Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Guia do Crash Bandicoot N Sane: Dicas, Truques, Códigos, diferenças, e novidades

O Derradeiro Guia do Crash Bandicoot N Sane!

A trilogia Crash Bandicoot N Sane Trilogy trouxe para a PS4 três jogos desta saga tão acarinhada pelos jogadores.

Apesar de os jogos permanecerem quase intactos, existem algumas pequenas mudanças que valem a pena serem apontadas, para além dos gráficos renovados.

Para além dessas pequenas mudanças, neste guia também vamos explicar como desbloquear a Coco, assim como ensinar algumas dicas e truques.

Caso queiras completar o jogo a 100%, lê o nosso guia sobre onde encontrar todas as Gem verdes, brancas, vermelhas, azuis, roxas e amarelas, Chaves, Níveis secretos, e como completar todos os jogos a 100%.

Mudanças na Trilogia Crash Bandicoot N Sane

De uma forma geral, esta trilogia é um remake fiel aos jogos originais, mantendo a maioria dos layouts, itens, e níveis tais como te lembras de os jogar há muitos anos atrás. No entanto, existem algumas pequenas diferenças que são importantes:

  • A diferença mais óbvia são os gráficos, pois agora o Crash Bandicoot faz uso de efeitos tal como iluminação e motion blur, de forma a torná-lo num jogo mais atual. Neste vídeo poderás ver a Digital Foundry a abordar a questão da iluminação, fazendo uma comparação com os jogos originais:
Ver no Youtube
  • Foram adicionados o suporte para controlos analógicos e para o rumble.
  • A forma como saltas também mudou, pois agora as caixas de colisão curvas fazem com que caias mais facilmente, frustrando alguns jogadores.
  • As Relic challenges estão disponíveis em todos os jogos do Crash. Após jogares um nível que já tenhas completado, podes apanhar o cronómetro e acabar esse nível o mais rapidamente que conseguires de forma a apanhares uma das três Relics. Cada nível também tem um ranking online, permitindo-te comparar os tempos que alcançaste com o tempo que os teus amigos e outros jogadores à volta do mundo conseguiram.
  • Cada jogo inclui Troféus, tendo cada um deles uma lista individual, assim como também têm um Troféu Platinum individual. Para alcançares o Platinum terás de encontrar todas as Gem, apanhar uma Gold Relic em cada nível, assim como vários outros troféus que certamente irás ganhar durante as tuas sessões de jogo, tais como rodar um inimigo contra outro, rodar vidas extra por acidente, entre outros.
  • No entanto, a lista de troféus do Crash Bandicoot original tem um detalhe interessante, tendo uma secção que envolve "Lost Treasures", levando a crer que deverão haver níveis extras no futuro, talvez através de um DLC. Existem rumores de que um desses níveis extra será o "Stormy Ascent", um nível incrivelmente difícil do Crash original, o qual podia ser jogado caso tivesses um GameShark.
  • O jogo irá agora fazer autosave após terminares um nível, em vez de fazer save em determinados pontos durante uma aventura. Também podes fazer save manualmente, uma forma útil de manteres as tuas vidas antes de as perderes todas durante um nível difícil.
  • Se perderes toda a tua vida terás de recomeçar o nível, em vez de continuares no último save point, tal como acontecia nos jogos originais.
  • As outras duas mudanças estão relacionadas com a Coco e com os Códigos, as quais iremos discutir agora.

Como desbloquear a Coco no Crash Bandicoot N Sane

A maior diferença é que agora a Coco está disponível como um personagem jogável nos dois primeiros jogos, pois inicialmente este personagem apenas foi introduzido no terceiro jogo desta série.

Para a desbloqueares tens de completar o primeiro Boss de cada jogo. Após fazeres isto, vai aparecer um Time Machine node no mapa. Clica nesse item, e depois simplesmente tens de clicar no L2 para trocares de personagens.

Não poderás jogar com a Coco em todos níveis, como por exemplo na Hog stages, mas excepto isto a Coco funcionará exatamente como o Crash. Para além disso, também terás de jogar com a Coco caso queiras desbloquear todos os Troféus.

Códigos no Crash Bandicoot N Sane

Nos jogos originais havia a possibilidade de introduzires códigos para desbloquear níveis e Gems, permitindo-te avançar rapidamente durante os níveis caso estivesses com dificuldades.

No entanto, com a introdução dos Troféus e com uma espécie de ressaca da era de 16-bit, os códigos acabaram por ser removidos do Crash Bandicoot N Sane.

Por isso, parece que vais ter de jogar sem a ajuda dos códigos, mas terás um auto saving mais generoso, e os requerimentos para as Gems serão mais fáceis, por isso não deverás ter muita dificuldade em completares os desafios do Crash.

Neste vídeo podes ver como é que os códigos funcionavam no jogo original:

Ver no Youtube

Crash Bandicoot: Guia e dicas para jogares a N Sane Trilogy

  • Apesar de poderes usar os analógicos em todos nos três jogos, recomendamos que continues a usar o D-pad para obteres movimentos mais precisos em certos níveis, tais como os níveis de side-scrolling, nos quais geralmente não precisas de mover para trás e para a frente.
  • Quando estiveres a jogar um nível pela primeira vez, não te dês ao trabalho de fazer todos os desafios e apanhar todos os itens. Por exemplo, na maioria dos níveis do Crash original tens de apanhar Gems antes de conseguires todos os caixotes (a maioria deles são desbloqueados na segunda parte do jogo), enquanto que as trial relics apenas podem ser jogadas após completares um nível anterior.
  • Ao completares o Crash 2 e 3 irás ganhar os Speed Shoes, os quais te facilitarão a vida caso queiras ganhar as Relics mais difíceis dos níveis iniciais. No entanto, ao completares o Crash 1 não ganharás este item.
  • Aprenderes a seguir a tua sombra irá ser uma excelente forma de saberes onde é que vais cair exatamente após um salto, especialmente quando tens de atravessar abismos.
  • No Crash Bandicoot 2 foi adicionado um slide-jump, por isso assegura-te que fazes bom uso dele. Para o usares tens de correr, depois aninhares-te para começares a deslizar e depois voltas a saltar novamente, de forma a dares um salto mais alto do que o normal. Este salto é essencial caso queiras apanhar a Blue Gem no Crash 2, assim como outros desafios.
  • Participar nos níveis bónus é uma excelente forma de ganhares vidas bónus, e terás de fazer isto caso queiras encontrar todos os caixotes. Tem em conta que se falhares estes níveis bónus não irás perder uma vida nem terá qualquer tipo de repercussão nas tuas hipóteses de desbloquear uma Gem, por isso podes repetir estes níveis quantas vezes quiseres.
  • Os caixotes (usados para desbloquear Gems) podem ser encontras em qualquer lado, por isso assegura-te de procurares bem em todos os lugares, tais como atrás de paredes ou atrás de esquinas, basicamente em todos os lugares que te pareçam suspeitos.
  • Se no final de um nível os caixotes estiverem a demorar muito tempo a cair, simplesmente clica num dos botões para acelerares o processo.
  • Se tiveres poucas vidas, ou se quiseres fazer apanhar vidas extras para perseguires os Troféus, regressar aos níveis iniciais de cada jogo é uma boa forma de apanhares muitas vidas.

Crash Bandicoot: Stormy Ascent

O Stormy Ascent foi um nível que ia ser implementado no Crash Bandicoot original, mas acabou por ser cancelado pois era muito difícil. No entanto, agora este nível está disponível como um DLC gratuito para a PS4. No entanto, este nível apenas está disponível gratuitamente até o dia 19 de Agosto, após esse dia irá custar 2.99€, por isso agarra-o já na Playstation Store!

Este nível faz jus à sua reputação, pois é um nível verdadeiramente desafiante, por isso fizemos um guia para os jogadores que estão a ter dificuldades com o DLC Stormy Ascent no Crash Bandicoot N.Sane Trilogy:

Crash Bandicoot PS4 - Como ganhar o nível Stormy Ascent
Descobre como vencer o nível impossível!

Crash Bandicoot: Como desbloquear os níveis secretos?

O Crash Bandicoot N.Sane Trilogy está carregado de conteúdo e diversão que podes aceder a qualquer momento. Três jogos numa única edição significa que tão cedo não terás acesso a todo o conteúdo.

Por isso, preparamos um guia que te dirá como podes aceder a todos os níveis secretos deste novo remaster:

Crash Bandicoot PS4 - Como desbloquear todos os níveis secretos
Atualizado: Descobre como desbloquear todos os níveis secretos da trilogia N.Sane.

Crash Bandicoot: Como Derrotar todos os Bosses?

Quando estamos perante uma trilogia, o mais certo é que hajam várias batalhas com bosses. O Crash Bandicoot N.Sane Trilogy para a PS4 tem no total 16 batalhas com Bosses, por isso decidimos fazer um guia para te ajudar a derrotar cada um destes bosses:

Crash Bandicoot PS4 - Como derrotar todos os Bosses
Dá cabo deles!

Crash Bandicoot: Como completar os níveis a 100% e encontrar todas as Gemas

Completar um nível é uma coisa, mas completar um nível a 100% é outra coisa completamente diferente. Para além disso, as localizações das Gemas e das Chaves também mudaram ligeiramente em cada jogo, por isso saber aquilo que foi mudado vai-te salvar muito tempo e trabalho:

Crash Bandicoot Gemas: Onde encontrar todas as Gemas, Chaves, Níveis secretos, e como completar o jogo a 100%
Como completar todos os Crash a 100%!

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Related topics
Sobre o Autor

Paulo Araújo

Contributor

Comentários