Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Zelda: Breath of the Wild cozinhar - lista de ingredientes, efeitos bónus e como cozinhar

Tudo o que precisas de saber para cozinhares as melhores refeições em The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild é um jogo brilhante por várias razões, sendo que uma delas é particularmente surpreendente: cozinhar.

Cozinhar em Breath of the Wild é, na sua essência, um jogo de experimentação. O sistema está desenhado de forma a que sejas constantemente encorajado a tentar novas receitas, num processo de tentativa e erro onde irás descobrir o que resulta e o que não resulta tão bem. Todavia, isto não significa que não exista um caminho mais objectivo dentro desta mecânica.

Refeições que cozinhas com os ingredientes reunidos em Breath of the Wild podem ter uma panóplia de efeitos positivos, desde recuperar Saúde, aumentar os teus ataques, defesa, resistência ao frio, calor entre muitos outros. Claro que, para obteres estes efeitos secundários, precisas de saber quais os ingredientes que tens de usar.

Neste guia, iremos começar com o básico sobre como cozinhar Zelda: Breath of the Wild, incluindo como usar a panela, e ainda debruçarmo-nos de forma mais aprofundada sobre as mecânicas da cozinha, tal como explicar os efeitos bónus das refeições - que podem ser Hearty, Energizing, Enduring, Fireproof, Chilly, Spicy, Electro, Hasty, Sneaky, Mighty e Tough , caso estivesses a indagar-te - e ainda mostrar-te a fórmula de cozinha para saberes o número de refeições que precisas para te curares, dando-te ainda uma lista completa dos ingredientes em Breath of the Wild e os seus benefícios correspondentes; basicamente, tudo para que saibas as melhores combinações de ingredientes e tirares o máximo partido da panela.

Como cozinhar em Zelda: Breath of the Wild e usar a panela do acampamento

Apesar da filosofia de Breath of the Wild sobre a descoberta por parte do jogador sido executada de forma mais ou menos directa, existem um ou dois detalhes que podem ser um pouco mais complicados de entender.

Como cozinhar é um deles. O jogo, apesar de te dizer quais os botões que deves usar para atacares ou bloqueares, nunca te diz nada sobre como levar os teus ingredientes do teu inventário para a panela. Tens apenas que os colocar lá? Não deveria aparecer um comando quando tentas interagir com um acampamento ou panela?

Bem, ao contrário de todas as coisas que demoram um pouco a serem percebidas, é um processo bastante simples.

Como cozinhar em The Legend of Zelda: Breath of the Wild:

  1. Localiza uma panela, um objecto côncavo que se encontra por cima de uma fogueira. O primeiro que encontras está logo ao lado da casa do Old Man no Great Plateau, onde obtens a missão do Warm Doublet.
  2. Vai para o teu inventário e selecciona o primeiro ingrediente que queres cozinhar.
  3. De seguida, clica em Hold e selecciona outros ingredientes que queiras adicionar.
  4. Por fim, aproxima-te da panela para interagires com ela, onde irás receber um comando para cozinhar.

E é isto! Bastante simples, tal como dissemos, mas bastante obscuro e difícil de descobrir sem um tutorial. Para um pouco mais de sabor nos teus cozinhados, podes sempre falar com o Old Man no Great Plateau, podendo ser encontrado tanto na sua casa ou, assim que tenhas aceite a missão que lá se encontra, de volta ao primeiro acampamento à direita do local onde acordaste no início do jogo.

Cover image for YouTube videoHere's how cooking works in Zelda Breath of the Wild

The Legend of Zelda: Breath of the Wild - lista de efeitos bónus e como funcionam

Bem, agora que sabemos como cozinhar alguma coisa, como funciona realmente esta mecânica? Qual a diferença entre, por exemplo, um Hearty Meat Curry e um Hasty? E como podes obter os dois?

Bem, a primeira informação que deves saber é que cozinhar em Breath of the Wild tem tudo a ver com receitas. Pois bem, abre a tua mente para a ideia de improvisação e experimentação pois o mais importante em cozinhar uma refeição que resulte - digamos, por exemplo, que o objectivo seria proteger-te de um calor imenso ou reestabelecer os teus Corações - não é perceber as refeições mas sim os ingredientes.

Existem, essencialmente, três tipos de ingredientes que podes cozinhar - excluindo Elixirs que são algo à parte, se bem que semelhantes - em Breath of the Wild: ingredientes que recuperam Corações quando cozinhados, ingredientes que oferecem um efeito bónus e ingredientes que aumentam o tempo de determinado efeito de uma refeição.

Muitos destes sobrepõem-se uns aos outros. Por exemplo, os Hylian Shrooms irão restaurar Corações mas os Stamella Shrooms irão restaurar a mesma quantidade de Corações e ainda dar um efeito Enduring à refeição; as flores Silent Princess irão restaurar Corações, adicionar o efeito Sneaky e aumentar o tempo do efeito desta refeição.

A seguir, o efeito que cozinhar tem num ingrediente, ao invés do o comer cru.

Falando de forma geral, cozinhar um ingrediente irá duplicar o restauro de Corações - duas maçãs cozinhadas juntas irão restaurar um total de dois corações, com uma Maçã crua a restaurar apenas metade de um coração. Uma nota breve; podes também cozinhar um único ingrediente num acampamento, sem uma panela. Isto irá aumentar o efeito regenerativo por 1 vez de dois. Portanto, as tuas duas Maçãs assadas individualmente irão restaurar 3/4 de um Coração em vez de metade ou 1.5 num total de 3. Existe também uma fórmula para que percebas melhor quantos Corações irás restaurar por refeição:

Fórmula para a quantidade de Corações recuperados:

  • Corações restaurados por uma refeição = Total de Corações Restaurados por cada ingrediente quando cru x 2

Portanto, por exemplo, uma maçã crua restaura metade de um coração. Duas maçãs cruas irão restaurar um coração e, cozinhadas, o cálculo fica (0.5 + 0.5) x 2 = 2 Corações restaurados por uma refeição que consiste em apenas duas maçãs. Não te esqueças que cada refeição pode ter um máximo de 5 ingredientes.

Para além da restauração de Corações - um benefício, desde já - tens ainda a habilidade de adicionar um efeito bónus à refeição. O primeiro exemplo que encontras desta mecânica no jogo é a Spicy and Seafood Fry, numa das missões secundárias do jogo. Enquanto que uma Meat and Seafood Fy normal, feita apenas de carne e marisco restaurar alguns corações, a versão Spicy contém um efeito extra que não está disponível na anterior: resistência ao frio.

Como obter estes efeitos bónus? Usando um ingrediente da categoria certa como Spicy Peppers. O que acontece se usares, por exemplo, algumas Fleet Lotus Seeds? Bem, terias uma Hasty Meat and Seafood Fry. O nome base da refeição pode mudar, mas é puramente cosmético. O prefixo diz-te sempre o benefício bónus, o nome base da refeição é apenas uma forma bonita e te dizer que ela restaura corações. Com isso em mente, quais são os Efeitos Bónus?

Bonus Effects list for meal ingredients in Zelda: Breath of the Wild:

Prefixo da refeiçãoEfeito Bónus Adicionado
HeartyRecupera todos os Corações
Corações Extra Temporários
EnergizingRestaura Stamina
EnduringStamina Extra temporária
FireproofResiste ao Fogo
ChillyResiste ao Calor
SpicyResiste ao Frio
ElectroResiste à Electricidade
HastyAumenta a velocidade
SneakyAumenta o Stealth
MightyAumenta o Ataque
ToughAumenta a Defesa

Finalmente, antes de entrarmos na lista de categorias por ingrediente, uma nota breve; se adicionares dois ingredientes com efeitos bónus diferentes, tal como Chillfin Trout e Sizzefin Trout, os efeitos cancelam um ao outro, tornando-a normal - uma refeição que restaura corações. Só pode haver um efeito bónus por refeição.

Os efeitos podem ser acumulados, contudo, desde que se encontrem dentro da mesma categoria. Portanto, uma Spicy Meat and Seafood Fry feita com um pedaço de Meat, um Hyrule Bass e três Spicy Peppers, irá providenciar uma maior Resistência ao frio do que se for feito apenas com um Pepper.

Para aumentar o tempo que um efeito de uma refeição dura, terás que adicionar ingredientes específicos para esse mesmo propósito, tal como a Silent Princess que mencionámos anteriormente.

Zelda: Breath of the Wild lista de ingredientes e efeitos - Hearty, Revitalizador, Resistência, Resistência ao Fogo, Fresco, Picante, Electro, Velocidade, Sneaky, Força, e Dureza

Assim, depois de exposta esta informação, está na hora de listarmos os ingredientes. Dividimo-los em tabelas diferentes de acordo com o seu efeito bónus e segundo a ordem da quantidade de corações que restauram. Lembra-te, contudo, que refeições Hearty irão restaurar todos os teus corações, de qualquer das formas.

Mistura pelo menos um ingrediente da lista abaixo, usando pelo menos um que restaure corações, de maneira a criar refeições com diferentes bónus!

Lista de ingredientes que apenas restauram corações

IngredienteCorações Recuperados
Fairy5
Raw Gourmet Meat3
Raw Whole Bird3
Raw Prime Meat1.5
Raw Bird Thigh1.5
Palm Fruit1
Hyrule Herb1
Raw Meat1
Raw Bird Drumstick1
Hylian Rice1
Bird Egg1
Tabantha Wheat1
Hyrule Bass1
Sanke Carp1
Fresh Milk0.5
Apple0.5
Wildberry0.5
Hylian Shroom0.5
Acorn0.25
Chickaloo Tree Nut0.25

Lista de ingredientes Hearty - restaura e reforça todos os corações

IngredienteCorações Recuperados
Big Hearty Raddish4
Hearty Salmon4
Hearty Durian3
Big Hearty Truffle3
Hearty Blueshell Snail3
Hearty Raddish2.5
Hearty Truffle2
Hearty Bass2
Hearty Lizard0

Lista de ingredientes Energizing - restaura Stamina

IngredienteCorações Recuperados
Fairy5
Raw Gourmet Meat3
Raw Whole Bird3
Raw Prime Meat1.5
Raw Bird Thigh1.5
Palm Fruit1
Hyrule Herb1
Raw Meat1
Raw Bird Drumstick1
Hylian Rice1
Bird Egg1
Tabantha Wheat1
Hyrule Bass1
Sanke Carp1
Fresh Milk0.5
Apple0.5
Wildberry0.5
Hylian Shroom0.5
Acorn0.25
Chickaloo Tree Nut0.25

Lista de ingredientes Enduring - aumenta temporariamente a Stamina

IngredienteCorações Recuperados
Tireless Frog4*
Endura Carrot2
Endura Shroom1

Lista de ingredientes Resistentes ao Fogo - à prova de Fogo

IngredienteCorações Recuperados
Smotherwing Butterfly0
Fireproof Lizard0

Lista de Ingredientes Chilly - resistentes ao Calor

IngredienteCorações Recuperados
Chillfin Trout1
Chillshroom0.5
Hydromelon0.5
Cool Safflina0
Winterwing Butterfly0
Cold Darner0

Lista de Ingredientes Spicy - resistentes ao Frio

IngredienteCorações Recuperados
Sizzlefin Trout1
Spicy Pepper0.5
Sunshroom0.5
Summerwing Butterfly0
Warm Darner0

Lista de Ingredientes Electro - resistentes à Electricidade

IngredienteCorações Recuperados
Voltfin Trout1
Zapshroom0.5
Voltfruit0.5
Electric Safflina0
Thunderwing Butterfly0
Electric Darner0

Lista de Ingredientes Hasty - aumentam temporariamente a tua velocidade

IngredienteCorações Recuperados
Fleet-Lotus Seeds0.5
Rushroom0.5
Swift Carrot0.5
Hot-Footed Frog0
Hightail Lizard0

Lista de ingredientes Sneaky - aumentam temporariamente a stealth

IngredienteCorações Recuperados
Silent Princess2*
Stealthfin Trout1
Sneaky River Snail1
Silent Shroom0.5
Swift Violet0
Blue Nightshade0
Sunset Firefly0

Lista de ingredientes Mighty - aumenta temporariamente o ataque

IngredienteCorações Recuperados
Mighty Carp1
Mighty Porgy1
Razorclaw Crab1
Mighty Bananas0.5
Razorshroom0.5
Bladed Rhino Beetle0
Mighty Thistle0

Precisas de ajuda com Breath of the Wild? Podes sempre dar uma vista de olhos aos nossos outros guias: Dicas, Truques e tudo o que precisas de saber, o local da lendária arma e como completar The Hero's Sword, como ganhar a melhor armadura, onde encontrar todas as Memórias Perdidas, Localização do Travel Medallion e a EX Teleportation Rumors quest e como ganhar dinheiro facilmente e Rupee farming spots. Não te esqueças também de visitar as nossas página sobre como cozinhar em Breath of the Wild, aprenderes a dominar e registares cavalos e a melhor forma de derrotares os temíveis Guardians. Não é o suficiente? Podes também dar uma vista de olhos a toda a informação que compilámos sobre The Champion's Ballad, localizações do Merchant Hood, Garb Of The Winds, Usurper King, Dark Armor, como obter a Ancient Bridle e Ancient Saddle e ainda onde encontrar o Uniforme da Guarda Real, Botas da Guarda Real e Boné da Guarda Real.


Lista de Ingredientes Tough - aumentam as defesas temporariamente

IngredienteRecuperação de HP
Armored Carp1
Armored Porgy1
Ironshell Crab1
Ironshroom0.5
Fortified Pumpkin0.5
Armoranth0
Rugged Rhino Beetle0

* Estes ingredientes não restauram quaisquer corações quando crus pelo que não precisas de multiplicar este valor por dois quando cozinhados para saber quantos Corações irão restaurar. Felizmente, só existem duas excepções com as quais tens de te preocupar!

E isto é tudo o que precisas de saber sobre a arte de cozinhar em The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Não te esqueças de dar uma vista de olhos aos nosso outros guias caso tenhas dúvidas ou te sintas perdido no mundo de Hyrule: temos praticamente o jogo todo coberto!

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Nintendo Wii U, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários