Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Os melhores jogos de Pokémon de sempre

Tens de Apanhá-los Todos!

O Universo Pokémon é enorme, incluindo videojogos, séries televisivas, bandas desenhadas, filmes, e até mesmo lojas inteiramente dedicadas às criaturas de bolso. Esta franquia marcou uma geração inteira, e se nasceste na década de 90, muito provavelmente cresceste a ver Pokémon na televisão e a jogar Pokémon na tua Game Boy. Se fores como eu, continuas a jogar estes jogos nos dias de hoje.

O nome Pokémon é uma abreviação de Pocket Monsters (Monstros de Bolso), marca criada por Satoshi Tajiri em 1995. Esta série viria a receber os seus primeiros RPG em 1996, exclusivamente no Japão, nomeadamente Pokémon Red e Green para a Game Boy. Estes jogos foram extremamente bem recebidos pelo público, e a série internacionalizou-se em 1998 com o Pokémon Red e Blue, marcando a infância de milhões de crianças à volta do mundo. Prova do sucesso desta franquia, é o facto de que 23 anos depois a Nintendo e a Game Freak continuam a lançar jogos mantendo a mesma mecânica RPG que trouxe sucesso à série, tornando-se sempre num sucesso de vendas entre os jogadores.

No entanto, caso não nunca tenhas jogado um Pokémon e queiras embarcar na tua primeira aventura, pode ser muito complicado escolher por qual jogo começar dado o seu elevado número. Apesar de a maioria dos jogos Pokémon serem muito bons, vamos ser sinceros, muito provavelmente não tens tempo para apanhá-los todos, por isso decidimos criar este artigo para te dizer quais são os jogos Pokémon essenciais para qualquer jogador.

Tal como dissemos anteriormente, existem imensos jogos Pokémon, por isso esta lista vai-se restringir à série principal, que começa em Pokémon Red, Blue e Yellow e vai até Pokémon Sword e Shield de 2019.


6. Pokémon X e Y

  • Data de Lançamento: 12 de Outubro de 2013
  • Plataforma: Nintendo 3DS

Pokémon X e Y foram os primeiros jogos desenvolvidos de raiz para a Nintendo 3DS e os primeiros jogos da série a adoptar completamente gráficos 3D. Estes jogos não deram continuidade a muitas novidades introduzidas pelos jogos anteriores (Pokémon Black e White 2), mas introduziram um novo tipo de evolução: a mega-evolução.

Contrariamente à evolução normal, a mega evolução é temporária e só acontece a meio dos combates. Depois do combate, o Pokémon volta à sua forma normal. No entanto, enquanto está no estado Mega, o Pokémon fica mais poderoso com um aumento nas estatísticas e pode até ganhar tipos diferentes (como o Charizard, que na sua mega-evolução X ganha o tipo Dragon).

Foi nesta geração que também foram introduzidas coisas como as Sky Battles (combates exclusivos para Pokémon voadores ou com capacidade de levitar), os encontros Horde (em que combatias simultaneamente contra múltiplos Pokémon iguais) e o Super Training, uma forma mais fácil de fazeres EV training aos teus Pokémon.

Um dos poucos aspectos negativos de Pokémon X e Y é o post game. Depois de terminares a história, não há muito para fazer.

Ver no Youtube

5. Pokémon Platinum

  • Data de Lançamento: 13 de Setembro de 2008
  • Plataforma: Nintendo DS

Em 2006 foram lançados os primeiros jogos Pokémon para a Nintendo DS, Pokémon Diamond e Pearl, e isto significa que com o hardware desta nova consola portátil, a Game Freak pôde adicionar elementos gráficos em 3D, assim como o inédito ecrã táctil que adicionou algumas modificações à interface do utilizador.

Apesar da história ser imersiva, e de terem sido adicionados mais 107 Pokémons, a maior novidade deste jogo foi a inclusão da possibilidade de jogar online através da Nintendo Wi-Fi Connection. Ou seja, com o Diamond e Pearl os treinadores de Pokémon puderam finalmente começar a batalhar com outros jogadores através do wireless, assim como também passou a ser possível trocar pokémons através deste meio, uma funcionalidade que tornou este jogo Pokémon em algo fenomenal.

Cerca de dois anos depois, foi lançado Pokémon Platinum, que incluiu tudo o que Pokémon Diamond e Pearl incluíram, adicionando várias funcionalidades e melhorias, destacando-se a Battle Frontier e a narrativa melhorada. Ou seja, apesar deste jogo ter sido o primeiro jogo Pokémon a implementar melhorias consideráveis graças ao hardware, o jogo em si não teve mudanças tão drásticas no formato Pokémon como os jogos anteriores: Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald.

Contudo, com uma narrativa intrigante que envolve o misterioso Giratina, elementos 3D, as funcionalidades online, 107 Pokémons novos e a possibilidade de jogares com uma personagem do sexo feminino, Pokémon Platinum é um jogo merecedor do quinto lugar desta lista.

Ver no Youtube

4. Pokémon Black 2 e White 2

  • Data de Lançamento: 23 de Junho de 2012
  • Plataforma: Nintendo DS

Curiosamente, Pokémon Black 2 e White 2 foram as únicas sequelas em toda a história da saga Pokémon. Estas duas versões - os últimos jogos de Pokémon a serem feitos com elementos 2D - fecharam a geração da Nintendo DS com uma chave de ouro, embora na altura do lançamento já tivesse sido lançada a Nintendo 3DS.

Até hoje, estes continuam a ser uma referência para os fãs de Pokémon por várias razões. A primeira é a história. Com Pokémon Black e White a Gamefreak criou aquela que é considerada ser a melhor história num jogo da série, incluindo personagens com fortes motivos e temas mais profundos. Com as sequelas deu continuidade a essa narrativa, deixando os fãs ainda mais apaixonados pela região de Unova.

Pokémon Black 2 e White 2 também expandiram largamente a Pokédex, trazendo muitos Pokémon que anteriormente eram impossíveis de capturar, e permitiram que novos sítios da região fossem explorados Foram introduzidos ainda novos líderes de ginásios, e pela primeira e única vez na série Pokémon, um modo de dificuldade desafiante (até hoje a Gamefreak nunca mais incluiu tal modo nos jogos da série).

Há outras razões para gostar destes jogos, como a adição dos Hidden Grottoes (sítios escondidos) para capturar Pokémon com habilidades escondidas, e extensos conteúdos post game que davam razões para continuar a jogar muito depois de terminares a história.

Ver no Youtube

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Pokemon Platinum

Nintendo DS

Awaiting cover image
See 4 more
Awaiting cover image
Awaiting cover image

Pokémon Red and Blue

Video Game

Pokémon Sun and Moon

Video Game

Pokémon Yellow

Nintendo 3DS

Related topics
Sobre o Autor

Paulo Araújo

Contributor

Comentários