaram a ser comercializadas, no entanto, é a primeira vez que um conteúdo tão significativo está bloqueado.

Curiosamente, a Nintendo também bloqueou o Hard Mode de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, a diferença é que está associado ao Season Pass. Neste caso, o Hard Mode faz parte do jogo, mas existe um modo mais difícil, o Fusion Mode, que está dependente da compra da Amiibo.


Edição de Colecionador

O Metroid: Samus Returns vai receber duas edições de colecionador: uma exclusiva da Europa (Legacy Edition), e uma versão mundial (Special Edition).

A Edição exclusiva da Europa é uma delícia para os fãs da saga. Os conteúdos desta edição são uma steelbook que imita um cartucho da Game Boy, uma insígnia S dourada, um porta-chaves, um CD com 25 temas musicais, um livro de arte com 40 páginas, uma cópia do jogo e um código para descarregar Metroid II: Return of Samus.

Por outro lado, a edição especial trás um CD com 25 temas musicais e o jogo, dentro de uma caixa de cartão.

Para além disso, esta edição especial parece ter uma pequena surpresa para os fãs. De acordo com alguns jogadores que receberam a sua cópia mais cedo, a capa do jogo é reversível, possuindo uma capa que imita o Metroid II: Return of Samus para a Game Boy.


New Nintendo 3DS XL Samus Edition

Embora a New Nintendo 2DS XL seja o modelo mais recente desta linha de portáteis, a Nintendo anunciou uma nova edição escaldante da New Nintendo 3DS XL.

Esta New Nintendo 3DS XL é dedicada a Metroid: Samus Return. A parte superior da consola é vermelha, com uma silhueta de Samus imprimida em tons mais escuros, possuindo uma base amarela. Infelizmente, esta versão não confirmada para a Europa.


Novo Trailer de Metroid: Samus Returns

A Nintendo aproveitou a Gamescom 2017 para apresentar um novo trailer de Metroid: Samus Returns, um dos mais aguardados jogos para a tua Nintendo 3DS.

Neste novo trailer, podes descobrir tudo o que precisas sobre o regresso de Samus à Nintendo 3DS, existindo ainda espaço para momentos de gameplay que prometem aumentar o teu entusiasmo pelo jogo.

Cover image for YouTube videoMetroid: Samus Returns - Trailer de apresentação (Nintendo 3DS)

Por agora é tudo, mas iremos atualizar esta página à medida que saiam novas informações, por isso mantém-te atento!

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Metroid: Samus Returns

Nintendo 3DS

Related topics
Sobre o Autor

Paulo Araújo

Contributor

Comentários